Contribuir small-arrow
Voltar à home
Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

Coisas para Fazer em Coimbra

2023 começa sereno mas com boas propostas de teatro, cinema, música e uma visita guiada especial para os mais baixinhos a aquecer a agenda deste ano.

Partilha

Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

whatsapp-icon

Ano novo, agenda nova mas sem páginas em branco. Já há opções para quem não quiser refugiar-se do frio em casa ou nos nossos belos parques. Da Casa da Cultura ao Teatrão, passando pelo Salão Brazil, Círculo de Artes Plásticas, Teatro da Cerca de São Bernardo, Seminário Maior e Exploratório. O Convento São Francisco também já tem vários espectáculos na calha, talvez queiram assegurar bilhete. Isto sem contar com aqueles interessantes espaços culturais que estão abertos o ano inteiro e se calhar nunca visitaram. Vai ser agora? Ficam os nossos habituais destaques, mas encontram tudo na Agenda.

Almofadando

Sábado, 7 de Janeiro, às 10h30 no TCSB – Teatro da Cerca de São Bernardo

A ilustradora Ana Biscaia regressa aos «Sábados para a Infância» com uma nova oficina de ilustração para crianças dos 6 aos 12 anos. A partir de «Primeiro livro de Poesia» vão-se ilustrar almofadas para o Teatro da Cerca de São Bernardo.

Desbravar dos Caminhos

Sábado, 7 de Janeiro, às 16h na Casa Municipal da Cultura de Coimbra

Apresentação do livro de Vasco Paiva, por Fernando Oliveira Baptista.

Teatro para Desoprimir

Sábado, 7 de Janeiro, das 10h-13h e 14h-18h (almoço partilhado) na Casa da Esquina

Oficina para adultos com Armindo Pinto do GTO BAHIA – Grupo de Teatro da/o Oprimida/o da Bahia. A Casa da Esquina oferece à cidade a possibilidade de formação com uma pessoa altamente experiente e qualificada nas técnicas do Teatro da/o Oprimida/o, proporcionando um primeiro contacto com a metodologia, permitindo a atualização e reciclagem a pessoas que já conhecem além de reflectir e debater sobre temas de interesse do grupo. As inscrições estão disponíveis aqui.

Yakari – A Grande Aventura

Sábado, 7 de Janeiro, às 11h30 no TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente

Yakari pertence aos Sioux, uma tribo de indígenas norte-americanos que vive em perfeita harmonia com a natureza nas grandes planícies da América do Norte. Um dia, encontra um potro selvagem, forte e corajoso, que consegue domar com gentileza e a quem dá o nome de Pequeno Trovão. Por causa disso, o espírito da Grande Águia, o seu animal-totem, concede-lhe um dom raro e transformador: a capacidade de falar com animais. A sua vida nunca mais será a mesma. Uma aventura animada realizada por Xavier Giacometti e correalizada por Toby Genkel.

O Hóspede na Casa do Infinito

Sábado, 7 de Janeiro, das 14h30 às 16h30 no CAPC – Círculo de Artes Plásticas de Coimbra

Conversa com os professores João Barrento, Fátima Lambert e Luís Quintais, no contexto da exposição de Avelino Sá. A obra deste artista estabelece alianças com poetas singulares, tal é o exemplo do alemão Friedrich Hölderlin, para criar composições dinâmicas onde convive a palavra, a cor e a técnica da encáustica. Esta convivência criativa e de troca de conhecimentos no CAPC, contará com a performance poética da performer Jorgette Dumby.

Concerto Solidário dos Reis

Sábado, 7 de Janeiro, às 18h no Seminário Maior de Coimbra

Um concerto dinamizado pelo Coro da Comunidade das 11, com transmissão directa na página de Facebook do Seminário Maior de Coimbra. Tratando-se de um evento solidário, cada participante dará o que quiser. No fim – destina-se a ajudar cinco famílias carenciadas da cidade de Coimbra (7 adultos e 10 crianças no total).

The Monkious

Sábado, 7 de Janeiro, às 22h no Salão Brazil

Os The Monkious partem da música de Thelonious Monk para abrir um caminho livre através das pistas deixadas pelo pianista, sejam elas encontradas nas suas composições, como também na abordagem inteiramente original. Com Philipp Ernsting, na bateria, Marcelo dos Reis, na guitarra, e Gonçalo Almeida, no contrabaixo

Explorastórias: 365 Pinguins

Domingo, 8 de Janeiro, às 10h15 no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra

Nas sessões Explorastórias de Janeiro, vai-se explorar a ciência que se esconde nas páginas do livro de Jean-Luc Fromental e Joëlle Jolivet. Com a participação da Livraria Faz de Conto (na leitura da história). A sessão repete às 11h45.

Guarda-chaves abre as portas do Seminário

Domingo, 8 de Janeiro, às 11h no Seminário Maior de Coimbra

O Guarda Chaves abre, ao público, os portões do Seminário Maior de Coimbra desvendando as suas grandes e risíveis histórias. Desde os acidentes da sua construção às peripécias do bispo com o regime republicano. O público terá ainda a oportunidade de conhecer os aposentos episcopais ou a enigmática cabra Estrelinha.

Mais Histórias

A Biblioteca Municipal faz 100 anos e podemos todos celebrar com ela

Desde conhecer escritores como José Luís Peixoto a explorar valências possivelmente desconhecidas, visitamos o espaço cuja reabilitação está na calha há anos – e vai continuar à espera.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Paula Moura Pinheiro: «Irrito-me com Coimbra porque só nos irritamos verdadeiramente com aquilo que é importante para nós»

A jornalista esteve em Coimbra para gravar um Visita Guiada e falou sobre a cidade. Nas respostas encontramos as várias camadas da mulher que formula as questões inquietantes sobre o património português.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

A previsão é de chuva de propostas culturais até Domingo, com a passagem de um Festival de Inverno bem regado a cerveja artesanal.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow