Contribuir small-arrow
Voltar à home
Leiam

Reportagem sobre repúblicas de estudantes de Coimbra

Contribuam

Crowdfunding República dos Fantasmas

Saibam

Repúblicas de estudantes de Coimbra

Está em consulta pública o projeto de regulamento que permite apoiar as Repúblicas de Estudantes

Até 24 de Outubro, quem quiser pode analisar e enviar sugestões sobre o documento que enquadra a comparticipação até 10% do valor total da aquisição dos imóveis onde as repúblicas de estudantes se encontrem instaladas e/ou tenham a sua sede.

Partilha

Leiam

Reportagem sobre repúblicas de estudantes de Coimbra

Contribuam

Crowdfunding República dos Fantasmas

Saibam

Repúblicas de estudantes de Coimbra

Contámos recentemente, no passado dia 31 de Agosto, a história das repúblicas que precisam de 475 mil euros para comprar o imóvel e evitar o desaparecimento de meio século de história viva. Sob risco de ter de interromper a sua continuidade, as Repúblicas dos Fantasmas e Real República Rápo-Táxo, que ocupam os números 13 e 15 da Rua Castro Matoso, em Coimbra, desde 1969, devido ao aumento da renda ao fim do contrato e proximidade do fim de contrato de arrendamento, as associações pediram o apoio da autarquia, na qualidade de Entidades de Interesse Histórico e Cultural ou Social Local. Pedido que, sabemos agora, foi avaliado pelos serviços jurídicos e inviabilizado por falta de enquadramento legal, por isso, acaba de ser publicado em Diário da República o aviso de consulta pública do Projeto de Regulamento Municipal de Proteção de Entidades de Interesse Histórico e Cultural ou Social Local, cujo âmbito de aplicação compreende as Repúblicas de Estudantes de Coimbra.

Durante 30 dias úteis, até 24 de Outubro, quem quiser pode analisar e enviar sugestões sobre o documento que enquadra o apoio financeiro às repúblicas, já reconhecidas como Entidades de Interesse Histórico e Cultural ou Social Local, através de uma comparticipação da Câmara Municipal de Coimbra de até 10% do valor total da aquisição dos imóveis onde as mesmas se encontrem instaladas e/ou tenham a sua sede.

O projeto de regulamento pode ser consultado na Divisão de Relação com o Munícipe da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, durante o horário de expediente, ou na página eletrónica oficial do Município. As sugestões podem ser enviadas por escrito, dirigidas ao presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, apresentadas na Divisão de Relação com o Munícipe ou remetidas, por via postal, para Praça 8 de Maio, 3000-300 Coimbra, ou por correio eletrónico, para geral@cm-coimbra.pt.

A entidade requerente tem de se encontrar instalada ou ter sede no imóvel objeto do pedido de apoio
financeiro para a respetiva aquisição, desde a data da sua classificação pelo Município, como Entidade de Interesse Histórico e Cultural ou Social Local, e o imóvel objeto do pedido de apoio tem de ser essencial à continuidade da atividade prosseguida pela entidade reconhecida pelo Município.
No caso das repúblicas de estudantes, a autarquia avalia os pedidos de apoio atendendo, ainda,
às características do imóvel e do seu estado de conservação, ao projeto social e cultural desenvolvido, ao número de estudantes residentes no imóvel, à situação económica da associação requerente e ao contributo da República de Estudantes para o Município.


O imóvel objeto do apoio financeiro tem de continuar destinado, exclusivamente, à instalação e permanência da entidade reconhecida pelo Município, devendo tal compromisso ser assumido pelo prazo de 20 anos, mediante declaração subscrita pelos representantes legais da entidade apoiada, aquando da prestação da referida comparticipação.

O procedimento para a atribuição do apoio financeiro inicia-se mediante candidatura da entidade, através de requerimento de candidatura, e deve ser instruído com a identificação da entidade proponente, caracterização da atividade desenvolvida pela entidade proponente, breve história e sua contribuição para a vida económica, social e cultural do Município, com a indicação da data e transcrição da justificação que determinou o respetivo reconhecimento pelo Município como Entidade de Interesse Histórico e Cultural ou Social Local, breve memória descritiva e justificativa da candidatura, da qual conste a demonstração da relevância do imóvel objeto da candidatura para a continuidade da atividade da entidade e descrição do imóvel objeto da candidatura, com registo fotográfico.

Gostaram do que leram?
E repararam que não temos publicidade?

Para fazermos este trabalho e o disponibilizarmos de forma gratuita as leituras e partilhas são importantes e motivantes, mas o vosso apoio financeiro é essencial. Da mesma forma que compram um lanche ou um bilhete para um espectáculo, contribuam regularmente. Só assim conseguimos alcançar a nossa sustentabilidade financeira. Vejam aqui como fazer e ajudem-nos a continuar a fazer as perguntas necessárias, descobrir as histórias que interessam e dar-vos a informação útil que afine o olhar sobre Coimbra e envolva nos assuntos da comunidade.

Contamos convosco.

Mais Histórias

Ana Bastos: «Querem que se faça rápido, mesmo que mal. E é dessa maneira que seremos avaliados.»

As soluções para devolver a rua às pessoas e travar o trânsito automóvel são hoje recebidas pela vereadora como medidas sem apoio eleitoral, numa cidade dependente do carro, sem planeamento e que vê o investimento privado a desviar-se para outros concelhos.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Proximidade e uma vida a 30 km/h: soluções para Coimbra na semana da mobilidade

A definição de zonas 30 e de coexistência nos bairros residenciais é o ponto de encontro entre urbanistas, arquitectos, peritos da mobilidade e poder público para desenhar uma cidade com mais vida e menos trânsito. Há já quatro zonas no radar da Câmara.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Companhia do Estudo: as inscrições estão abertas e procura-se também mentoria em inglês

O projecto cool de combate às desigualdades sociais através da educação, lançado pela Critical Software, em parceria com outras empresas locais, quer apoiar crianças e jovens cujo português não é língua materna ou que residem no estrangeiro.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow