Contribuir small-arrow
Voltar à home
Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

Coisas para Fazer em Coimbra

Desde teatro clown chegado directamente de Barcelona à ocupação artística da antiga Manutenção Militar, passando pelo Circular 23 que promete encher o Exploratório de sustentabilidade e economia circular até transbordar.

Partilha

Fotografia: Teatrão (capa)

Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

Já lá vão dois anos. De 11 a 17 de Maio, a Casa do Cinema celebra o segundo aniversário de lutas e conquistas, 1600 sessões e quase 30 mil espectadores dentro e fora de portas com 21 filmes, entre eles nove ante-estreias e três em estreia nacional. Com a cidade ao rubro nesta semana que antecede os aguardados concertos dos Coldplay e a Queima das Fitas, os próximos dias estão cheios de coisas para fazer, sobretudo teatro, música e exposições. Destacamos algumas propostas, para miúdos e graúdos, mas para saberem tudo além das novidades consultem a Agenda.

SeBENTA

Quarta-feira, 10 de Maio, às 21h30 no Salão Brazil

Maré é o novo single dos seBENTA que vai ser apresentado neste concerto. Foi escrito recentemente e não faz parte do álbum (Maior)idade. Antes é um tema distinto com «um lado muito emocional e espiritual», segundo Paulecas (baixo e voz).

Oficina Tai Chi Chuan

Quinta-feira, 11 de Maio, às 18h no Centro Cultural Penedo da Saudade

A proposta é descobrir as bases da ancestral arte marcial Chi Kung/Tai Chi Chuan, atividade que visa conservar uma mente sadia e promover a saúde, no geral, através de movimentos corporais subtis e fluidos. Será dinamizada por João Álvaro. Repete no dia 18 de Maio.

Velas Escarlates

Quinta-feira, 11 de Maio, às 21h30 no Casa do Cinema de Coimbra (Galerias Avenida)

Algures no Norte de França, Juliette é criada pelo pai, Raphaël, um soldado que sobreviveu à Primeira Guerra Mundial. Apaixonada por canto e música, certo Verão, a jovem solitária conhece uma feiticeira que lhe promete que um dia velas escarlates a levarão para longe da aldeia. Juliette nunca deixará de acreditar na profecia. Um filme de Pietro Marcello, em ante-estreia, para celebrar o 2º Aniversário da Casa do Cinema de Coimbra sujo cartaz completo encontram aqui.

56ª Edição do Rally de Portugal

Quinta e Sexta-feira, 11 e 12 de Maio, às 18h na Porta Férrea da UC

Coimbra volta a ser palco da cerimónia de partida do evento, com uma sessão de autógrafos com as estrelas do WRC, marcada para as 18h00, e a partida oficial do rally, às 20h30. No dia seguinte, os concorrentes partem de Coimbra para as duplas passagens pelas classificativas de Lousã (12,03 km), Góis (19,33 km) e Arganil (18,72 km), e a passagem por Mortágua (18,15 km), antes da estreia da super-especial da Figueira da Foz, às 8h15.

Silence, Silence, Silence, Please

Sexta-feira, 12 de Maio, às 21h30 no TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente

Peça em que as atuações se centram na imersão do público nos estados psicológicos e físicos das pessoas que vivenciam os acontecimentos da invasão russa da Ucrânia — desde as condições de exposição à artilharia constante e aos bombardeamentos aéreos, passando pelos horrores e pela descrença, culminando na resistência nacional generalizada. Trata-se de uma tentativa de estabelecer um caminho para a dedução de processos de raciocínio e mobilização dos corpos dentro do modo de funcionamento de sobrevivência. Uma criação Pavlo Yurov, Anatoliy Tatarenko. Projecto Odisseia Nacional.

Ana Lua Caiano

Sexta-feira, 12 de Maio, às 22h no Salão Brazil

Concerto que explora a fusão musical entre a música tradicional portuguesa e a eletrónica. Aos coros, harmonias e cânones, juntam-se os sintetizadores, drum-machines e sons retirados do dia-a-dia da artista que, assim, constrói uma estética sonora com raízes no passado, mas projetada no mundo moderno e tecnológico.

Múria

Sexta-feira, 12 de Maio, às 22h na OMT – Tabacaria do Teatrão

Concerto do grupo que nasceu em 2016, numa formação tradicional do jazz com Susana Nunes (voz), Diana Cangueiro (piano), Carlos Borges (baixo) e Miguel Fernández (bateria) com a missão de preservar, reapropriar-se e enriquecer repertório tradicional português, de Trás-os-Montes até ao Algarve, Açores e Madeira. Personificam canções de trabalho, de amor, de embalar, danças, hinos – tudo num espectro que vai do misticismo ao encantatório.

Coimbra Circular 23

Sexta-feira e Sábado, 12 e 13 de Maio, às 10h no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra

Iniciativa que tem o objetivo de oferecer uma experiência única sobre sustentabilidade e economia circular para participantes, voluntários, expositores e toda a comunidade. Com diversas atividades, como dinâmicas, palestras, mercado e oficinas, o Circular 23 busca atrair os decisores da política local, investidores, empreendedores e a comunidade para refletir e debater sobre a circularidade e os avanços empreendedores em economia circular. Programa aqui.

O Sal Que Não Salga

Sábado e Domingo, 13 e 14 de Maio, às 15h na Rua da Manutenção Militar, 9

Exibição de 64 obras, performances, instalações e objetos descobertos durante a preparação do sítio para a nova exposição efémera do colectivo Pescada Nº5, co-organizado pela Câmara Municipal de Coimbra e em parceria com a Biblioteca Geral, o Museu da Ciência da Universidade, o Centro Hospitalar e cidadãos da região das Marinhas de Sal-Gema de Rio Maior.

Noite Europeia dos Museus

Sábado, 13 de Maio, em vários locais

O Mosteiro de Santa Clara-a-velha celebra a Noite Europeia dos Museus com as oficinas Horta monástica sustentável, para crianças dos 6 aos 12 anos, e O Saber dos Nossos Avós, às 11h15, e a visita guiada O impacto das alterações climáticas na ruína, das 21h às 22h. As atividades são gratuitas com inscrição prévia. O Jardim Botânico propõe duas visitas nocturnas à Estufa Tropical. Durante uma hora, pode-se percorrer o espaço emblemático da cidade e descobrir mais sobre as suas colecções às 21h e às 22h. A entrada é livre, mas com inscrição obrigatória aqui. O Museu Nacional de Machado de Castro propõe: às 15h uma «Incursão num arquivo fotográfico sobre Coimbra e o Museu»; das 16h às 23h30 pintura de «Pedrinhongos» e colagens tridimensionais; às 21h30, pintura de um «Pedrinhongo» pelo artista Victor Costa; às 22h, um recital de piano por Klaudia van Eenbergen. A Casa Museu Bissaya Barreto estará aberta aos visitantes entre as 21h e as 00h.

Escola dos Coelhos – Missão Ovo Dourado

Sábado, 13 de Maio, às 11h30 no TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente

A Escola de Coelhos está em alerta máximo: o coelho da cidade, Leo, quer destruir a Páscoa de uma vez por todas. Com um grupo de raposas locais, estas planeia destruir todos os ovos de Páscoa. Conseguirão Max, Emmie e os seus amigos detê-lo? Com a ajuda da sua sábia professora, Madame Hermione, os nossos heróis têm de aprender a dominar uma misteriosa técnica de luta e descobrir o que significa confiar em alguém – até mesmo numa raposa. Um filme de Ute von Münchow-Pohl.

Dama Pé de Mim

Sábado, 13 de Maio, às 11h no TCSB – Teatro da Cerca de São Bernardo

Minimalista, divertida e invulgarmente próxima, esta história musical transporta o público pelas subtilezas da amizade e pela profundidade dos valores que ela convoca. Com Ana Madureira. M/3.

Sfistikated

Sábado, 13 de Maio, às 19h na Casa das Artes Bissaya Barreto

Cruzam fronteiras de géneros musicais criando uma amálgama de música eletrónica, pop e hip-hop rasgada por glitches e toques de experimentalismo. O projeto de João Marques, teclista dos First Bread After Coma, e de Roberto Oliveira, guitarrista dos Whales, é relativamente recente, mas entusiasma quem os ouve. Evento integrado na programação e Festival Santos da Casa.

O Misantropo

Sábado, 13 de Maio, às 21h30 no Convento São Francisco

O espetáculo de Molière, vai ser representado pela primeira vez em Portugal perante o Rei e toda a corte e o espetáculo está longe de estar pronto. Há um grupo de atores, juntos por misteriosas e diversas razões, dispostos a muito – ou a tudo – mesmo antes de se ouvirem as pancadas de Molière. Há um homem que tem aversão aos seres humanos, que não gosta da convivência social. Há, acima de tudo, o desejo fervoroso de frequentar a corte e agradar o Rei. Por Hugo van der Ding e Martim Sousa Tavares a partir Molière.

Máquina de Encarnar

Sábado, 13 de Maio, às 21h30 na OMT – Teatrão

Espetáculo performativo de ato único que explora o paradoxo e a violência das relações entre os seres humanos. É uma máquina que quer transformar um ato teatral passivo numa manifestação artística de alerta. Uma luta num espaço fechado, desonesta, onde a vítima já está escolhida. Uma criação de ASTA Teatro.

Azia + Gonçalo Guiné

Sábado, 13 de Maio, às 22h30 no Salão Brazil

Azia, rapper e produtora do Porto, em 2022 o seu álbum de estreia, Causa Torpe, feito de ritmos cerrados, samples claustrofóbicos e paisagens narcóticas. Gonçalo Guiné, rapper e beatmaker de Coimbra, foi-se forjando ao estilo Boombap do Hip-Hop dos anos 90, não se furtando a outras influências. Apresenta-se agora em trio, na companhia de Paulo Silva na bateria e Gonçalo Parreirão nas cordas

Práticas Desmaterializadas

Sábado, 13 até 20 de Maio, das 11h até ás 18h no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova

Nesta oficina, com Clara Sampaio, vai-se investigar como alguns artistas têm lidado com outras formas de realização de trabalhos na contemporaneidade, tendo a ideia como centro das ações. Vai-se revisitar trabalhos em torno da palavra, do som e da performance, em ações presenciais e virtuais, próximas e à distância, que convocam o espectador para experiências por vezes momentâneas, tendo como ponto de partida trabalhos de artistas como Yoko Ono, Francis Alÿs, Jenny Holzer, de entre outros. Segunda sessão no dia 20 de Maio.

Now Here, Nowhere

Sábado, 13 de Maio, às 17h no CAV/ Encontros de Fotografia

À conversa sobre a exposição Now Here, Nowhere vão estar: Victor Torpedo (artista visual e músico, autor das fotografias); Filipe Ribeiro (curador da exposição); Miguel von Hafe Pérez (curador do ciclo a vida, apesar dela; e Rui Miguel Abreu (jornalista do Expresso).

Guarda-Chaves Visita o Chiado

Sábado, 13 de Maio, às 21h30 no Museu Municipal de Coimbra – Edifício Chiado

A irrequieta personagem do Guarda-Chaves estreia uma nova visita, ao Museu do Chiado, na Noite Europeia dos Museus. As inscrições para estas visitas são gratuitas, mas limitadas ao número máximo de participantes definido para cada visita. Podem ser feitas pelos contactos habituais do TCSB: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt.

Concertos para Bebés

Domingo, 14 de Maio, às 10h e repete às 11h30 no Convento São Francisco

Neste concerto para bebés até aos 36 meses, as artistas convidadas Inesa Markava (movimento) e Ana Luisa Cunha (imagem) vão oferecer dança e rabiscos.

Contos na Praça

Domingo, 14 de Maio, às 11h no Bairro Norton de Matos

As Praças de Cabo Verde, da Índia e dos Açores (do Bairro Norton de Matos) vão animar-se com leitura de contos para miúdos e graúdos, de Abril a Setembro, uma vez por mês, ao Domingo. A segunda sessão é na Praça da Índia. Programação aqui.

Pedir a Palavra

Até 14 de Maio, das 15h às 20h no Convento São Francisco

Tendo como ponto de partida a exposição Primaveras Estudantis: da crise de 1962 ao 25 de Abril, este projeto de mediação propôs um conjunto de oficinas destinado à criação de artefactos de comunicação, designadamente cartazes, revisitando a importância estratégica do formato do cartaz nas formas da luta estudantil em Portugal durante o Estado Novo e adaptando-as às possibilidades de comunicação e criação oferecidas pelos novos media, com alunos da turma do 10.º 9 da Escola Secundária José Falcão.

Home

Domingo, 14 de Maio, às 17h na OMT – Teatrão

Neste espetáculo Cristina pretende mostrar, através de situações do quotidiano, a tremenda falta de comunicação que pode existir entre duas pessoas que partilham o mesmo espaço, mesmo que partilhem uma vida. Cristina pega neste drama, que a maioria de nós já viveu alguma vez, dá-lhe a volta, transforma-o e atinge o seu objetivo: que sejamos capazes de olhá-lo, partilhá-lo e rir dele. Uma criação da Companhia Cris-Is.

Mais Histórias

Coisas para Fazer em Coimbra

Celebramos os 50 anos do 25 de abril com a estreia do nosso primeiro documentário original. Estreia dia 24 de abril, no TUMO, e é um entre tantos contributos que tornam a data ainda mais bonita e importante do que já era. Celebremos a liberdade.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

O calor vem acompanhado de grandes nomes da música brasileira da actualidade este fim-de-semana, mas a agenda ferve de muitas outras propostas para todos os gostos e carteiras.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Já seguem o João Pardal nas redes, estudante de Coimbra…em 1969?

De forma cronológica, factual, na primeira pessoa e aos quadradinhos: a cooperativa de história Rebobinar encontrou uma nova forma de contar como o movimento estudantil de Coimbra antecipou a revolução de Abril. Conheçam o jovem que, há 55 anos, já andava pelas redes sociais a registar o que via.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow

Discover more from Coimbra Coolectiva

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading