Contribuir small-arrow
Voltar à home
Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

Coisas para Fazer em Coimbra

Novidades quentinhas! O fim-de-semana traz bom tempo, várias propostas e uma delas é um festival de música novo na cidade.

Partilha

Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

«Imaginem, por um instante, um mundo onde todos vestimos de igual, ouvimos a mesma música, concordamos em absoluto, andamos, dançamos e dormimos numa ordenada e aborrecida sincronia. Se sentiram tremores, arrepios ou outro tipo de desconforto físico ao tentar imaginar este exército de iguais, vão querer continuar a ler.» É assim que se apresenta o menor, novo festival de música electrónica no Teatro Académico de Gil Vicente. Mas também há poesia, cinema, conversas, feira e dia aberto no canil. Se a ideia for planos com os miúdos também há por onde passar. Ficam com alguns destaques, mas encontram o resto na Agenda.

O Raio Verde

Quarta, 22 de Fevereiro, às 21h30 na Casa do Cinema de Coimbra (Galerias Avenida)

A epígrafe do filme é um verso de Rimbaud: «Ah! Que le temps viennent / ou les coeurs s’éprennent.» É Verão e Delphine sente-se só e deprimida. Interrompe umas férias na montanha, a convite de uns amigos, e dirige-se a Biarritz, passando os dias entre errâncias amorosas, sem compromissos ou ligações. Casualmente, ouve uma conversa sobre o famoso «raio verde» de que fala Júlio Verne. Conseguirá Delphine vê-lo e encontrar o amor que reconforte o seu coração? Um filme de Eric Rohmer.

Paquistão, Um Mundo No Olhar

Quarta, 22 de Fevereiro, às 18h no Centro Cultural Penedo da Saudade

Conversa de Viajantes com Teresa Nascimento que vai fala sobre o Paquistão. Uma coorganização do Centro Cultural Penedo da Saudade com o grupo Conversas de Viajantes.

Declamar Poesia

Quinta, 23 de Fevereiro, às 22h no Café TAGV- Teatro Académico de Gil Vicente

Vanda Ecm, Olga Coval, Catarina Matos, Lurdes Telmo e Rui Amado têm em comum o gosto pela poesia e promovem leituras partilhadas. Depois da leitura dos poemas seleccionados, há sempre um momento de microfone aberto.

Royal Bermuda + Fio-Manta

Sexta, 24 de Fevereiro, às 22h no Salão Brazil

Royal Bermuda, um projecto nascido em Oeiras, apresentam o disco Sempiterna. Fio-Manta, duo formado por Leonel Mendrix e Ricardo Grácio, chegam a Coimbra para mostrar o destino que a música os tem levado.

Rally for Freedom

Sexta-feira, 24 de Fevereiro, às 17h30 na Praça da República

Marcha para assinalar o primeiro aniversário da invasão russa em larga escala da Ucrânia, organizada por um grupo de activistas da comunidade ucraniana em Coimbra com o objetivo de consciencializar a população acerca da guerra em curso na Europa e mostrar apoio ao povo ucraniano. Começa às 17h30 na Praça da República e termina no Pavilhão Centro de Portugal. A marcha contará com música e discursos e será aberta a todos os membros do público que apoiam a vitória, justiça e paz ucranianas e 360 segundos de silêncio em memória de todas as vítimas da agressão e ocupação russas.

menor – Festival de Música Eletrónica

Sexta, Sábado e Domingo, 24 e 25 de Fevereiro (21h30) e Domingo, 26 de Fevereiro (18h) no Café TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente

Novo festival de música electrónica, com curadoria de Alexandre Lemos e um programa centrado no impulso que deu origem à música electrónica e um gesto futurista em defesa do novo. Há estreias nacionais, estreias absolutas e espetáculos que só vão acontecer uma vez, aqui mesmo: KMRU & Aho Ssan; Jonathan Uliel Saldanha; Tropa Macaca; Bella Báguena e Cavernancia.

Foto: Márcia Lessa

Modernismo

Sexta-feira, 24 de Fevereiro, às 21h30 no Grande Auditório do Convento São Francisco

A Orquestra Gulbenkian interpreta o programa do ciclo Modernismo, Com peças de Dvorák, Mouquet, Ravel, Luís de Freitas Branco de Stravinsky, o concerto vai ter a direção do maestro Dinis Sousa.

Feira das Velharias

Sábado, 25 de Fevereiro, das 9h às 18h na Via Central (Junto á Loja do Cidadão de Coimbra)

Os visitantes podem encontrar antiguidades, desde utensílios domésticos, decorativos, latoaria, peças de joalharia e ourivesaria e, ainda, livros, trazidos por alfarrabistas, discos de vinil, selos postais e outras preciosidades, em boa parte, pertença de colecionadores de longa data.

Pais Não Venham Cedo

Sábado, 25 de Fevereiro, das 20h30 às 23h30 no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra

Neste serão vai-se explorar pinceladas de cor e de luz. A actividade inclui ceia e destina-se a crianças dos 6 aos 14 anos.

O Brain! My Brain

Até 25 de Fevereiro, das 15h às 19h na Casa das Artes Bissaya Barreto

Num diálogo entre a arte e a ciência, esta exposição procura desvendar o cérebro enquanto entidade orgânica e misteriosa que distingue o ser humano e emocional. Uma iniciativa do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra que reúne dois grupos de investigação, das Neurociências e do Design Computacional, para mostrar como o cérebro nos move, comanda, enriquece e engana, norteando o nosso quotidiano de vivência de onde emerge a multiplicidade de ser e estar, de pensar e sentir.

Oficina de Ritmo e Percussão Corporal

Sábado, 25 de Fevereiro, das 10h30 às 12h30 no TCSB- Teatro da Cerca de São Bernardo

Uma proposta pedagógica baseada na utilização do corpo como instrumento musical. De forma prática e colectiva proporciona aos participantes a exploração e descoberta dos inúmeros sons produzidos pelo corpo: palmas, estalos, batidas, sapateados, recursos vocais e a utilização deles na produção de ritmos e melodias. Com Dani Zulu.

Ricardo Martins

Sábado, 25 de Fevereiro, às 19h na Casa das Artes Bissaya Barreto

Baterista prolífico, apresenta Ocaso, editado em Dezembro pela Revolve. Martins serve-se dos pés e das mãos na bateria e da voz modulada por um sintetizador.

O Hióide de Maria

De 25 de Fevereiro a 4 de Abril, das 10h30 às 18h30 na Casa da Esquina

O conjunto de ilustrações aqui exposto concentra várias mulheres de Sara Ataíde, caracterizadas pelos seus pescoços estruturados, traços marcados, expressões vincadas e camadas de hesitações. Maria é forte, de feições andrógenas, de figura esticada e torcida, composta por panos de cores e contrastes. Maria é, como todos nós, sonho, pensamento, dúvida e desafio.

Persona 77 + Konfusão + Spiritu Cao

Sábado, 25 de Fevereiro às 21h30 no Armazém 8, Vales da Pedrulha

Concerto especial com 3 das mais promissoras bandas do panorama da música rock portuguesa: aos montijenses Persona 77, juntam-se os Spiritu Cao e os KonFusäo, dois grupos da cidade, que prometem uma noite a não perder.

58º Aniversário da SFAAC

Sábado, 25 de Fevereiro às 11h nas Salas da Seccção Filatélica (edifício AAC)

A Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra comemora o seu 58o aniversário com a já tradicional visita à Feira de Velharias. Da parte da tarde, haverá uma Tertúlia filatélica com trocas e discussão de assuntos de interesse filatélico. Acontecerá ainda a habitual eleição do selo, bloco e carimbo comemorativo do ano de 2022, pelos sócios presentes. A tarde termina com um Porto de Honra e bolo de aniversário partilhado pelos presentes.

Open Day no Canil Municipal

Domingo, 26 de Fevereiro das 11h às 13h e das 14h às 16h no Canil Municipal (Largo do Choupal)

É possível visitar o canil e conhecer todos os animais que se encontram para adopção. Neste dia, há isenções de taxas na adopção, o que torna o processo completamente gratuito. Uma medida que visa promover a adopção responsável de animais, que são entregues desparasitados, vacinados, identificados electronicamente, registados e esterilizados, sendo ainda realizada a emissão do respectivo Boletim Sanitário.

Mais Histórias

Qual é a vossa arte urbana?

Digam-nos de qual gostam, dir-vos-emos quem são. Fizemos um roteiro das manifestações de arte urbana nas paredes desta cidade que há 900 anos expõem intervenção e liberdade.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

Além das comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos, a Coimbra BD está de regresso e Abril Dança, canta, ouve e lê por estes dias.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Jovens do TUMO pedem de novo a palavra para «escrever o futuro»

55 anos depois, o corajoso ato de um estudante de Coimbra que pediu a palavra quando falar era proibido continua a inspirar jovens alunos a manifestarem-se. O resultado é uma exposição em parceria com a Anozero, onde arte e tecnologia se fundem para manter a chama da liberdade acesa.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow

Discover more from Coimbra Coolectiva

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading