Contribuir small-arrow
Voltar à home
Participem

Consulta pública

Vejam

Evolução do território nos últimos dez anos

Já podem comentar ou reclamar sobre o Estado do Ordenamento do Território

Pode ser feito via email, correio ou presencialmente. O procedimento de consulta pública do relatório fica aberto até dia 12 de Dezembro.

Partilha

Participem

Consulta pública

Vejam

Evolução do território nos últimos dez anos

O Relatório do Estado do Ordenamento do Território (REOT) é o instrumento que permite a avaliação contínua do desenvolvimento do território, tendo em conta o nível de execução dos objetivos e concretização das acções propostas no Plano Diretor Municipal.

No início de Setembro, a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou, por unanimidade, a abertura do procedimento de consulta pública do REOT relativo a Coimbra e esse período começou ontem. Até 12 de Dezembro, além de consultá-lo na página oficial do Município e na Divisão de Planeamento Territorial da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), podem apresentar à autarquia as vossas sugestões, reclamações ou observações ao documento por escrito e partilhar o poder de decisão sobre a cidade.

A participação é muito importante e até já recolhemos algumas pistas, por isso não deixem de dar o vosso contributo, que pode ser feito de várias formas: por correio eletrónico, através do endereço geral@cm-coimbra.pt; via postal, escrevendo à CMC que fica na Praça 8 de Maio, 3000-300 Coimbra ou entregando directamente no atendimento ao público da autarquia, na Praça 8 de Maio ou na Loja do Cidadão. O atendimento é nos dias úteis das 8h30 às 16h30 e até às 19h30 no caso da Loja do Cidadão, que também abre ao Sábado das 9h30 às 15h.

O Relatório do Estado do Ordenamento do Território estrutura-se em três partes distintas que contribuem para uma leitura global sobre o estado do ordenamento do território: Dinâmicas Territoriais, Dinâmicas de Planeamento e Síntese de diagnóstico e Conclusão, que inclui um exercício de reflexão sobre as dinâmicas territoriais e de planeamento ocorridas, fundamentando, de acordo com a autarquia, a necessidade de revisão do PDM.

A análise deste documento é uma oportunidade para conhecerem melhor a cidade e as transformações sociais, económicas e ambientais que sofreu nos últimos anos e que colocam novos desafios como a resposta ao progressivo decréscimo e envelhecimento da população, o desenvolvimento económico, as alterações climáticas, a transição energética e o desígnio nacional da neutralidade carbónica da economia em 2050. A CMC também disponibiliza um sumário do relatório.

Depois do período de discussão pública, o REOT vai ser objecto de apreciação na próxima Assembleia Municipal.

Mais Histórias

A revolução também morou na Casa dos Estudantes do Império de Coimbra

O número 54 da Avenida Sá da Bandeira recebeu jovens das então colónias portuguesas sob o espírito colonial. Mas o tiro saiu pela culatra e quem acabou por ocupá-la foi a liberdade, o espírito democrático e a luta anticolonialista.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Associação de moradores precisa do contributo de todos para plantar um mural do 25 de Abril no Monte Formoso

Painel de azulejos será «uma obra de arte que destaque e celebre, no espaço público, os valores de Abril». Mais de uma dezena de pessoas já apoiaram a causa. O valor total necessário é de 511€.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

Celebramos os 50 anos do 25 de abril com a estreia do nosso primeiro documentário original. Estreia dia 24 de abril, no TUMO, e é um entre tantos contributos que tornam a data ainda mais bonita e importante do que já era. Celebremos a liberdade.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow

Discover more from Coimbra Coolectiva

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading