Contribuir small-arrow
Voltar à home
Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

Coisas para Fazer em Coimbra

Quem acordou com vontade de celebrar a Primavera? Há concertos, conversas, feiras, atividades para os miúdos e podem começar hoje mesmo a celebrar o Dia Mundial da Água com uma nova exposição.

Partilha

Fotografia: Nuno Vasco Rodrigues (capa)

Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

whatsapp-icon

Já todos tínhamos saudades do calor e parece que veio para ficar, por isso nada mais refrescante do que começar por celebrar o Dia Mundial da Água no Exploratório com a inauguração de uma nova exposição. No fim-de-semana, podem aproveitar para conhecer os Caminhos de Santo António e a Feira dos Lázaros a céu aberto mas também há vários concertos, de nomes como Surma, B Fachada e Carolina Deslandes, entre outras propostas. Ainda navegando a onda das efemérides, na segunda-feira a Escola da Noite celebra o Dia Mundial do Teatro com a estreia de um novo espectáculo. Ficam com os nossos destaques mas para saberem tudo só mesmo consultando a Agenda.

Surma

Quarta-feira, 22 de Março, às 21h30 no TAGV- Teatro Académico de Gil Vicente

Alla, é um desafio sem barreiras, onde se rodeia de várias participações de variados géneros musicais para adensar e consolidar ainda mais o seu universo tão próprio. Em palco apresenta-o assumindo um formato de trio onde cabem também, para além de Débora Umbelino, os cúmplices João Hasselberg e Pedro Melo Alves.

Secas e Cheias

Quarta-feira, 22 de Março, das 9h às 18h no Convento São Francisco 

O Dia Mundial da Água, foi a data escolhida pela Águas de Coimbra para realizar uma jornada de reflexão profunda sobre o sector da Água, em Portugal. A empresa municipal convida um conjunto de especialistas com vasta experiência neste sector, bem como personalidades dos quadrantes político e académico, para debater o tema: Secas e Cheias: Uma inevitabilidade no Contexto das Alterações Climáticas? – Soluções Estruturais e não Estruturais.

A Luta pela Liberdade – Fuga de Caxias 

Quarta-feira, 22 de Março, às 21h30 na Casa Municipal da Cultura de Coimbra

Conferência integrada nas comemorações populares do 49º aniversário da Revolução de Abril, conta com a participação de Domingos Abrantes, preso político durante a ditadura fascista e participante da fuga de Caxias.

Caminhos de Santo António 

Quarta-feira, 22 de Março, das 9h30 às 12h30 na Igreja de Santo António dos Olivais

Passeio guiado, entre a Igreja de Sto António dos Olivais e o Mosteiro de Sta Cruz, numa viagem entre os sécs. XIII e XXI, dando a conhecer a vida de Santo António em Coimbra enquanto experiência de contemporaneidade.

Segredos do Mar Português 

Inauguração na quarta-feira, 22 de Março às 11h, pode ser vista até 31 de Março no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra

Através das imagens do fotógrafo e biólogo marinho Nuno Vasco Rodrigues, a nova exposição na Science Photo Gallery do Exploratório pretende abrir uma janela para o fantástico oásis que é o mar, desvendando um pouco do fascinante mundo que se esconde abaixo da linha de água, mas também das crescentes ameaças que este enfrenta. O programa do Exploratório que se associa à ONU no Dia Mundial da Água inclui entrada livre para a exposição Água – Uma Exposição Sem Filtro.

B Fachada

Quinta-feira e Sexta-feira, 23 e 24 de Março às 22h no Salão Brazil

Concerto do compositor, multi-instrumentista, produtor, que conta já perto de uma década de actividade artística profissional, com um património musical variado e extenso.

Sacavém

Quinta-feira, 23 de Março, às 16h no Auditório Salgado Zenha (Edifício AAC)

Pedro Costa dá-nos a possibilidade de percorrer os seus filmes, Casa de Lava, Ossos, No Quarto da Vanda, Juventude em Marcha e Cavalo Dinheiro, através de um conjunto de objectos que se relacionaram com eles. Um caderno, 9 fotografias, uma câmara digital, uma cópia de um filme em 35 mm e um elevador. Sacavém procura ser uma janela para o cinema de Pedro Costa e entender como ele é sentido e construído. Um filme de Júlio Alves.

Jazz With the Masters

Sexta-feira, 24 de Março, às 21h30 no Liquidâmbar

O Curso Profissional de Instrumentista Jazz da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, numa parceria com o Liquidâmbar, apresenta a sessão, em concerto, Rita Maria com um combo composto exclusivamente por alunas: Maria Nascimento (voz), Susana Sousa (guitarra), Ana Gomes (baixo) e Íris Valente (bateria).  

Dead Club

Sexta-feira, 24 de Março, às 22h na OMT – Tabacaria do Teatrão

Duo entre Violeta Luz e João Silveira que envolve vozes sussurradas e gritos de desespero contrastados com uma guitarra suja e drum machines. Na sua génese, trata-se de um projecto de libertação onde música, energia e performance engolem o espectador, fazendo com que tudo seja um só e transformando-se numa experiência sensorial forte e brilhante.

Nascido para matar

De 2 a 24 de Março, às quintas- feiras 18h na Casa do Cinema de Coimbra (Galerias Avenida)

Um grupo de soldados torna-se alvo do brutal comando de um sargento durante a guerra do Vietname, num dos mais aclamados filmes de guerra de todos os tempos. Um filme de Stanley Kubrick com várias sessões e podem ver o resto da programação aqui.

Feira Das Velharias

Sábado, 25 de de Março, das 9h às 18h na Via Central (junto à Loja do Cidadão de Coimbra)

Os visitantes podem encontrar antiguidades, desde utensílios domésticos, decorativos, latoaria, peças de joalharia e ourivesaria e, ainda, livros, trazidos por alfarrabistas, discos de vinil, selos postais e outras preciosidades, em boa parte, pertença de coleccionadores de longa data.

Contos da Caixa 

Sábado, 25 de Março, das 11h às 12h no TCSB – Teatro da Cerca de São Bernardo

Há contos e caixas e caixas e livros. E livros que se encaixam nas caixas dos contos. Histórias grandes e pequenas do tamanho dos ouvidos e dos olhos curiosos. Sessão de contos com Helena Faria. M/3.

Má Educação – Peça em 3 Rounds

Sábado, 25 de Março, às 16h no Convento São Francisco

Nesta peça, o palco transforma-se num ringue de boxe. Um piano de cauda acompanha os combates como um árbitro que vai dialogando com quem ali se enfrenta e também com a música que se ouve. Em cena, uma bailarina, uma actriz e uma criança, de três gerações diferentes, entram em jogo e em disputa: quem ensina o quê a quem? Quem prepara quem e para que futuro? Quem aceita retirar-se para dar lugar a outro que chega? Um espectáculo de Inês Barahona e Miguel Fragata, com coreografia de Victor Hugo Pontes.

Branco

Sábado, 25 de Março, das 20h30 às 23h30 no Museu Nacional de Machado de Castro

Espectáculo para bebés e não só. «No silêncio do branco há uma linha vazia de sons e palavras, um verso sem rima à espera que cada cor no seu brilho ecoe. Branco é um espetáculo de cor e de luz.
Branco é a cor de uma nuvem, o calor de um colo, a liberdade de um momento e a inocência de um sorriso. Quantas cores brincam no branco? Num mundo branco, calmo e sereno vivem as cores do arco íris. Todos os dias acordam bem cedo e na luz branca do branco mostram o esplendor da sua cor. Um pássaro azul , uma mão amiga, um chapéu para dar… Querem saber mais ? Não podemos contar
A Estação das Letras apresenta Branco, um espetáculo sem princípio nem fim. Interpretação: Tiago Duarte. Duração: 40 minutos | 5€ por participante | marcações obrigatórias para 964 090 165. 

The Grau

Sábado, 25 de Março, às 21h30 no Liquidâmbar

Projecto artístico que celebra 27 anos de caminhos de rock conimbricense com filosofia acidentalista, trazendo na bagagem álbuns como 13, 20 Anos de Co-existências e o mais recente 3 Tempos, lançado pela Lux Records em 2022, sem censura e com temas novos cheios de garra.

Ouvir Sem Ver 

Sábado, 25 de Março, às 17h30 no Pavilhão Centro de Portugal

Concerto da Orquestra Clássica do Centro, com direcção do seu maestro titular Sérgio Alapont e a participação da solista Ana Aroso (Harpa). Trata-se de um evento em parceria com a ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal. Sugere-se, por conseguinte, ao público, se assim o desejar, que assista ao concerto de olhos vendados. As vendas serão disponibilizadas no dia do concerto a um preço simbólico que reverte para a ACAPO.

Feira dos Lázaros

Domingo, a partir das 10h, no Bairro de Celas

A Feira dos Lázaros recria uma das tradições da população salatina da Alta de Coimbra feita no penúltimo domingo da Quaresma – domingo de Lázaros. Na feira é possível encontrar produtos iguais aos que se vendiam na época, tais como doces, brinquedos e os ‘Lázaros’ (passaritos, feitos de massa e farinha, enfeitados com penas, que os doentes de lepra faziam e vendiam a quem os visitava para angariar alguns tostões). Os mais velhos recordam os costumes e os mais novos ficam a conhecer brinquedos e guloseimas do tempo dos seus avós e bisavós.

Open Day no Canil Municipal 

Domingo, 26 de Março, das 11h às 13h e das 14h às 16h no Canil Municipal (Largo do Choupal)

É possível visitar o canil e conhecer todos os animais que se encontram para adopção. Quem quiser adoptar neste dia tem isenção de taxa, o que torna o processo completamente gratuito. Uma medida que visa promover a adopção responsável de animais, que são entregues desparasitados, vacinados, identificados electronicamente, registados e esterilizados, sendo ainda realizada a emissão do respectivo Boletim Sanitário.

Carolina Deslandes 

Domingo, 26 de Março, às 21h no Convento São Francisco

Concerto da cantora que está, neste momento, a preparar o novo álbum Caos, do qual já revelou os singles Paz, Vai Lá e Precipícios, em parceria com Carlão. O álbum vai estrear em Coimbra.

Trilogia de Alice

Estreia segunda-feira, 27 de Março, Dia Mundial do Teatro, no TCSB

Peça do dramaturgo irlandês Tom Murphy, com encenação de Nuno Carinhas. É a 75.ª criação da Escola da Noite e encerra as comemorações dos trinta anos da companhia. A acção situa-se na Irlanda, entre os anos 80 do século XX e a primeira década do século XXI. Em noventa minutos de espectáculo, o público é convidado a fazer uma viagem por três momentos da vida de uma mesma mulher ao longo deste período. Trabalhando pela primeira vez com A Escola da Noite, cabe à actriz Rita Brütt interpretar o papel da protagonista – Alice, uma doméstica casada com um banqueiro de sucesso, mãe de três filhos – nas diferentes idades imaginadas por Murphy: aproximadamente 20, 30 e 40 anos.

Mais Histórias

Coisas para Fazer em Coimbra

Celebramos os 50 anos do 25 de abril com a estreia do nosso primeiro documentário original. Estreia dia 24 de abril, no TUMO, e é um entre tantos contributos que tornam a data ainda mais bonita e importante do que já era. Celebremos a liberdade.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

O calor vem acompanhado de grandes nomes da música brasileira da actualidade este fim-de-semana, mas a agenda ferve de muitas outras propostas para todos os gostos e carteiras.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Já seguem o João Pardal nas redes, estudante de Coimbra…em 1969?

De forma cronológica, factual, na primeira pessoa e aos quadradinhos: a cooperativa de história Rebobinar encontrou uma nova forma de contar como o movimento estudantil de Coimbra antecipou a revolução de Abril. Conheçam o jovem que, há 55 anos, já andava pelas redes sociais a registar o que via.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow

Discover more from Coimbra Coolectiva

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading