Contribuir small-arrow
Voltar à home
Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

Coisas para Fazer em Coimbra

Os Coldplay estão em Coimbra para quatro grandes espectáculos, mas também é semana de Serenata Monumental, Queima das Fitas e há outras propostas para conhecer e fazer pela cidade.

Partilha

Fotografia: Oficial Coldplay (capa)

Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

whatsapp-icon

Chegou a semana mais badalada do ano. Até Domingo, Coimbra recebe os espectáculos da banda britânica Coldplay no Estádio Cidade de Coimbra, que começam às 18h45 com Bárbara Bandeira e Griff e acabam por volta da meia noite. Uma vez que a mobilidade no centro da cidade vai estar bastante condicionada, alertamos quem vai aos concertos que há uma pulseira especial para aceder à rede da SMTUC nestes dias que custa 4€ e está à venda em pontos móveis e fixos, inclusive junto do início dos percursos e nos autocarros. Encontram essa e restante informação úteil aquiaqui.

Quinta-feira também é noite de Serenata Monumental e sexta começam as Noites do Parque da Queima das Fitas, mas há mais propostas na cidade por isso destacamos algumas novidades e encontram facilmente o resto na Agenda.

Bordalo II & (Less)PlasticBrain

De 16 de Maio a 18 de Junho, das 10h às 13h e das 14h às 18h no Exploratório Centro Ciência Viva

Sabe que os plásticos que utilizamos no dia a dia podem libertar substâncias tóxicas que se acumulam no meio ambiente e também no nosso corpo, incluindo no nosso cérebro!? Essa acumulação pode prejudicar a nossa saúde, contribuindo para doenças como cancro, obesidade, infertilidade ou até défices cognitivos. O projeto (Less)PlasticBrain, desenvolvido na Universidade de Coimbra por investigadores do CNC, do CEMMPRE e do MARE, procura avaliar os efeitos que os compostos tóxicos dos plásticos podem ter no desenvolvimento do cérebro humano e encontrar compostos alternativos produzidos a partir de produtos naturais, que sejam seguros para a nossa saúde e para o meio ambiente.

Marcha LGBTQIA+

Quarta-feira, 17 de Maio, às 17h concentração no Jardim do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

Na 14ª marcha contra a Homofobia e Transfobia de Coimbra volta-se às ruas para reivindicar os direitos à saúde, trabalho, família, condições dignas de habitação e inclusão social para pessoas trans e não bináries em Portugal. Ainda há muito pelo que caminhar, muito que exigir até atingir a igualdade e até que os direitos da comunidade LGBTQIA+ sejam cumpridos. À noite há Festa da marcha no Atelier a Fábrica, com Rebeca Ávila, Diogo Rivers & Vicente Waters.

Matsuo na Pet&Tea

Até Domingo, 21 de Maio, das 12h às 19h no Pet&Tea

A artista japonesa irá pintar um mural na Pet&Tea entre os dias 16 e 21, ao vivo. As pessoas interessadas podem assistir ao processo da artista.

Parada Coimbra a Brincar

Quarta-feira, 17 de Maio, às 10h30 no Largo da Portagem

A APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra dá a conhecer o programa desta grande festa do brincar, evento que organiza anualmente em conjunto com vários parceiros, e que este ano decorrerá nos dias 28 e 29 de Maio, no Parque Verde e outros espaços.  

Marisa Martins

Transformar pela Arte – O Eu no Museu  

Quarta-feira, 17 de Maio, às 14h30 no CES – Centro de Estudos Sociais – UC (sala 1)

Programa de estimulação cognitiva e social com pessoas com demência e seus cuidadores. Criado em 2011, no Museu Nacional de Machado de Castro, em parceria com a Alzheimer Portugal. Face à atual inversão da pirâmide etária, é urgente apoiar uma faixa da população idosa, muitas vezes, ainda ativa. Estes programas são um meio de socialização e de recuperação de cidadania, sendo a obra de arte utilizada como instrumento de comunicação, promotora da saúde mental e do enriquecimento cultural. Uma oficina com Virgínia Gomes.

Grémio Boémio

Quarta-feira, 17 de Maio, às 21h30 no Grémio Operário de Coimbra

Stand up comedy com o anfitrião José Bernardo, mais comediantes surpresa e momento open mic. M/16.

Guarda Chaves desvenda o Pátio da Inquisição

Quinta-feira, 18 de Maio, às 18h no Pátio da Inquisição

A personagem do Guarda Chaves transporta o público pelo Pátio da Inquisição desvendando as muitas vidas e instituições passaram por este espaço: o Tribunal da Inquisição, o Real Colégio das Artes, a GNR, o Canil Municipal ou a Casa dos Pobres.

Foto: CAV

Escuro

Quinta-feira, 18 de Maio, às 18h no Centro de Artes Visuais

Visita guiada à exposição com Miguel Von Háfe Perez e Luís Palma.

Declamar Poesia

Quinta-feira, 18 de Maio, às 22h no Café TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente

Vanda Ecm, Olga Coval, Catarina Matos, Lurdes Telmo e Rui Amado têm em comum o gosto pela poesia e promovem leituras partilhadas. Depois da leitura dos poemas selecionados, há sempre um momento de microfone aberto.

Carimbo eu, carimbas tu… carimbamos todos

Sábado, dia 20 de Maio, às 11h no TCSB – Teatro da Cerca de São Bernardo

A ilustradora e designer Helena Zália regressa esta semana ao Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, com uma oficina de… carimbos! É mais uma proposta para as crianças da cidade, no âmbito do programa Sábados para a Infância. Na oficina para crianças entre os 6 e os 12 anos propõe-se criar carimbos simples, que «vão vaguear pelos papéis» e «dar origem a composições e narrativas visuais».
Papel, tesoura, cola, folhas de esponja, almofadas de carimbo e lápis de grafite é tudo o que precisamos para dar largas à imaginação em mais uma oficina dos Sábados para a Infância.
A actividade tem a duração de duas horas.

Oficinas Familiares

Sábado, dia 20 de Maio, às 15h30 no Centro de Artes Visuais

Oficina que nasce da visita às exposições Now Here, Nowhere, de Victor Torpedo e Escuro, de Luís Palma onde os participantes são convidados a criar numa máquina recolectora de imagens e criadora de novas narrativas. Tendo como ponto de partida as obras expostas, propomos uma reflexão sobre as imagens que guardamos na nossa memória e o que fazemos com elas. Público-Alvo: Famílias (crianças dos 4 aos 12 anos).

Foto: Ivete Sangalo (oficial)

Queima das Fitas 2023

Sexta-feira, 19 até 26 de Maio na Praça da Canção

Ivete Sangalo é um dos nomes do cartaz deste ano da festa académica que começa de dia 18 para 19 de Maio com a Serenata Monumental, no Paço das Escolas. De 19 a 26 de Maio todos os caminhos vão dar à Praça da Canção para as Noites do Parque. Além do placo principal, no Palco RUC a programação é da responsabilidade da Rádio Universidade de Coimbra. No dia 23 há Cortejo a partir das 14h30. Encontram o programa completo aqui.

Noite Europeia dos Museus e Dia Internacional dos Museus

Até sexta-feira, 19 de Maio, às 10h30 em vários espaços da cidade

A Coimbra Rede de Museus elaborou um programa com os parceiros de conversas, visitas guiadas, oficinas, apontamentos musicais, atividades para crianças e acessos livres. Está disponível aqui. 

Oficina de Fantoches

Sábado, 20 de Maio, das 10h30 às 12h30 no Espaço 25 (Rua Adelino Veiga)

Oficina de construção de fantoches, leitura de histórias e ensaio de uma peça de Álvaro Cunhal, para crianças a partir dos 6 anos, jovens e adultos, com sessões nos dias 25 de Março, 22 de Abril, 6, 3 e 20 de Maio (Sábados). Com Eurídice Rocha.

Antares: Para além do horizonte

Sábado, 20 de Maio, às 11h no Observatório Geofísico e Astronómico da UC

Teatro, narração, dança e projeção tendo o cosmos como cenário. O novo projecto da Recortar Palavras conta a história de Antares, uma menina que adora o céu. Uma forma lúdica de aprender mais sobre as estrelas, constelações e astros.

Romaria do Espírito Santo

Até 13 de Junho, a partir das 16h45, no Largo da Igreja de Santo António dos Olivais (Coimbra)

Um mês de animação popular e comunitária no Largo dos Olivais com a tão acarinhada Romaria do Espírito Santo. Como é habitual, não vão faltar as barraquinhas de farturas e de comes e bebes; a venda de artesanato; actuações de rancho, danças e grupos de concertinas; os carrosséis; marchas populares (dia 10 de Junho, pelas 20h30); a missa solene e a procissão (no dia 13, às 20h00).

A Maior Flor do Mundo e as Pequenas Memórias

Domingo, 21 de Maio, às 16h na OMT – Teatrão

espetáculo para maiores de 3 anos, que conta com música ao vivo de Surma, chega ao Teatrão no próximo domingo. Está peça para a infância – criada a partir de duas obras de José Saramago – vai ganhar vida na Sala Grande da OMT e envolver os mais pequenos e os seus pais em fantásticas aventuras na aldeia de Azinhaga. Este espetáculo decorre às 16h e tem serviço de audiodescrição e tradução LGP. Está disponível um desconto especial para acompanhantes (até duas pessoas) das crianças.

Foto: Leirena Teatro – Companhia de Teatro de Leiria

Trilogia Performativa: 1º Acto – Não é aqui que eu sou  

Domingo, 21 de Maio, às 20h30 no Atelier A Fábrica

Espetáculo apresenta uma artista plástica a performar, numa dança não coreografada, os seus próprios limites e as suas rupturas. Corpo e pintura ganham forma a partir de palavras tomadas da obra Água Viva, de Clarice Lispector. Evento integrado no Ciclo de Teatro e Artes Performativas— Mimesis.

Mais Histórias

Coisas para Fazer em Coimbra

Celebramos os 50 anos do 25 de abril com a estreia do nosso primeiro documentário original. Estreia dia 24 de abril, no TUMO, e é um entre tantos contributos que tornam a data ainda mais bonita e importante do que já era. Celebremos a liberdade.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

O calor vem acompanhado de grandes nomes da música brasileira da actualidade este fim-de-semana, mas a agenda ferve de muitas outras propostas para todos os gostos e carteiras.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Já seguem o João Pardal nas redes, estudante de Coimbra…em 1969?

De forma cronológica, factual, na primeira pessoa e aos quadradinhos: a cooperativa de história Rebobinar encontrou uma nova forma de contar como o movimento estudantil de Coimbra antecipou a revolução de Abril. Conheçam o jovem que, há 55 anos, já andava pelas redes sociais a registar o que via.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow

Discover more from Coimbra Coolectiva

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading