Rafael Vieira

Jornalista

rafadome@gmail.com

Nasci em Coimbra, por cá cresci e estudei arquitectura. Estagiei com o Atelier do Corvo, pelo qual tive o privilégio de colaborar na requalificação do Laboratório Chimico. Rumei depois a Barcelona, onde colaborei numa obra de Chipperfield, entre outros projectos. Em Lisboa, onde me demorei uma década, trabalhei em arquitectura até que a construção estagnou. Criei então uma empresa de conceitos para publicidade, os WATEB, e ensaiei-me no jornalismo cultural, tendo sido editor da DIF e da Le Cool Lisboa. Fui ainda presidente da associação cultural Movimento Acorda Lisboa. Vivi depois em Antuérpia, no Luxemburgo, em Siracusa e em Viterbo. Voltei para Coimbra, comecei um mestrado em Reabilitação de Edifícios, agora em pousio, e retomei a arquitectura, colaborando com os GU’MA, de Leiria. Escrevo para as revistas Parq e Bica. Sou vegetariano e mantenho a página @coimbrastreetart no Instagram.

A porta está aberta para desenhar ou ser desenhado no Salão 40

Aceitam-se voluntários no grupo informal de pessoas apaixonadas e dedicadas ao desenho de modelo ao vivo, que há mais de década e meia se reune semanalmente no Ateneu de Coimbra, à Alta da cidade.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Aprender dá trabalho e não faltam oportunidades no Cearte

Visitamos o centro de formação para jovens e adultos, empregados ou desempregados, que não pode faltar sempre que o assunto referido seja o artesanato em Portugal e que se guia pela máxima: «Construindo saber, Criando valor».

quote-icon
Ler mais small-arrow

Algoteca – descobrimos a colecção única e viva que mora em Coimbra

Alimentos ou medicamentos, pode nascer de tudo do 1.º andar do insuspeito Colégio de São Bento, aninhado junto aos Arcos do Jardim, em Coimbra. No vasto edifício seiscentista revela-se a maior colecção de microalgas de água doce do mundo, com cerca de 4 a 5 mil estirpes diferentes.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Planalto do Ingote – «Queremos que plantem árvores e não betão» 

Associações de moradores deram o mote para o descontentamento pela aprovação de mais habitação social para o Planalto do Ingote. Ouvimos as suas razões e aproveitamos para redescobrir estes bairros.

quote-icon
Ler mais small-arrow

O que faz falta é animar a malta

Conhecemos as noites dedicadas ao humor do Grémio Operário de Coimbra e pedimos emprestado o olhar de humoristas residentes e visitantes sobre as graças da cidade.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Fábio Porchat: «O comediante tem que ousar mais porque de um modo geral a sociedade é conservadora»

Partilhamos a nossa conversa com o humorista brasileiro numa altura em que os (eventuais) limites do humor entraram na ordem do dia e às vezes parecem tão poucos os motivos para rir.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Voltar