Contribuir small-arrow
Voltar à home
Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

Coisas para Fazer em Coimbra

Pensavam que a agenda tinha arrefecido? Pois podem tirar o cavalinho da chuva, porque além das Noites do Parque há muito teatro, cinema, conversas e propostas para os miúdos a acontecer na cidade.

Partilha

Fotografia: Oficial (capa)

Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

É semana de Queima e pós-Coldplay, mas não faltam outras propostas para vos arrancarem do sofá. Algumas mais sérias, como a discussão pública do projecto para a nova estação de Coimbra, mas outras prometem ser bem animadas. Vejam os destaques com as novidades e encontram o resto na Agenda.

Debate: Plano de Pormenor da nova estação de Coimbra

Quarta-feira, 24 de Maio, às 14h30 no Auditório Laginha Serafim – Polo II/Departamento Engenharia Civil

O período de participação preventiva do Plano de Pormenor da Estação de Coimbra (PPEC) está a decorrer até ao próximo dia 29 de Maio. No decurso desse período de participação pública, vai realizar-se um debate relevante sobre o Plano de Pormenor da Nova Estação de Coimbra, com a presença do arquitecto catalão Joan Busquets.

Mostra de Teatro Universitário

A decorrer até 8 de Junho no TAGV e Paços da República dos Kágados

Esta mostra pretende dar a conhecer as criações que os grupos universitários desenvolvem a cada ano letivo, incluindo grupos universitários nacionais e internacionais, num diálogo crítico e histórico que a Academia de Coimbra mantém desde há muito com o Teatro. Realizada desde 2012, propõe dar palco às mais recentes experiências cénicas e dramatúrgicas desenvolvidas no âmbito da academia. Cada edição constitui um momento de partilha e formação, apresentando ao público um conjunto de projetos que ilustram os caminhos de criação em contexto universitário. Os espectáculos são: Movimentos da Esperança e da Vontade — Coletiva InterDito, Medeia — Thíasos, Topus — TEK Teatro Experimental Kagadal, Amálgama — CITAC, 33 — TEUC, Horizonte Insubmisso — Real República Pra-Kys-Táo, Para Lá Da Terra — GEFAC. Datas, horários e outras informações aqui.

Adriana Calcanhotto

Quarta-feira, 24 de Maio, às 21h30 no Convento São Francisco

No final de Março, é lançado o 13º álbum de originais da artista: Errante. O espectáculo, com o mesmo nome, sobe aos palcos europeus em Maio, e Portugal é o país escolhido para a sua estreia mundial, realizando-se o primeiro concerto no Convento São Francisco.

Festa do Dia dos Vizinhos

Quinta-feira, 25 de Maio, das 16h às 22h no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral (Vale das Flores; Coimbra)

Trata-se de um evento festivo e solidário, aberto a toda a comunidade, organizado pela APCC, com o objectivo de construir laços comunitários mais fortes e celebrar a boa vizinhança. Entre outras actividades, haverá concerto de Tiago Silva, dos Pardalitos do Mondego, Coro do Conservatório e tunas académicas. DJ Punk (Fausto Sousa, vocalista dos 5ª Punkada), vai assegurar a animação musical ao longo da tarde. Os visitantes poderão ainda provar petiscos, doces e bebidas, mas também comprar peças de artesanato ou frutas e vegetais (muitos deles resultantes das atividades da APCC) ou tentar a sua sorte com as rifas.

Mimesis

Até 15 de Junho em vários espaços da cidade de Coimbra

Um mês de Mimesis, um ciclo cultural anual organizado pela Reitoria da Universidade de Coimbra, com destaque para a expressão dramática, que visa robustecer a sua presença em redes culturais mais amplas, em laboratórios artísticos e em iniciativas relevantes de reflexão estético-performativa. O programa engloba perto de 40 espectáculos, entre teatro, dança, performance e actividades para crianças, subordinadas ao tema Horizonte. Programa aqui. 

Os filhos dos outros

25 a 31 de Maio na Casa do Cinema de Coimbra (Galerias Avenida)

Rachel é uma mulher de 40 anos, independente e apaixonada pela sua vida. Dedicada aos seus alunos do liceu, aos amigos, à família e aos seus hobbies. Quando se apaixonada por Ali, um homem recentemente separado e com uma filha, envolve-se emocionalmente a 100%, criando laços muito fortes com Leila, a sua enteada, que cuida como se fosse sua filha. Mas amar «Os Filhos dos Outros» é sempre um enorme risco. Um filme de Rebecca Zlotowski. Consultar horários aqui.

Queima das Fitas

De 19 a 26 de Maio na Praça da Canção

Todos os caminhos vão dar à Praça da Canção, para as Noites do Parque. No Palco Principal, entre outros artistas, vai actuar Ivete Sangalo, no dia 25. No Palco RUC, a programação é da responsabilidade da Rádio Universidade de Coimbra, numa aposta mais alternativa. O Cortejo é no dia 23, a partir das 14h30. Programa completo aqui.

Amálgama

Sábado, 26 de Maio, às 21h30 no TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente

Peça do CITAC, com encenação de Tales Frey, inserida na programação de MTU – Mostra de Teatro Universitário, que  pretende dar a conhecer as criações que os grupos universitários nacionais e internacionais desenvolvem a cada ano lectivo. Sinopse detalhada aqui.

As Vidas do Rio

Sábado, 27 de maio, às 10h no Convento São Francisco 

A Marionet e o MARE-UC juntam-se, pela segunda vez, no CresceRio, um projecto construído para pensar os rios urbanos e seus ecossistemas com comunidades escolares. Este é um espectáculo que resulta das saídas de campo, das análises laboratoriais e das várias conversas que investigadores, artistas e uma turma do quarto ano do 1.º ciclo desenvolveram durante os últimos 4 anos lectivos. Um olhar que vai desde o ser humano ao humanamente invisível. (2ª sessão, às 11h15, com interpretação em Língua Gestual Portuguesa).

Caminhada de Apoio à APPACDM

Sábado, 27 de Maio, às 15h no Terreiro da Erva

A Farmácia Figueiredo irá realizar no próximo , a Segunda Caminhada Solidária em prol da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) Coimbra. Esta caminhada terá início no Terreiro da Erva e tem como principal objetivo alertar a população para o grau de sedentarismo que se vive atualmente e motivar para a prática frequente de atividade física.
Em simultâneo, a caminhada pretende concretizar uma ação de solidariedade, com o valor de todas as inscrições a reverter, na íntegra, para a APPACDM Coimbra. A iniciativa começa no Terreiro da Erva, passando pelas ruas Visconde da Luz e Ferreira Borges, em direção à Portagem. Posteriormente, percorre a nova via pedonal junto ao Rio Mondego até ao Choupal. Já no Choupal, todos os participantes terão como oferta um lanche e um momento de relaxamento físico.

João Gil Trio + Joana Rodrigues

Sábado, 27 de Maio, às 21h30 Liquidâmbar

João Gil Trio e Joana Rodrigues voltam a juntar-se para mais um concerto. O trio é composto por Moisés Viegas no teclado, Rui Alvarez no contrabaixo, João Gil na bateria, e a convidada, Joana Rodrigues, na voz.

Pais, não venham cedo no Exploratório

Sábado, 27 de Maio, das 20h30 às 23h30 no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra

Neste serão vai-se explorar a ciência e a diversão que há numa noite magnética. A actividade inclui ceia e destina-se a crianças dos 6 aos 14 anos.

Music-Hall

Sábado e Domingo, 27 e 28 de Maio, às 21h30 e 17h na OMT – Teatrão

Em cena, deparamo-nos com uma cantora de music-hall em decadência. Ladeada pelos seus dois acólitos, eis-nos perante uma Rapariga que nos revela as suas desventuras cénicas. Uma criação Companhia de Teatro de Almada. Texto de Jean-Luc Lagarce. No dia 28 de Maio, a sessão é às 19h00.

Nos Remos de Ulisses

Sábado, 27 de Maio, às 17h30 no Loucomotiva – Grupo de Teatro de Taveiro

A partir da obra de Maria Alberta Menéres, o Loucomotiva conta a história do herói grego e da sua épica viagem de regresso a Ítaca, num espectáculo vocacionado para o público infanto-juvenil (M/3)

Miniexplorastórias a 360º

Sábado, 27 de Maio, às 10h15 e 11h15 no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra

Em Maio, nas manhãs de Sábado, para crianças dos três aos sete anos. As famílias vão explorar a ciência a partir dos livros O Meu Balão Vermelho, de Kazuaki Yamada e Um Livro, de Hervè Tullet. Nas sessões Explorastórias de Maio explora-se a ciência que se esconde nas páginas do livro Rosa Meira, Engenheira, de Andrea Beaty. A sessão repete às 11h45.

Uma coisa cheia de histórias

Sábado, 27 de Maio às 11h no TCSB – Teatro da Cerca de São Bernardo

Uma coisa cheia de história é isso mesmo. Está cheia de histórias. Mas que coisa é essa coisa? — perguntais vós. Primeiro, é uma coisa cheia de histórias para serem contadas ou cantadas ou jogadas ou brincadas. Quanto à coisa em si mesma… Histórias para M/4, com José Geraldo.

No fundo do mar

Sábado, 27 de Maio, às 11h MNMC – Museu Nacional de Machado de Castro

Espectáculo tridimensional onde as crianças emergem num oceano mágico, em que cada animal marinho transmite diferentes sensações causando as mais variadas reacções. Pretende-se também alertar para os problemas ambientais, como a poluição no mar causada pelo ser humano. Com Tiago Duarte. Inscrição obrigatória: 964 090 165.

Landscapes: Scapelands

Sábado, 27 de Maio, 14h30 às 18h30 no Espaço Hab – Rua Eduardo Coelho, 36

Oficina de Fotografia que tem como objectivo desenvolver as capacidades de observação e interpretação do lugar através da técnica fotográfica e, simultaneamente, aprofundar os conhecimentos técnicos, teóricos e filosóficos sobre a Fotografia. Dirige-se a imigrantes a residir em Coimbra e procura contribuir para o seu conhecimento da cidade que é o seu actual território de pertença. Envolve o seu olhar que carrega o que deixou para trás e procura novos horizontes em terra estrangeira. Com Frederico Martinho.

Poesia inédita

Sábado, 27 de Maio, às 15h na Casa Municipal da Cultura de Coimbra

Lançamento do novo livro de José Fanha. Será apresentado por José Ribeiro Ferreira e contará com um momento musical a cargo de Manuel Pires da Rocha.

Slovenia Blood Stories

Sábado, 27 de Maio, às 21h30 no TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente

Pedro Moldão (Portugal) e Miranda Trnjanin (Eslovénia/Bósnia) fizeram um teste genético. Investigaram o seu passado, desde os seus pais até parentes que viveram há centenas de anos atrás. Agora, no palco, vão entender onde suas histórias se cruzaram. Falarão sobre migrações, rotas comerciais, guerras e acordos de paz. É um espectáculo biográfico, onde dois artistas ficcionam um passado que não conhecem para melhor nos contarem a sua história. Para nos falarem sobre amor e traição, troca de bebés, rivalidades familiares, longas viagens. Sobre aquilo que nos une.

Do Continente às Ilhas

Sábado, 27 de Maio, às 22h no Convento São Francisco

II Gala CIOFF® Portugal (Secção Nacional Portuguesa do Conselho Internacional de Organizações de Festivais de Folclore e de Artes Tradicionais)  promete ser um espectáculo de folclore inovador, com a participação de agentes culturais de todo o país.

Ao final da tarde…vamos conhecer mulheres de Coimbra (dos séc. XVI-XIX)

Sexta-feira, 26 de Maio, às 17h no Centro Cirúrgico de Coimbra

Maria Antónia Lopes, doutorada em História Moderna e Contemporânea e professora na Faculdade de Letras da UC, vai falar sobre mulheres de Coimbra (dos séculos XVI-XIX), dos seus direitos, limitações e actividades. E estas histórias tanto podem começar no exemplo da Sebastiana da Luz, como no caso da greve das padeiras de Coimbra, da creditação formal das tecedeiras e das cirurgiãs ou ainda da Maria Bárbara, a tintureira, com actividade próspera (a avaliar pela contribuição). Moderação a cargo de António Travassos, médico oftalmologista.

Onde está a Minha mãeee?

Domingo, 28 de Maio, às 10h no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra

O pequeno macaco pede ajuda à borboleta para encontrar a sua mãe, a dona Macaca. Ela tem uma cauda elegante, mas não é uma cobra; tem pernas compridas, mas não é uma aranha; vive a saltitar, mas não é sapo. Onde está a minha mãeee? mostra que nem tudo é o que parece ser e propõe, de forma lúdica e sensorial, um olhar para ver além do horizonte diverso, respeitando as diferenças. É um espectáculo de linguagens de encenação e manipulação de bonecos para bebés e suas famílias.

Biópico

Terça-feira, 30 de Maio às 22h no Bixos – Zero Box Lodge

Terça, João Moreira, João Lemos e Pedro Santo (criadores de Bruno Aleixo) vão sentar-se à mesa  para conversas que poderiam dar um filme. Samuel Úria e Fernando Alvim serão dois dos convidados. No total, serão quatro sessões no mês de Maio e Junho (10 e 30 Maio e 13 e 27 Junho).

Gostaram do que leram?
E repararam que não temos publicidade?

Para fazermos este trabalho e o disponibilizarmos de forma gratuita as leituras e partilhas são importantes e motivantes, mas o vosso apoio financeiro é essencial. Da mesma forma que compram um lanche ou um bilhete para um espectáculo, contribuam regularmente. Só assim conseguimos alcançar a nossa sustentabilidade financeira. Vejam aqui fazer e ajudem-nos a continuar a fazer as perguntas necessárias, descobrir as histórias que interessam e dar-vos a informação útil que afine o olhar sobre Coimbra e envolva nos assuntos da comunidade.

Contamos convosco.

Mais Histórias

Coisas para Fazer em Coimbra

Celebramos os 50 anos do 25 de abril com a estreia do nosso primeiro documentário original. Estreia dia 24 de abril, no TUMO, e é um entre tantos contributos que tornam a data ainda mais bonita e importante do que já era. Celebremos a liberdade.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

O calor vem acompanhado de grandes nomes da música brasileira da actualidade este fim-de-semana, mas a agenda ferve de muitas outras propostas para todos os gostos e carteiras.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Já seguem o João Pardal nas redes, estudante de Coimbra…em 1969?

De forma cronológica, factual, na primeira pessoa e aos quadradinhos: a cooperativa de história Rebobinar encontrou uma nova forma de contar como o movimento estudantil de Coimbra antecipou a revolução de Abril. Conheçam o jovem que, há 55 anos, já andava pelas redes sociais a registar o que via.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow

Discover more from Coimbra Coolectiva

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading