Contribuir small-arrow
Voltar à home
Vejam

Programação RE/FORMA

Conheçam

Jardim Botânico da Universidade de Coimbra

Saibam mais

Blue House

Inscrevam as crianças

Oficinas do RE/FORMA

Leiam

Coimbra Coolectiva no RE/FORMA

Estão abertas as inscrições para as Oficinas de Inverno do RE/FORMA no Jardim Botânico

De 19 a 30 de Dezembro, as crianças dos 6 aos 12 anos têm Vivências Temáticas e Brincadeiras Populares para descobrir num dos sítios mais bonitos da cidade.

Partilha

Fotografia: RE/FORMA, Mário Canelas, JBUC

Vejam

Programação RE/FORMA

Conheçam

Jardim Botânico da Universidade de Coimbra

Saibam mais

Blue House

Inscrevam as crianças

Oficinas do RE/FORMA

Leiam

Coimbra Coolectiva no RE/FORMA

Já vos tínhamos contado no Verão, mas a programação do RE/FORMA estende-se até Junho de 2023, acompanhando todas as estações do ano. A coprodução entre a Blue House, o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra e o Jazz ao Centro Clube tem uma programação diversificada, que promove novas formas de fruição do espaço público, e um serviço educativo pensado para os mais novos que estimula a consciência ambiental através das práticas artísticas. 

Ao longo do Verão, dinamizaram nove semanas de oficinas durante as férias escolares para crianças entre os 6 e os 12 anos, no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. Agora estão de regresso nas férias escolares de Natal, com duas semanas de programação pensadas para os mais novos e aproveitando para assinalar os 200 anos da independência do Brasil, com actividades que convidam a explorar a cultura do país sul-americano, transportada para Coimbra por dois artistas radicados na cidade que carregam no corpo e na alma as vivências populares que vão cruzando o Atlântico: Alex Lima e Dani Zulu. 

De 19 a 23 de Dezembro, Dani Zulu explora Vivências Temáticas, com oficinas dedicadas à percussão corporal e aos ritmos tradicionais da cultural tradicional do Brasil. De 26 a 30 de Dezembro, Alex Lima apresenta Brincadeiras Populares, com a criação de brinquedos e descoberta de cantigas e jogos. As oficinas são das 9h/9h30 às 17h30 e incluem almoço. Podem fazer a inscrição online, o preço é de 20€ por oficina ou 80€ pela semana inteira, com descontos para irmãos e funcionários da universidade.

Desde o início do mês e até Março, quem quiser também pode conhecer o jardim através da exposição de fotografia A Imagem do Jardim, também de celebração da reforma pombalina da universidade e dos 250 anos do espaço onde moram milhares de espécies de plantas, flores e árvores com interesse científico, exóticas e autóctones, além de elementos decorativos como tanques e fontes. Património da Humanidade da UNESCO desde 2013, e uma unidade de extensão cultural e de apoio à formação da academia, o Botânico tem duas grandes missões: conservar a biodiversidade e educar e divulgar a ciência, especialmente sensibilizando para o conhecimento e a importância da diversidade vegetal, das alterações climáticas e da utilização sustentável de recursos.

Visitem o resumo da longa história do jardim através de 20 fotografias dispostas ao ar livre. A mais antiga foi captada por Antero Frederico de Seabra, em 1859, e revela espaços e estruturas já esquecidas como a antiga estufa. A exposição pode ser visitada gratuitamente, de 2.ª a Domingo, entre as 9h as 17h30.

Mais Histórias

Festival Política: música cigana local ao palco e as mentiras de Van Der Ding 

É só o aquecimento do evento propriamente dito em Novembro, mas é uma estreia na cidade. Na sexta e Sábado, 10 e 11 de Fevereiro, a «festa da cidadania» chega a Coimbra. Os bilhetes são gratuitos e já podem ser levantados no Convento São Francisco.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Super Local ou a história do herói que faz a ponte entre a quinta e o garfo

Depois de 20 anos trabalhando em projetos de cooperação e desenvolvimento em diversos países, Filipe Duarte voltou às origens para criar um negócio que aproxima produtores agrícolas e consumidores, fortalecendo a economia local.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Lindo Serviço | 8

Por O Tatonas

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow