Henrique França

Jornalista

Na primeira aula de Jornalismo – lá se vão alguns anos – eu sequer sabia o que estava a fazer na Universidade. Meses depois, carregava comigo a certeza de que não mais conseguiria encarar o mundo sem o olhar curioso e contestador de jornalista. Foi essa inquietação de repórter nortista brasileiro – nascido junto aos rios da Amazônia e adotado pelo mar do Nordeste -, que me levou a sítios tão diferentes: das favelas às solenidades, da agricultura familiar às indústrias, das oficinas de artesanato às multinacionais – sempre muito mais identificado com aqueles do que estes. Durante 12 anos, produzi textos para impresso e internet, TV e agência de publicidade, no Brasil. A primeira experiência profissional foi atípica: auxiliar os colegas de redação na identificação e organização de fotografias. Uma semana depois estava a assinar meus primeiros artigos. Não havia mais volta! Fui chefe de redação, produtor e editor-executivo (apesar de não me dar bem com gravatas). Mas nada se compara ao prazer de ser repórter, ouvir e contar histórias. Com elas conquistei cinco prémios de reportagem. Pelas histórias tenho sido duplamente desafiado e hoje minha rotina divide-se entre escrever capítulos de tese e artigos jornalísticos. Assim, entre aprendizados e utopias, esta agora é a minha forma predileta de vivenciar Coimbra: Coolectiva.

Parkour: saltos que vencem o medo e dão liberdade

Há uma comunidade de dezenas de praticantes da actividade física em Coimbra. Crianças, adolescentes e adultos descobrem os próprios limites aliando o cuidado com a saúde e o corpo à superação de barreiras da mente.

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Debates públicos: não basta parecer, é preciso ser

O município promoveu um encontro para a comunidade discutir o plano para a nova estação ferroviária, mas o espaço para os contributos da população foi mínimo. No entanto, a falha pode ser colmatada e mostramos como.

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Transporte rodoviário em Coimbra: muitas carências e poucas respostas

Do terminal com várias deficiências, ao embarque e desembarque sob um viaduto sem qualquer equipamento ou segurança, que a autarquia admite ser uma «vergonha para a cidade», a situação é bem diferente da prevista na legislação de Portugal.

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Metro Mondego e SMTUC estudam a possibilidade de transportar bicicletas nos autocarros

Vencer trajetos íngremes e grandes distâncias são apontados por administradores e utilizadores para a integração entre transporte colectivo urbano e meios leves de deslocação. Às portas da implementação do MetroBus, Coimbra tem a oportunidade de se tornar exemplo de intermodalidade em Portugal.

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Apesar dos holofotes em Coimbra B mantêm-se os protestos contra desativação da Estação Nova

Falámos com quem usa a estação e ouvimos quem no dia 31 de Janeiro, às 8h, se vai concentrar junto à também conhecida como estação «Coimbra A» para protestar contra o seu encerramento.

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Semáforos conectados podem tornar o trânsito de Coimbra mais inteligente

Às vésperas do centenário do primeiro semáforo eletrônico instalado na Europa, os sistemas digitais de controlo semafórico têm evoluído para tornar a mobilidade urbana mais segura para peões, ciclistas e outros utilizadores. Em Coimbra, o assunto está na mesa, mas o sinal verde esbarra na falta de financiamento.

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