Contribuir small-arrow
Voltar à home
Voluntariem-se

Companhia do Estudo

Partilhem

Mais projectos cool

Conheçam

Outros projectos cool

Companhia do Estudo: as inscrições estão abertas e procura-se também mentoria em inglês

O projecto cool de combate às desigualdades sociais através da educação, lançado pela Critical Software, em parceria com outras empresas locais, quer apoiar crianças e jovens cujo português não é língua materna ou que residem no estrangeiro.

Partilha

Fotografia: Companhia do Estudo

Voluntariem-se

Companhia do Estudo

Partilhem

Mais projectos cool

Conheçam

Outros projectos cool

A Critical Software e a Companhia do Estudo estão à procura de voluntários para a terceira edição do programa de mentoria para crianças do ensino básico, que pretende combater as desigualdades sociais através da educação. Há duas novidades: a LTPlabs juntou-se à lista de parceiros, onde estão as empresas com sede em Coimbra Bluepharma, Critical Software, Critical Techworks, Nest Collective, Present Technologies, além do apoio da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, CASPAE e Clínica da Educação. Também há uma turma de mentoria em inglês para apoiar crianças e jovens cujo português não é língua materna ou que residem no estrangeiro.

Arranca já em Outubro esta que será a terceira edição deste projecto generoso e muito cool, em que especialistas oferecem o seu tempo para acompanhar crianças em situação de vulnerabilidade social e económica, para quem tenham as mesmas oportunidades. As inscrições estão abertas e todos os voluntários interessados podem submeter as candidaturas até dia 30 de setembro.

Patrícia Garcia, com quem já conversámos, diz que, para a organização é «muito importante continuar a abrir as portas da Companhia do Estudo ao maior número de jovens possível e, por isso mesmo, nesta terceira edição, propusemo-nos a alargar o programa a jovens cuja língua materna não seja o português, contando com a vontade incansável dos nossos voluntários para este desafio. Queremos continuar a inspirar e motivar estas crianças e jovens a construir um futuro melhor, ultrapassando barreiras e fronteiras».

As mentorias em inglês serão coordenadas por Neil Mason, Licenciado em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e pós-graduado em Mentoria e Coaching em Contextos Educacionais.  Com esta nova vertente, o programa, que em 2022 chegou a 25 escolas ou instituições de educação desde Mirandela até o Algarve, pode chegar a mais escolas, inclusive fora do país.

Desde o início do projeto, em 2021, já passaram pela Companhia do Estudo mais de 150 voluntários – há um ano falámos com uma delas – e foram acompanhadas mais 200 crianças através dos programas de mentoria. Nos eventos e iniciativas organizadas ou apoiadas pelas empresas fundadoras, já passaram mais de 400 alunos de todo o país. Susana Santos, People Team na Critical Software, também queria ter um impacto positivo na sociedade e encontrou na Companhia do Estudo o lugar perfeito. «Todos temos contextos e desafios diferentes, mas todos podemos contribuir para a mudança. Sentia que podia e precisava de fazer a diferença na vida de alguém. Nem todos crescemos no mesmo contexto, com as mesmas oportunidades. Mas isso não define o nosso potencial. Muitas vezes, basta conhecermos alguém que acredite verdadeiramente que somos capazes», sublinha a profissional que começou o voluntariado ao dar mentoria a um menino da terceira classe e juntos já fizeram dois anos letivos.  

A Companhia do Estudo, que começou como um programa de mentoria para crianças do ensino básico, hoje está assente em quatro pilares de intervenção para apoiar as crianças e jovens a tornarem os seus sonhos e as suas ambições realidade. «Num dos últimos Workshops que dei, um dos miúdos voltou atrás e disse-me bem alto: “Daqui a três anos, vou ser seu colega!». Fiquei muito feliz por ter conseguido mostrar-lhes que o seu futuro depende da sua própria iniciativa e que existem empresas (como a Critical Software) que acreditam que todos merecem uma oportunidade», sublinha o voluntário Ricardo Almeida, Programme Manager na Critical Software.

Gostaram do que leram?
E repararam que não temos publicidade?

Para fazermos este trabalho e o disponibilizarmos de forma gratuita as leituras e partilhas são importantes e motivantes, mas o vosso apoio financeiro é essencial. Da mesma forma que compram um lanche ou um bilhete para um espectáculo, contribuam regularmente. Só assim conseguimos alcançar a nossa sustentabilidade financeira. Vejam aqui como fazer e ajudem-nos a continuar a fazer as perguntas necessárias, descobrir as histórias que interessam e dar-vos a informação útil que afine o olhar sobre Coimbra e envolva nos assuntos da comunidade.

Contamos convosco.

Mais Histórias

O regresso do Cartola à Praça. Miragem ou milagre de Natal?

O procedimento concursal para a reabertura deve ser lançado ainda este mês e, se tudo correr bem, o espaço comercial com histórico de incumprimentos de pagamentos de rendas ao município reabre no primeiro trimestre de 2024. Perguntámos o que causou os logros anteriores e o que vai ser feito para não voltarem a acontecer.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Arte pela mudança: a oportunidade vem antes do talento na Orquestra Geração

Em Dezembro há concertos, por isso todos os ensaios são poucos. Mas vai muito além dos aplausos o impacto do projecto de inclusão e desenvolvimento pessoal pela arte para crianças e jovens, que voou da Venezuela até Coimbra.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Sala cheia num serão sobre palavras e gestos que «salvam vidas»

Continua a conquistar apoiantes o movimento Humanizar a Saúde em Coimbra, que ganhou impulso na Geração Coolectiva, está a ir às escolas e já tem agenda para 2024.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow