Contribuir small-arrow
Voltar à home
Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

Coisas para Fazer em Coimbra

Da iluminação e compras natalícia aos blues, passando pela comédia, o cabaret e as artes plásticas - o fim-de-semana espreita recheado, como sempre.

Partilha

Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

whatsapp-icon

Nos últimos dias de ciclo Orphika, a Escola da Noite também convida à festa para comemorar, mas há música, teatro, leituras e até comédia para descobrir nos próximos dias pela cidade. Quem já andar nas compras de Natal, pode aproveitar os mercados e procurar propostas originais, locais e em segunda mão. Fazemos alguns destaques mas encontram o tudo na Agenda.

2022: Odisseia do Doutor

Quinta-feira, 8 de Dezembro, às 22h no Salão Brazil

Espectáculo de stand up comedy onde é analisado o ano que agora termina, os principais acontecimentos, as modas, as pessoas que nos deixaram, entre outras surpresas. Sessão extra às 18h.

Cabaret Vian – Recital

Sexta, Sábado e Domingo, 9 a 11 de Dezembro, às 21:30 e 18h no Teatro da Cerca de São Bernardo

Sob a direcção musical de Jorri e Luís Pedro Madeira, um grupo de músicos da cidade (Gonçalo Parreirão, Ismael Silva, João Mortágua, Raquel Ralha e Vânia Couto) transforma-se na banda residente do Cabaret Vian. No palco, juntam-se ao elenco permanente d’A Escola da Noite (Ana Teresa Santos, Igor Lebreaud, Miguel Magalhães e Ricardo Kalash) para interpretar uma selecção de canções e poemas do escritor francês Boris Vian. O guião e direcção cénica são de António Augusto Barros, co-fundador e director artístico d’A Escola da Noite.

Conversas d(o)e Natal

Sexta-feira, 9 a 12 de Dezembro, às 18h15 na Casa da Escrita

Conversas com José Maçãs de Carvalho, Alberto Sismondini e Andreia Kmita (dia 9) e Virgílio Caseiro, Antonina Leshchenko e Miguel de Carvalho (dia 16), moderadas por João Rasteiro, e leituras pelo grupo declAMAR Poesia. Evento integrado na programação Baixa Natal 22.

Sísifo

Sexta-feira, 9 de Dezembro, no Convento São Francisco

Monólogo interpretado por Gregório Duvivier e escrito pelo próprio em parceria com Vinícius Calderoni, co-autor e encenador da peça, que interliga a mitologia grega aos absurdos do quotidiano, do mundo digital à política brasileira.

Thollem McDonas & Alvaro Rosso

Sexta-feira, 9 de Dezembro, às 22h no Salão Brazil 

Worlds In A Life é o novo projecto a solo de Thollem, um remix solo de samples escolhidos dos álbuns do seu projecto com Nels Cline. Este trio inclui colaborações com Michael Wimberly, William Parker, Pauline Oliveros e Terry Riley. Proposta inspirada no mais recente álbum do trio com Terry e Nels na editora ESP-Disk’ (Setembro 2022).

A Verdade Tem Três bocas

Sexta-feira, 9 de Dezembro, às 21h30 no Teatrão

Três personagens, três histórias, três versões de uma só verdade: Uma mãe que dá um pacote de batatas fritas à filha para o pequeno-almoço. Uma filha que vai para a cama com metade de Portugal. Um pai que constrói uma casa para de seguida a destruir com as suas próprias mãos… Uma peça com produção Cem Palcos.

Coimbra em Blues – Festival Internacional de Blues de Coimbra

Sexta e Sábado, 9 e 10 de Dezembro, no TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente

Na primeira noite do festival, Archie Lee Hooker & The Coast to Coast Blues Band (EUA) e De BB King a Carlos Paredes (com Budda Guedes, Frankie Chavez e Guilherme Catela). Na noite seguinte, é a vez de subir ao palco, Peter Storm & the Blues Society (PT) e The Animals (GB).  

Transmutações

Sexta-feira, 9 de Dezembro até 1 de Janeiro, das 10h às 18h no Museu da Água de Coimbra

Exposição de pintura e escultura de Zé Pirata e Cássia Callebaut. A apresentação da exposição será difundida, em directo, a partir das 16h30, nas páginas de Facebook do Museu da Água e da Águas de Coimbra.

A voz das mulheres do Irão – Mulher, vida, liberdade

Sábado, 10 de Dezembro, às 16h30 no Pavilhão Centro de Portugal

Co-organizada pelo Tribunal da Relação de Coimbra e integrada no Ciclo de Conferências Pela Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, esta conferência conta com a participação especial de Nagmeh Ramazani Ivaki, natural do país islâmico do sudoeste asiático, e professora no Departamento de Engenharia Informática da UC. Haverá, ainda, um momento musical, pelo iraniano Vahid Rasouli, que tocará setar, instrumento de cordas usado na música tradicional persa.

Baixa Natal 22: Mercado de Natal

Quinta-feira 8 a 23 de Dezembro, das 12h às 20h na Praça do Comércio

Para além da oferta de produtos que visam complementar o comércio tradicional, há animação e actividades para todas as idades, desde cantares a provas gastronómicas, oficinas e a habitual Casa do Pai Natal. Programa aqui.

Mercado de Inverno

Sábado, 10 de Dezembro, às 15h na Casa Museu Bissaya Barreto 

O último mercado sazonal do ano, na Casa das Artes Bissaya Barreto, onde se pode encontrar um pouco de tudo: plantas, ilustração, artesanato urbano (cadernos, acessórios, velas e cosmética natural) e itens em segunda mão.

O Hóspede da Casa do Infinito

A partir de Sábado, 10 de Dezembro, das 14h às 18h no CAPC Círculo de Artes Plásticas de Coimbra

Exposição de Avelino Sá que, como outras anteriores, vive sob o signo do encontro. «Encontro entre um pintor que busca na poesia as suas fontes e, neste caso, um poeta das «órbitas excêntricas», Friedrich Hölderlin, um dia definido pela escritora Maria Gabriela Llansol numa frase que se ajusta bem ao efeito produzido por muitas das encáusticas de grande formato desta exposição: «um ritmo poético fugindo». Excerto do texto A Justa Medida da Mão, de João Barrento.

Anaquim 15 Anos

Domingo, 11 de Dezembro, às 18h no Convento de S. Francisco

Para assinalar uma década e meia de trabalho, a banda reúne-se em palco para revisitar alguns dos seus temas mais conhecidos, mas, também, para apresentar o novo disco. O concerto conta com os Quatro e Meia, Katia Guerreiro e Jorge Benvinda (Virgem Suta) como convidados especiais.

Primaveras Estudantis: da crise de 1962 ao 25 de Abril

Sábado, 10 de Dezembro, das 15h às 20h Convento São Francisco

No dia 24 de Março de 1962, o Estado Novo proibiu as comemorações do Dia do Estudante. Foi nesse momento que a contestação estudantil se transformou numa verdadeira crise académica, assumindo novos traços e conteúdos de luta: manifestações, greves às aulas, confrontos com a polícia, greve de fome e ocupações, entre outras formas de protesto em resposta à repressão crescente por parte do regime. É a memória dessa resistência que esta exposição procura retratar.

Um Louva-a-Deus num Campo de Girassóis

Sábado, 10 de Dezembro, às 16h, na Bruaá/ Livraria do Convento São Francisco

Apresentação do livro de Guadalupe Portelinha, por Teresa Alegre Portugal. O livro narra a saga familiar de três gerações, num romance estruturado entre dois eixos narrativos: o amor e a resistência antifascista. Ou, melhor dizendo, o triunfo do amor e da resistência.

Viveram F…para sempre

Sábado, 10 de Dezembro, às 21h30 no Loucomotiva – Grupo de Teatro de Taveiro

«Helena e Artur são um casal que se ama. Ou serão um casal que se amou? Ok, Helena e Artur são um casal. Como conseguem continuar juntos, evitar problemas e discussões? Simples, passam a viver com outra pessoa. Calma, não é nenhuma modernice. A mãe de Helena, sogra de Artur junta-se a eles e… nada fica como era…» Uma produção Loucomotiva 2022.

Re-Food – Dia Aberto

Domingo, 11 de Dezembro, às 15h30 no Refood Coimbra (Rua do Brasil, 4)

O projecto sem fins lucrativos, que pretende assegurar a distribuição imediata dos excedentes de restaurantes, cantinas e supermercados àqueles que mais necessitam, faz sete anos. Para celebrar, convida a comunidade a participar no seu dia aberto.

Mais Histórias

A rádio que levou mais pessoas ao Salão que já tinha o Brasil no nome

Dedicada exclusivamente à música lusófona, a Rádio Pessoas tem esgotado a bilheteira e aproximado a comunidade naquela que é uma das principais casas de espectáculos da cidade.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

Preferem aquecer a dançar com um copo na mão ao fim da tarde ou um quiz sobre acção climática com stand up?

quote-icon
Ler mais small-arrow

A Biblioteca Municipal faz 100 anos e podemos todos celebrar com ela

Desde conhecer escritores como José Luís Peixoto a explorar valências possivelmente desconhecidas, visitamos o espaço cuja reabilitação está na calha há anos – e vai continuar à espera.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow