Contribuir small-arrow
Voltar à home
Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

Coisas para Fazer em Coimbra

Não tem sido fácil sair de casa mas, não só parece que o sol vai espreitar como há muitas propostas por toda a cidade de coisas para ver e fazer, com ou sem cheirinho a Natal.

Partilha

Fotografia: Câmara Municipal de Coimbra (capa)

Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

O clássico Presépio dos Bombeiros Sapadores já está montado e a Praça do Comércio animada com o Mercado de Natal, até ao dia 23 de Dezembro. Mas há muito mais para ver, do concerto dos Sensible Soccers e From Atomic no Salão Brazil à sessão de histórias Há sempre uma forma mais doce de olhar na Casa da Esquina. Ficam com alguns destaques, mas para saberem tudo vejam a Agenda e quem tiver eventos para partilhar, também o pode fazer facilmente na mesma página.

Presépio dos Bombeiros Sapadores

Quarta-feira, 14 de Dezembro a 7 de Janeiro de 2023, das 10h às 20h no Casa Municipal da Protecção Civil de Coimbra

A realização do presépio tem a participação de todos os pelotões da CMBSC, cabendo, a cada um, trabalho específico (iluminação, presépio, estábulo e exposição). Trata-se de um trabalho de equipa cuja execução demora mais de um mês. Esta tradição foi iniciada há mais de 90 anos, e todos os anos, nesta quadra festiva, encanta miúdos e graúdos.

Luís de Matos – Impossível

Quinta-feira, 15 a 18 de Dezembro, às 21h30 no Convento São Francisco

Acompanhado por Joana Almeida, bailarina e assistente, e pelos Momentum Crew, campeões mundiais de break-dance, Luis de Matos terá ao seu lado quatro dos maiores mágicos mundias na actualidade: Dan Sperry (EUA), Javier Botía (Espanha), Norbert Ferré (França) e Yu Hojin (Coreia do Sul).

Sabores da Escrita

Sexta-feira, 16 de Dezembro, às 20h na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra

O ciclo de conferências e jantares temáticos dedica ao Natal o próximo evento, que decorre na próxima sexta-feira, dia 16 de dezembro, na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. Às 20h tem lugar a conferência sobre Literatura e Gastronomia – Sabores de Natal em autores portugueses contemporâneos, proferida por José de Oliveira Martins. Segue-se o jantar, no qual vão ser servidas as iguarias que não faltam à mesa na quadra festiva do Natal. A conferência tem entrada livre e a participação no jantar, com custo associado, requer marcação prévia através do email dct@cm-coimbra.pt ou por telefone: 239 702 630 (Casa Municipal da Cultura). Como habitual, o jantar temático conta ainda com a colaboração cénica da companhia Almanach e da Cooperativa Bonifrates.

Sensible Soccers

Sexta-feira, 16 de Dezembro, às 22h no Salão Brazil 

Os Sensible Soccers são André Simão, Hugo Gomes e Manuel Justo. Editaram o seu primeiro EP em 2011, ano em que também se estrearam nas actuações ao vivo. Sem esconderem o gosto pelas melodias pop, na construção dos seus temas fazem conviver a electrónica com instrumentos orgânicos, fugindo ao formato tradicional de canção e optando maioritariamente por estruturas e arranjos em progressão.

Matinée

Sexta-feira, 16 de Dezembro, às 18h na Casa das Artes Bissaya Barreto 

A matinée repete-se todas as semanas, conta com diferentes Dj’s e os mais variados tipos de música. Pode acompanhar a transmissão em www.radiobaixa.com e pelo Mixcloud Live da Casa das Artes. Esta semana é a estreia de Rui Ferreira, (locutor da RUC, dono da loja de discos, Lucky Lux e editor da Lux Records).

Concerto Coimbra Gospel Choir – 10.º aniversário

Sexta-feira, 16 de Dezembro, às 21h no Museu Nacional de Machado de Castro

O Coimbra Gospel Choir celebra uma década de existência com um concerto de entrada gratuita. Inscrições aqui.

O Principezinho

Sábado, 19 de Dezembro a 27 de Dezembro, na Biblioteca Infantil/Ludoteca da Biblioteca Municipal de Coimbra

Às sessões da hora do conto – este mês ainda há Contos com Neve (dia 17, às 11h30), Contos com Frio (dia 20, às 18h) e Contos à Lareira (dia 29, às 18h) – , que integram a oferta regular da programação dirigida aos mais pequenos na Biblioteca Infantil, juntam-se uma exposição multilingue
sobre a obra de Saint-Exupéry, jogos de tabuleiro, um espetáculo de Canções e Brincadeiras e oficinas de Natal e de Ano Novo. O Principezinho, publicado pela primeira vez em 1943 e uma das obras mais lidas em todo o mundo, dá o mote à exposição cedida pela Europe Direct – Região de Coimbra e Leiria, numa estreita parceria com a Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Coimbra tendo como objetivo chamar a atenção para a diversidade linguística existente na Europa.

Mercado de Trocas

Sábado, 17 de Dezembro, Casa das Artes Bissaya Barreto

Um mercado onde se pode trocar roupa, calçado, brinquedos ou livros, libertando o que já não se usa e substituindo por algo que se precisa. O objectivo é promover a reutilização do que já existe para evitar a destruição de mais recursos naturais.

Rehabi(li)tar

Das 10h às 18h no Seminário Maior de Coimbra

As telas de Teresa Alves Tellechea têm como ponto de partida a reutilização de cartazes de rua, uma pilha de documentos sobrepostos que anunciam eventos, movimentos e acontecimentos, sendo uma espécie de cápsula de tempo comprimida papel sobre papel. Tal como um edifício prestes a ser reabilitado, são uma preexistência repleta de informação, vivências e acontecimentos passados.

Peixinhos da Horta

Sexta-feira, 16 de Dezembro, às 22h na OMT – Tabacaria do Teatrão 

Nascido entre Aveiro e Coimbra, Peixinhos da Horta é um projecto de originais criado pelas cantautoras Luísa Levi e Constança Ochoa. As suas canções, influenciadas pela língua portuguesa e pelo cancioneiro popular português, retratam entre situações reais, o universo imaginário de cada uma.

Há sempre uma forma mais doce de olhar

Sexta-feira, 16 de Dezembro, às 19h na Casa da Esquina

A partir da exposição de «Há Sempre Uma Forma Mais Doce de Viver», de Helena Zália, o colectivo de narração oral, residente na Casa da Esquina, criou uma sessão em que serão escritas e narradas histórias por Ana Luísa Dinis, João Coelho e Natália Ferraz, a que deu o nome «Há Sempre Uma Forma Mais Doce de Olhar». A entrada é gratuita e sujeita a marcação através do mail geral@casadaesquina.pt.

A Rádio é divertida!

Sábado, 17 de Dezembro, às 16h no Convento São Francisco

Uma oficina–simulacro de um dia normal na Rádio Universidade de Coimbra (RUC) em cada um dos seus três departamentos: informação, programação e técnica de radiodifusão. Durante a oficina, as crianças participantes trabalharão em cada um desses departamentos com o objectivo de criar os objectos que quotidianamente resultam do trabalho dos mesmos: um jingle, um spot, uma notícia ou até uma entrevista. No final, os/as familiares/as das crianças são convidados/as a participar na escuta colectiva do resultado e perceber como é que se faz rádio na única rádio-escola do país. Para crianças dos 8 aos 14 anos.

Merch for Ukraine

Sábado, 17 de Dezembro, às 15h no CoolaBoola Colab

Este encontro irá relembrar-nos sobre a guerra que ainda não terminou. Ao mesmo tempo, irá contar as belas histórias da Ucrânia que se tornaram símbolos de resiliência e de bravura na luta contra o terror e o mal. Também se vai poder provar cocktails temáticos, preparados seguindo as receitas de um famoso bar em Kyiv.

Filminhos infantis à solta pelo país

Sábado, 17 de Dezembro, às 15h na Casa do Cinema de Coimbra (Galerias Avenida)

Matiné infantil feita de várias curtas de animação. M/4.

From Atomic

Sábado, 17 de Dezembro, às 22h no Salão Brazil

From Atomic são Alberto Ferraz, Sofia Leonor e Samuel Nejati, um trio formado, no ano de 2018, em Coimbra. A sua sonoridade resulta de uma perfeita simbiose entre a pop vanguardista dos anos 80 e o indie-noise dos anos 90.

A Escavadora e a Flor

Domingo, 18 de Dezembro, no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra

Nas sessões Explorastórias de Dezembro, vai-se explorar a ciência que se esconde nas páginas do livro «A Escavadora e a Flor», de Joseph Kuefler. Com a participação da Livraria Faz de Conto (na leitura da história). A sessão repete às 11h45.

Frame Trio

Sábado, 18 de Dezembro, às 17h30 no Centro Cultural Penedo da Saudade 

«Após o lançamento do aclamado Luminária, já em 2018, e após incursões por palcos de toda a Europa, o trio embarca agora em solo nacional, para se apresentar e gravar, o que será o seu segundo registo discográfico.»

Levar o poema do O’Neill a Coimbra

Segunda-feira, 19 de Dezembro, às 13h30 (substituindo o açúcar do café por Poesia) nos Claustros do Colégio da Graça, na Rua da Sofia (Liga dos Combatente – Núcleo de Coimbra)

A Alma Azul, em missão literária, regressa a Coimbra para assinalar os 99 anos do nascimento de Alexandre O´Neill. Terminamos às 14 horas em ponto. Estão convidados pelo O’Neill, pela Alma Azul e pelo Alexandre Valinho Gigas que dará voz ao outro Alexandre (o O’ Neill), num formato que a Alma Azul  pratica desde 1999: A Poesia dentro da Vida. 

Espectáculo de Natal do Taleguinho

Sábado, 17 de Dezembro, pelas 11h no Teatro da Cerca de São Bernardo

O espectáculo de Natal do Taleguinho é já uma tradição da cidade. Estreado no TCSB em Dezembro de 2015, encerra habitualmente, com uma grande festa para toda a família, a programação anual dos Sábados para a Infância. A dupla Catarina Moura (voz) e Luís Pedro Madeira (música) interpreta um reportório de histórias tradicionais e de músicas de Natal do cancioneiro galaico-português, num espaço cénico envolvente, onde não faltam as estrelas, misteriosamente acesas por um pastor meio desastrado. Podem reservar bilhetes directamente no Teatro ou comprá-los na internet, através da ticketline.

Caras

Sábado, 17 de Dezembro, pelas 16h30 na Livraria do Teatro da Cerca de São Bernardo

As Edições Xerefé, de Ana Biscaia, promovem a apresentação em Coimbra do seu mais recente livro, de João Pedro Mésseder (texto) e Inês Oliveira (ilustrações). O livro oferece uma divertida viagem por diferentes «caras» – do «senhor Sargento» que «está com cara de mau vento» a Sua Majestade que «está com cara de tempestade», passando, entre outros, pelo senhor Ministro que «está com um ar meio sinistro» e pelo senhor presidente «está com cara de tridente». O que fazer perante tanta intempérie, pergunta quem conta a história: «vou-me embora e volto noutra hora?». «NÃO e NÃO!», responde-se, na abertura da esperançosa segunda parte do livro, em que se enfrentam vulcões, vendavais e outras maldades que tais.

Recital de Natal

Domingo, 18 de Dezembro, às 16h no MNMC – Museu Nacional de Machado de Castro

Recital de Natal pelo Trio Estillus, formado por Elsie Rosa da Cunha (soprano), Conceição Moniz (flauta transversal) e Manuel Jorge (órgão).

Mais Histórias

A rádio que levou mais pessoas ao Salão que já tinha o Brasil no nome

Dedicada exclusivamente à música lusófona, a Rádio Pessoas tem esgotado a bilheteira e aproximado a comunidade naquela que é uma das principais casas de espectáculos da cidade.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

Preferem aquecer a dançar com um copo na mão ao fim da tarde ou um quiz sobre acção climática com stand up?

quote-icon
Ler mais small-arrow

A Biblioteca Municipal faz 100 anos e podemos todos celebrar com ela

Desde conhecer escritores como José Luís Peixoto a explorar valências possivelmente desconhecidas, visitamos o espaço cuja reabilitação está na calha há anos – e vai continuar à espera.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow