Joana Pires Araújo

Directora

joanapiresaraujo@coolectiva.pt

No primeiro capítulo da minha vida, licenciei-me em Direito e, aos 21 anos, queria mudar o mundo. Estagiei na Secretaria de Estado do Ambiente, estudei no Colégio da Europa e desenvolvi o meu percurso profissional na área do direito europeu e da concorrência. Trabalhei na Comissão Europeia, na Vieira de Almeida & Associados e no Parlamento Europeu. Regressei a Coimbra, deixei que a vida familiar imprimisse ritmo a muitas decisões e uma delas foi enveredar por outro caminho profissional. Lancei o desafio a uma amiga de infância, a Filipa Queiroz, de criarmos uma revista. Fundada em 2018, a Coolectiva deu voz a eventos, negócios e locais, aproximou a nossa comunidade de leitores e trouxe a muitos um olhar optimista para o futuro de Coimbra. A Coimbra Coolectiva é a sua declinação natural e, para mim, o privilégio de trabalhar com um propósito forte, de mobilizar e envolver as pessoas na construção de uma sociedade mais justa, mais inclusiva, mais amiga do ambiente, mais implicada nas decisões que importam a todos. Aos 38 anos, continuo a querer mudar o mundo e arregaço as mangas aqui, em Coimbra, na Coimbra Coolectiva.

Coisas para fazer em Coimbra

O ritmo dos dias abranda, mas Coimbra não pára. Temos quatro sugestões para fecharem da melhor forma a primeira semana de Agosto.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Prestação de contas do 1.º semestre da Coimbra Coolectiva

Boas contas fazem bons amigos. O prometido é devido, por isso prestamos contas a quem nos segue e quer saber mais sobre como financiamos o nosso trabalho e onde gastamos o dinheiro.

quote-icon
Ler mais small-arrow

O estacionamento selvagem em Coimbra tem os dias contados?

A Coimbra Parques é uma conta no Twitter que publica, regularmente, fotografias de carros estacionados em cima de passeios, passadeiras e zonas públicas relvadas. Falámos com a pessoa responsável que diz que sempre defendeu que «os passeios são para as pessoas, as cidades têm de ser dos cidadãos e não dos carros».

quote-icon
Ler mais small-arrow

Existem mais soluções para as toneladas de resíduos do cortejo da Queima das Fitas?

Os estudantes de Coimbra e a autarquia adoptaram medidas que levaram à redução de 30 para 12 toneladas de resíduos produzidos no cortejo da Queima das Fitas. Têm mais ideias para uma próxima edição ainda mais amiga do ambiente?

quote-icon
Ler mais small-arrow

Feito em Coimbra, Ícaro é um espectáculo com asas para voar e fazer reflectir

Foi há cerca de um ano que Tiago Curado e Pedro Nuno Lopes decidiram desenvolver o espectáculo Ícaro, que vai ser apresentado amanhã, 28 de Maio, às 21h30, no grande auditório do Convento São Francisco. Trata-se de uma produção que envolve cerca de 80 intervenientes, cuja premissa inicial «era que tudo fosse feito com gente de Coimbra».

quote-icon
Ler mais small-arrow

Tratamos refugiados afegãos e ucranianos de forma diferente?

Conversámos com Massouda Hedayat, uma jovem afegã que fugiu de Cabul para Coimbra, para escapar à violência do regime taliban. A sua história teve um final feliz, mas levanta a questão da diferença de tratamento entre migrantes de diversos países.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Voltar
Contribuir small-arrow