Contribuir small-arrow
Voltar à home
Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

Coisas para Fazer em Coimbra

É fim-de-semana de Geração Coolectiva, na Coimbra Editora, e não faltam propostas do teatro à música passando pela literatura, exposições e oficinas.

Partilha

Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

whatsapp-icon

Para o fim-de-semana a previsão é de sol – pelo menos nos nossos corações com casa cheia na Coimbra Editora para a Geração Coolectiva. Quem tiver vontade de sair com os miúdos também tem por onde escolher, tal como aqueles que gostarem de música e de exposições, porque há várias patentes em diferentes locais e com diferentes temáticas na cidade. Fazemos alguns destaques e encontram o resto na Agenda.

Frágil

Quinta-feira, 12 de Janeiro, às 21h30 (sessão especial com o realizador Pedro Henrique), repete a 13, 16, 18 de Janeiro em diferentes horários na Casa do Cinema de Coimbra

Estreia a 12 janeiro a primeira longa-metragem de Pedro Henrique, um filme com veia musical que segue um grupo de amigos nas suas peripécias noturnas. A noite e o clubbing são por eles vividos enquanto últimos espaços de resistência a um mundo de obrigações e instituições. A comédia passou pelo IndieLisboa e pelo Torino Film Festival, onde realizador e equipa protestaram contra as escassas e desiguais condições para a produção e distribuição cinematográfica em Portugal.

Hífen

Quinta-feira, 12 de Janeiro, às 18 horas na Casa da Esquina

O livro de Patrícia Portela é sobre ligações entre as pessoas, que aborda temas como a maternidade, a imigração e a Europa enquanto espaço múltiplo. A obra propõe um exercício imaginário passado num país que não é bem um país, chamado Flandia, onde habitam os… flans. A apresentação em Coimbra tem a característica especial de acontecer à volta de uma mesa na qual os participantes terão possibilidade de experimentar algumas receitas da ementa proposta no para jantares flutuantes: «pudim flan de louros com molho de vinho tinto e amoras», «dukah», «caldo de cogumelos» e «água de anis para duas saladas. Uma vermelha. Uma amarela.», de entre outras. Além da autora estará presente Elsa Ligeiro, Zeferino Coelho, e o início da conversa acontece com Isabel Campante. A entrada é livre, mas sujeita a confirmação, devido à lotação da sala e da quantidade de ingredientes

Declamar Poesia

Quinta-feira, 12 de Janeiro, às 22h no Café TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente

Vanda Ecm, Olga Coval, Catarina Matos, Lurdes Telmo e Rui Amado têm em comum o gosto pela poesia e promovem leituras partilhadas. Depois da leitura dos poemas seleccionados, há sempre um momento de microfone aberto. Este mês, a sessão tem como tema: «Deuses, Demónios, Anjos e outras Figuras», com poemas de autores tão diversos como Miguel Torga, João Luís Barreto Guimarães, Eugénio de Andrade, José de Almada Negreiros, Fernando Pessoa e Vasco Gato.

Centenário da Biblioteca Municipal de Coimbra

Até 20 de Dezembro na Biblioteca Municipal de Coimbra e outros locais

No dia 24 de Dezembro de 2022 passam 100 anos sobre o dia da inauguração da Biblioteca Municipal de Coimbra, efeméride que a Câmara Municipal de Coimbra celebra levando a cabo um  diversificado conjunto de iniciativas culturais, a iniciar no dia 1 de Dezembro, com a abertura da exposição «Toma e Lê», e que se prolongam até final do ano de 2023. Programa aqui.

João Carreiro, Pequenos Desastres

Sexta-feira, 13 de Janeiro, 22h no Salão Brazil

O guitarrista recentemente editado pela Robalo Music faz-se acompanhar de Albert Cirera (saxofones), Gonçalo Marques (trompete), Demian Cabaud (contrabaixo) e João L. Pereira (bateria). As composições são pequenas ideias que servem de ponto de partida para a improvisação conjunta, refletindo o percurso do músico, entre o jazz e a música improvisada.

Janeiro na Biblioteca Infantil

Vários dias e horários na Biblioteca Infantil/Ludoteca de Coimbra

As sessões da hora do conto nos dias 6,11,18, 27, às 18h00, que integram a oferta regular da programação dirigida aos mais pequenos na Biblioteca Infantil, são para crianças dos 3 aos 5 anos. Nos dias 7 e 21, às 15h00, crianças dos 6 aos 10 anos podem ouvir histórias contadas pela escritora Luísa Rosmaninho. Programa aqui.

Manhãs da Criança

7 a 28 de Janeiro, das 11h às 12h45, no Mercado Municipal D. Pedro V

Na Praça do Mercado, todos os Sábados de manhã são dedicados aos mais novos. Actividades abertas ao público em geral, gratuitas, contando com animação infantil, pinturas faciais e corporais, insufláveis e muito mais.

Puta da Silva + Farofa/PHEPHZ

Sábado, 14 de Janeiro, 22h no Salão Brazil

Mais do que apenas uma nomenclatura, Puta da Silva reflete o estado de espírito de uma multiartista afrotravesti, imigrante e trabalhadora. A artista tem já um vasto trabalho desenvolvido no Brasil e além-fronteiras, nas áreas da música, performance e curadoria/direção de espetáculos. A transpiração mantém-se com uma proposta de clubbing que manterá a noite viva com Farofa e Phephz, sublinhando o papel essencial que a Kebraku encabeça ao ser uma montra e um estímulo agregador na promoção
do trabalho de uma série de artistas não europeus.

José Fonte & Márcio Costa [2 Pernas De Uma Mesma Cadeira]

Sábado, 14 de Janeiro, inauguração às 15h na Galeria de Exposições Temporárias do Edifício Chiado

Exposição colectiva. «Duas pernas da mesma cadeira versus Equilibrium… O questionar/desfrutar promove e cria introspeção, enriquecendo a semente, a recolha e a busca incessante… onde paira a inquietação de equilibrar uma cadeira com apenas duas pernas!».

Flores de Livro

Sábado, 14 de Janeiro, pelas 11h, na Livraria do Teatro da Cerca de São Bernardo

A animadora sócio-educativa Cláudia Sousa abre a sua mala das histórias, recheada de livros para os mais novos. À volta, numa roda de almofadas, miúdos e graúdos são convidados a ouvir as histórias escolhidas e manusear os livros, percorrer com os olhos e com as mãos as letras e os desenhos que lhes dão vida. Esta actividade está integrada no programa trimestral dos Sábados para a Infância.

Paisagens: Interiores – ensaios foto-poéticos

Até 12 de Fevereiro, entre as 14h e as 20h, no Centro Cultural Penedo da Saudade

Exposição de Elsa Margarida Rodrigues [fotografias] e João Maria André [poemas], com intervenção de Isabel Calado, Inesa Markava (Bailarina) e actores/actrizes da Cooperativa Bonifrates. Inaugura às 18h00.

Mais Histórias

A Biblioteca Municipal faz 100 anos e podemos todos celebrar com ela

Desde conhecer escritores como José Luís Peixoto a explorar valências possivelmente desconhecidas, visitamos o espaço cuja reabilitação está na calha há anos – e vai continuar à espera.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Paula Moura Pinheiro: «Irrito-me com Coimbra porque só nos irritamos verdadeiramente com aquilo que é importante para nós»

A jornalista esteve em Coimbra para gravar um Visita Guiada e falou sobre a cidade. Nas respostas encontramos as várias camadas da mulher que formula as questões inquietantes sobre o património português.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

A previsão é de chuva de propostas culturais até Domingo, com a passagem de um Festival de Inverno bem regado a cerveja artesanal.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow