Pedro Nora

Jornalista

nora.pedro@gmail.com

Nasci em Coimbra, onde também vivi quase toda a minha vida. Dito isso, ainda hoje sou péssimo a dizer os nomes das ruas ou a dar direcções. Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra em 2007, sou desde então advogado, jurista ou consultor legal, tendo já exercido por várias áreas jurídicas (Direito Penal, Direito do Trabalho, Direitos de Autor, etc) há mais de 10 anos. Esta é a parte chata. A parte porreira é que sou também um artista autodidacta, tendo ilustrado capas de discos ou posters de eventos e escrito vários contos e guiões que ficaram na gaveta de editoras ou cujas páginas ficaram coladas na gráfica. Apaixonado por música, cinema e banda desenhada, manifesto o meu louvor por todas as artes, quer como radialista criativo na Rádio Universidade de Coimbra desde 2012, quer como opositor inflexível a todos aqueles que dizem que «não se passa nada em Coimbra» desde sempre. Motivado pelo desejo de fazer crescer a cidade que me viu crescer, junto-me agora à Coimbra Coolectiva porque sempre preferi ser cool a ser fish.

Há soluções além das câmaras para a Baixa mas tardam a chegar

Residências para estudantes, praças culturais, edifícios reabilitados. Eram estas as propostas eleitorais de José Manuel Silva para revitalizar a zona histórica e com potencial para resolver o problema da segurança e fuga de investimento na Baixa. Para a Câmara, o centro está a mudar «aceleradamente», para a comunidade o cenário mantém-se.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Novas empresas e recrutamento local mostram que Coimbra pode mudar da Baixa para cima

A Accenture instalou-se na Torre do Arnado, com mais de uma centena de postos de trabalho e aposta no talento local. Apesar dos problemas, a zona está a atrair investimento e emprego qualificado.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Na missão pela cibersegurança, a Ethiack quer resgatar o hacking do lado negro da força

Fundada em Coimbra por dois amigos de infância, a startup Ethiack criou um sistema que permite testar a segurança de empresas e organizações, numa altura em que as vulnerabilidades digitais são cada vez mais frequentes e preocupantes. Em Abril, representa Portugal nos World Summit Awards, que distingue projectos tecnológicos com impacto.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Erasmus: O que perguntavam a quem é do país para onde gostavam de viajar?

«Speed meetings», «social angels» ou Natal com Famílias Portuguesas são algumas das iniciativas que conectam estudantes internacionais com quem vive por cá. A Erasmus Student Network de Coimbra garante que a parte da diversão dos programa de mobilidade nos estudos passa cada vez menos pelas festas e mais pela partilha cultural, social, solidária e mesmo ambiental.

quote-icon
Ler mais small-arrow

O regresso do Cartola à Praça. Miragem ou milagre de Natal?

O procedimento concursal para a reabertura deve ser lançado ainda este mês e, se tudo correr bem, o espaço comercial com histórico de incumprimentos de pagamentos de rendas ao município reabre no primeiro trimestre de 2024. Perguntámos o que causou os logros anteriores e o que vai ser feito para não voltarem a acontecer.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Já podemos testar a Citizeen – a app que mostra os espaços verdes e azuis da cidade

Em plena crise climática, enquanto a Câmara Municipal planta 145 árvores para compensar 135 abatidas, o geógrafo António Rochette defende que mais do que a quantidade é importante pensar num «planeamento dialogado com os cidadãos». Para isso, é preciso conhecer o território e acaba de entrar em fase de testes a aplicação que pretende agregar conhecimentos e educar sobre as áreas de biodiversidade de qualquer malha urbana, a começar pela nossa.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Voltar
Contribuir small-arrow