Contribuir small-arrow
Voltar à home
Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

Coisas para Fazer em Coimbra

Aí vem o sol, já dizem os Beatles, e com ele várias novidades quentinhas, especialmente música com os festivais Lux Interior e Ceira Rock Fest.

Partilha

Fotografia: Festival Lux Interior (capa)

Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

A primavera já espreita e com ela o Dia do Pai, que podem celebrar passeando com o vosso ou aproveitando algum evento como desenho de rua no Encontro de Clássicos da Praça do Comércio, uma caminhada solidária ou um concerto do Festival Lux Interior ou do Ceira Rock Fest. Para mais destaques, podem espreitar a nossa agenda. Ficam com alguns destaques, mas encontram o resto na Agenda.

Faz de Conta que sou Ilustrador

De 15 a 29 de Março, às quartas-feiras, às 19h na Faz de Conto Livraria

Aulas de ilustração, uma vez por semana, com André Caetano, para adolescentes e adultos que tenham interesse em aprender mais sobre ilustração, materiais, composição e desenho. Mais informação e inscrições aqui. 

Alimentação: Da Terra ao Prato

Quarta-feira, 15 de Março, das 17h30 às 19h na COL.ECO na Rua Adelino Veiga 33

Um final de tarde de conversa aberta que juntará pessoas, negócios e projectos que giram em torno da alimentação, desde a sua produção, à sua comercialização e confecção. Terá a participação de dois negócios COL.ECO – Da Serra à Cidade, Mercearia Tradicional da Ângela Roque e Cozinha sem Peneiras, vegetariana e sem glúten, de Catarina Camacho e a participação especial de Regina Pinto, da Coimbra mais Futuro – Associação de Desenvolvimento Local e de José João Rodrigues da Casa do Sal – Salinas e Comercialização de Sal.

XXV Semana Cultural Da Universidade De Coimbra

A decorrer em vários espaços da cidade de Coimbra

No ano de 2023, celebra-se a primeira década decorrida sobre a inscrição da Universidade de Coimbra: Alta e Sofia na lista de Património Mundial da Humanidade da UNESCO. Dedicada ao tema do Horizonte, a XXV Semana Cultural da Universidade de Coimbra, sublinha a opção de colocar o diálogo entre Cultura, Arte, Ciência e Património no centro da criação estético-performativa. Encontram o programa completo aqui.

Great Yarmouth – Provisional Figures

Quinta-feira, 16 de Março, na Casa do Cinema de Coimbra

A Casa do Cinema de Coimbra e os seus promotores – Caminhos do Cinema Português, Fila K
Cineclube e Centro de Estudos Cinematográfico da Associação Académica de Coimbra – associam-
se à Câmara Municipal nas celebrações do centenário da Biblioteca Municipal com a
iniciativa Ciclo Cinema e Autoria. Nesta terceira sessão apresentam a estreia nacional do filme de Marco Martins protagonizado por Beatriz Batarda e Nuno Lopes, um filme de ficção criado a partir de relatos e histórias de vida de emigrantes portugueses em busca de trabalho na comunidade de Great Yarmouth, uma vila da Costa Este de Inglaterra. Mas há mais filmes em exibição que podem consultar aqui, inclusive a reposição de alguns nomeados e vencedores dos Óscares.

Festival Lux Interior

Está de volta o projeto da histórica editora conimbricense Lux Records que pretende promover os artistas do seu catálogo, e imortalizar, ao mesmo tempo, uma das figuras mais emblemáticas e inspiradoras das bandas de rock conimbricenses: Lux Interior, vocalista dos The Cramps. O evento que conta com o apoio da Blue House para a quarta edição será não só uma compilação da actividade da editora ao longo de mais de duas décadas, mas também e principalmente, um abrir de novos horizontes para a produção musical da cidade de Coimbra. Mais informações aqui.

17 MAR
19H30 – DUQUES DO PRECARIADO – 
Café Concerto(Entrada livre)
21H30 (1ª parte) – EIGREEN – Grande Auditório
22H30 – CLÃ – Grande Auditório

18 MAR
19H30 – PAUL OAK – 
Café Concerto(entrada livre)
21H30 (1ª PARTE) – JOHN MERCY & THE DEAD BEATS – Grande Auditório
22H30 – SENSIBLE SOCCERS – Grande Auditório

19 MAR
17H (1ª PARTE) – RAY – GRANDE AUDITÓRIO
18H – PETER SUEDE – CAFÉ CONCERTO 
(entrada livre)
19H – CLUB MAKUMBA – GRANDE AUDITÓRIO

Débora King 4TETO

Sexta-feira, 17 de Março, às 22h no Salão Brazil

Forget About Mars é um projecto liderado por Débora King, apresentado em formato de quarteto com Marta Rodrigues, João Hasselberg e Samuel Dias. A música é escrita especialmente para esta formação, havendo sempre uma procura por novos caminhos e abordagens. O projecto tem como propósito reflectir sobre questões de existência e fragilidade humana, recorrendo ao abstracto e ao universo da fotografia analógica.

Vozes de Dentro

Sexta-feira, 17 de Março, às 18h30 na Casa da Esquina

Oficina do colectivo, com a participação de Alice Costa e Luísa Semedo, seguida da exibição do documentário Anti-Mulleres. Existir Mal, de Beatriz Saiáns, onde sociólogas, activistas, investigadoras, mães, psiquiatras, reclusas, entre outras, mostram as diferentes formas como a prisão trata as mulheres, segundo a realizadora.

 

A Poesia vem jantar connosco

Sexta-feira, 17 de Março, às 20h no Boteko- Restaurante & Petiscaria (Baixa de Coimbra)

Iniciativa pretende promover o convívio cultural, a troca de ideias e o acentuar do gosto pela leitura. Ao longo deste jantar temático, serão apresentados diversos poemas numa leitura encenada pela Companhia Bonifrates, durante os vários momentos da refeição. Este jantar tem, também, um cariz solidário, onde se apela aos convidados que participem numa pequena campanha de angariação de produtos alimentares e/ou de higiene.

Como se Desenha a Música?…

Sábado, 18 de Março, das 11h às 12h30 no TCSB- Teatro da Cerca de São Bernardo

Érika Machado e Joana Corker são, simultaneamente, ilustradoras, multi-instrumentistas e cantoras. Nesta oficina, a dupla irá conjugar a sua experiência nas bandas Spicy Noodles e Birds Are Indie, com o seu percurso de trabalho na área do design e ilustração. O desafio é desenhar música, ao vivo e de forma colaborativa, privilegiando a experimentação e o traço livre, durante uma performance musical. M/4.

Maria Sem Lugar

Sábado, 18 de Março, às 21h30 na Casa das Artes Bissaya Barreto

É interpretado por Neide Simões, com texto de André Pereira. Um monólogo próprio para espaços de proximidade com o público que já foi apresentado em Moimenta da Beira, Leiria, Rio Maior e Lisboa.

Ceira Rock Fest 2023

Sábado, 18 de Março, às 21h30 na ARMC- Associação Recreativa e Musical de Ceira

 A edição de 2023 vai contar com a participação das bandas: Alguma Cena, The Black Wizards, Clementine, The Dukes of Speed  Aband´Onados.

Elevation Game

Sábado, 18 de Março, das 21h30 às 23h no Loucomotiva- Grupo de Teatro de Taveiro

Como pode uma pessoa ser poderosa e impressionante ao ponto de deixar uma plateia jogar com o seu destino em palco? Como pode um espectáculo de Pole Dance ser inspirador, com apresentações únicas que desafiam a força, habilidade e beleza de pessoas comuns e onde o enredo é decidido pelo público?

Bumps – Concerto Solidário

Sábado, 18 de Março, às 21h30 no Liquidâmbar

Concerto solidário pelas vítimas do terramoto Kahramanmaraş, que atingiu a região de fronteira dos Estados-Nação da Turquia e da Síria, e conta já com mais de 53 mil pessoas.

Dia do Pai Sobre Rodas

Domingo, 19 de Março, das 14h30 às 17h30 na Praça do Comércio

A MoSk, iniciativa de desenho de rua de Montemor, foi desafiada pela APBC para realizar um encontro gratuito de desenho durante a mostra de carros clássicos, acompanhados pela animação musical dos estabelecimentos CoolaBoola e Coral. O grupo Encontro dos Clássicos Coimbra (E.C.C) conta com uma amostra de mais de 30 clássicos em exposição para ver e desenhar. Pode-se usar qualquer tipo de técnica pois é valorizado cada estilo individual. Para participar só é preciso levar o material de desenho (caderno com capa dura e lápis, caneta, marcadores, aquarelas ou outros).

O Senhor Cavalo-Marinho

Domingo 19 de Março, às 10h15 no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra

Nas sessões Explorastórias de Março explora-se a ciência que se esconde nas páginas do livro O Senhor Cavalo-Marinho, (de Eric Carle), com a participação da Livraria Faz de Conto [na leitura da história]. Depois, haverá explorações para todos os pequenos e grandes exploradores, numa aventura a acontecer no mundo submarino e a acompanhar um pai muito especial: o Senhor Cavalo-Marinho. A sessão repete às 11h45.

Adra em Movimento

Domingo, 19 de Março, às 09:30 no Parque Verde Mondego

A Adra é uma organização não governamental, que tem como missão apoiar as pessoas que vivem em condições de pobreza e vulnerabilidade, independentemente da etnia, opinião política ou religião. Vai realizar uma «caminhada da amizade» e o valor do kit  (5€) composto por água, fruta e uma t-shirt, servirá para apoiar os seus projectos solidários.

RUGE

Terça-feira, 21 de Março, na sala D. Afonso Henriques, no Convento São Francisco

RUGE – Poemas e Canções, um espetáculo de Rodrigo Guedes de Carvalho, Daniela Onís e Ruben Alves, vai comemorar o Dia Mundial da Poesia. O espetáculo, integrado nas comemorações do
Centenário da Biblioteca Municipal de Coimbra, é de entrada gratuita, devendo os bilhetes ser
levantados na bilheteira do Convento São Francisco. É um encontro de poesia e de música, um cruzamento entre a palavra escrita, cantada e falada. Nasceu da paixão pelas palavras, que se juntaram em frases, depois cresceram e tornaram-se uma urgência para ser dita e escutada. Sem nenhum medo de mostrar emoções, RUGE é uma narrativa de poemas e canções sobre todos nós.

Mais Histórias

Coisas para Fazer em Coimbra

Celebramos os 50 anos do 25 de abril com a estreia do nosso primeiro documentário original. Estreia dia 24 de abril, no TUMO, e é um entre tantos contributos que tornam a data ainda mais bonita e importante do que já era. Celebremos a liberdade.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

O calor vem acompanhado de grandes nomes da música brasileira da actualidade este fim-de-semana, mas a agenda ferve de muitas outras propostas para todos os gostos e carteiras.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Já seguem o João Pardal nas redes, estudante de Coimbra…em 1969?

De forma cronológica, factual, na primeira pessoa e aos quadradinhos: a cooperativa de história Rebobinar encontrou uma nova forma de contar como o movimento estudantil de Coimbra antecipou a revolução de Abril. Conheçam o jovem que, há 55 anos, já andava pelas redes sociais a registar o que via.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow

Discover more from Coimbra Coolectiva

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading