Rafael Vieira

Jornalista

rafadome@gmail.com

Nasci em Coimbra, por cá cresci e estudei arquitectura. Estagiei com o Atelier do Corvo, pelo qual tive o privilégio de colaborar na requalificação do Laboratório Chimico. Rumei depois a Barcelona, onde colaborei numa obra de Chipperfield, entre outros projectos. Em Lisboa, onde me demorei uma década, trabalhei em arquitectura até que a construção estagnou. Criei então uma empresa de conceitos para publicidade, os WATEB, e ensaiei-me no jornalismo cultural, tendo sido editor da DIF e da Le Cool Lisboa. Fui ainda presidente da associação cultural Movimento Acorda Lisboa. Vivi depois em Antuérpia, no Luxemburgo, em Siracusa e em Viterbo. Voltei para Coimbra, comecei um mestrado em Reabilitação de Edifícios, agora em pousio, e retomei a arquitectura, colaborando com os GU’MA, de Leiria. Escrevo para as revistas Parq e Bica. Sou vegetariano e mantenho a página @coimbrastreetart no Instagram.

Bloco: viver e trabalhar na Baixa de Coimbra

Visitamos o estúdio de tecnologia fundado em 2015 com o foco no desenho de aplicações nativas Android. Escolheram estar na zona do Arnado e colocaram em prática a semana de quatro dias.

quote-icon
Ler mais small-arrow

SRAM: Sem correntes não se fazem bicicletas

Na Pedrulha existe uma fábrica que produz correntes de bicicleta para toda a Europa e que é a filial duma multinacional americana, a SRAM, corporação que é a segunda maior produtora mundial de componentes para bicicleta.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Há projectos a nascer na zona industrial da Pedrulha

Concluímos a nossa visita ao bairro de Coimbra com a apresentação de diversos projectos e intenções que lançam o desígnio de reabilitar muitos dos seus esqueletos fabris e ambicionam revitalizar toda esta área urbana da cidade.

quote-icon
Ler mais small-arrow

O caminho para uma bionergia que supera as renováveis pode estar nas nossas mãos

Baterias de algas, micro-farming, microrganismos todo-o-terreno - fizemos uma viagem ao futuro que começou numa palestra e acabou no Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra e o seu Laboratório de Bioelectrónica e Bioenergia, onde se exploram linhas de investigação como a que envolve a produção de energia limpa e sustentável a partir de algas.

quote-icon
Ler mais small-arrow

A cidade e as fábricas

Fomos até à Pedrulha, desfiar as venturas e desventuras do bairro de Coimbra e dar a conhecer o forte dinamismo industrial que, no seu auge dos anos 60 a 70, chegou a dar emprego a milhares de trabalhadores.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Abriu mais uma porta para transformar a cidade através do voluntariado

A Universidade de Coimbra lançou a inovadora e disruptiva plataforma de voluntariado UC Transforma e o seu braço social, o UC Social, dando espaço e mão a diversas instituições e projectos de voluntariado.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Voltar
Contribuir small-arrow