Rafael Vieira

Jornalista

rafadome@gmail.com

Nasci em Coimbra, por cá cresci e estudei arquitectura. Estagiei com o Atelier do Corvo, pelo qual tive o privilégio de colaborar na requalificação do Laboratório Chimico. Rumei depois a Barcelona, onde colaborei numa obra de Chipperfield, entre outros projectos. Em Lisboa, onde me demorei uma década, trabalhei em arquitectura até que a construção estagnou. Criei então uma empresa de conceitos para publicidade, os WATEB, e ensaiei-me no jornalismo cultural, tendo sido editor da DIF e da Le Cool Lisboa. Fui ainda presidente da associação cultural Movimento Acorda Lisboa. Vivi depois em Antuérpia, no Luxemburgo, em Siracusa e em Viterbo. Voltei para Coimbra, comecei um mestrado em Reabilitação de Edifícios, agora em pousio, e retomei a arquitectura, colaborando com os GU’MA, de Leiria. Escrevo para as revistas Parq e Bica. Sou vegetariano e mantenho a página @coimbrastreetart no Instagram.

Eros uma vez um museu de arte erótica em Coimbra

Visitamos uma exposição temática bem íntima e pessoal que forma um núcleo museológico dedicado ao erotismo, o Museu de Arte Erótica de Coimbra, desconhecido da maioria dos habitantes desta cidade. Fica na zona da Manutenção, aconchegado no andar superior da livraria mais bedéfila da cidade.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Ragnar Kjartansson: «Portugal precisa deste sítio, seria muito idiota que deixasse de ser um espaço artístico»

Revisitamos a casa do Anozero - Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra para beber das preocupações quanto à continuidade no mosteiro em concurso no programa Revive, antecipando a sua transformação num hotel de 5*. Espreitamos ainda Petricor, que comunga da ideia de devolução e ressignificação dos espaços.

quote-icon
Ler mais small-arrow

De artista e de louco todos temos um pouco

Visitamos a Casa de Artes do Hospital Psiquiátrico Sobral Cid, no limite sudeste da cidade de Coimbra, na Conraria. Aqui se instalou durante meio ano o projecto «Nós os Loucos», cocriado pelo Manicómio e Viarco, como complemento ao trabalho terapêutico através da prática artística.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Medimos a temperatura ao Plano de Eficiência Energética para a cidade

Fomos conhecer as acções e políticas com que o executivo municipal encara a emergência climática e perceber em que nível estão as propostas lançadas como solução para as preocupações energéticas que afectam a nossa comunidade.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Bloco: viver e trabalhar na Baixa de Coimbra

Visitamos o estúdio de tecnologia fundado em 2015 com o foco no desenho de aplicações nativas Android. Escolheram estar na zona do Arnado e colocaram em prática a semana de quatro dias.

quote-icon
Ler mais small-arrow

SRAM: Sem correntes não se fazem bicicletas

Na Pedrulha existe uma fábrica que produz correntes de bicicleta para toda a Europa e que é a filial duma multinacional americana, a SRAM, corporação que é a segunda maior produtora mundial de componentes para bicicleta.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Voltar
Contribuir small-arrow