Contribuir small-arrow
Voltar à home
Informem-se

Cartão de Amigo

Acompanhem

Programação do Convento São Francisco

Com o Cartão de Amigo pagam quase metade do preço em vários espectáculos no Convento São Francisco

Para já o formato é provisório, em Fevereiro darão os cartões definitivos, mas já é possível aderir à medida que quer facilitar o acesso e aumentar a regularidade dos frequentadores do equipamento municipal que já tem programação anunciada até ao Verão.

Partilha

Informem-se

Cartão de Amigo

Acompanhem

Programação do Convento São Francisco

Seu Jorge, Carolina Deslandes, Rui Veloso, A Garota Não, Companhia Nacional de Bailado, Dino D’Santiago, Ruy de Carvalho, Hugo Van Der Ding – o Convento São Francisco já tem uma lista gorda de propostas para este primeiro semestre de 2023 e podemos ter todos acesso a parte dela de forma mais económica.

A Câmara Municipal de Coimbra criou o Cartão de Amigo do Convento São Francisco com o objectivo principal de alargar, incrementar e democratizar o acesso da população à sua oferta cultural, dando um desconto directo de 40% sobre o valor do ingresso em alguns espectáculos da casa.

A intenção da autarquia com a redução sobre o preço-base dos bilhetes nos espectáculos organizados pela própria Câmara Municipal, de acordo com o que nos foi informado na bilheteira, é de que «as várias franjas da comunidade conimbricense possam aceder, de modo mais regular, continuado e expressivo, à programação artística do Convento São Francisco, e contribuir para um maior envolvimento, formação e fidelização de públicos através de uma política de preços socialmente acessível e atenta à actual conjuntura económica».

O Cartão de Amigo aplica-se aos espectáculos assinalados na Agenda Cultural no site do Convento São Francisco, junto ao preço. Por exemplo, se clicarem na página sobre o espectáculo Má Educação – Peço em 3 Rounds, podem ver em baixo a mensagem: «Cartão de Amig@ aplicável (40% de desconto)». Só se aplica aos bilhetes colocados à venda desde o dia 21de Dezembro e não tem efeitos retroactivos sobre espectáculos que já estavam anteriormente à venda.

Para adquirirem o cartão têm de se dirigir à bilheteira do Convento São Francisco ou à bilheteira online BOL, preencher o formulário com os vossos dados e pagar a anuidade de 20€.

Fizemos a experiência e, no momento em que publicamos este artigo, o cartão tem o formato de um bilhete normal para um espectáculo ao qual está atribuído um número. Segundo nos foi informado, em Fevereiro está previsto que seja substituído pelo formato rígido em plástico, pessoal e intransmissível, válido por um ano civil e renovável mediante intenção do portador. A redução aplicável a um bilhete por espetáculo por utilizador não é acumulável com outras reduções e o cartão deve ser apresentado na bilheteira, à entrada da sala de espetáculo e sempre que solicitado.

Programação para este ano

A Câmara Municipal de Coimbra pretende posicionar o Convento São Francisco como o equipamento cultural de referência no domínio das artes performativas na zona Centro do país, dotando-o de uma «programática definida, diferenciadora e impactante».

Este ano, a autarquia anunciou a continuidade do Ciclo Saudades do Brasil em Coimbra, com a presença de Adriana Calcanhotto, Seu Jorge e Daniel Jobim e Criolo. Também nomes nacionais como A Garota Não, Carolina Deslandes, Jorge Palma, Rui Veloso, André Sardet, Miguel Araújo, Pedro Abrunhosa, Xutos & Pontapés e The Black Mamba.

Seu Jorge

O teatro conta com nomes como Ruy de Carvalho, Ivo Canelas, Maria Rueff e Joaquim Monchique, Ricardo Neves-Neves, Virgílio Castelo e Maria Elisa Domingues, além do acolhimento de produções do Teatro Nacional de S. Carlos e do Teatro Nacional D. Maria II, como a ópera ‘L’Elisir d’Amore’ e O Misantropo, de Molière.

Mantém-se o festival Abril Dança em Coimbra. O Convento conta com a vinda da Companhia Olga Roriz, a Companhia Nacional de Bailado e a estreia em Coimbra da Quorum Ballet. Vai receber pela primeira vez o Festival Política, com um warm up já em Fevereiro, com Dino D’Santiago (numa conversa com a comunidade escolar e um concerto), Tiago Pereira (do projecto A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria) e Hugo van der Ding (para uma conversa performativa sobre inclusão), além de uma oficina para pais e filhos sobre inclusão.

Para dar visibilidade aos jovens talentos do concelho de Coimbra, estão previstos processos de residência artística, mentoria/capacitação e realização de concertos com reconhecidos artistas nacionais em várias áreas. O ciclo Carta Branca a… vai acolher Leonor Quinteiro, vencedora do concurso da TVI Uma canção para ti, com Rui Massena e a Academia de Música de Coimbra, e Filipe Gouveia Melo, com Filipe Raposo e convidados.

O ciclo Santos de Casa Fazem Milagres aposta na estreia de discos, estreias absolutas de novos projectos ou de novos formatos de espectáculo com artistas do concelho e leva ao Convento Beatriz Villar, Filipa Biscaia, Peixinhos da Horta, Coro das Mulheres da Fábrica e Susana China.

Café Curto. Foto: Tiago Cerveira

Um novo ciclo chamado Concílio dos Deuses pretende trazer a Coimbra figuras de referência nacional e internacional na área da música, na vertente instrumental, em vários estilos/universos como Manuel de Oliveira, Carles Benavent, Jorge Pardo, Carlos Garcia, Miguel Veras e Quiné Teles, Olga Kern.

Mantêm-se os concertos semanais do ciclo Café Curto, em parceria com a Blue House, e toda a estratégia associada na área da música independente. São miniconcertos que decorrem às terças-feiras, às 19h, no Café-Concerto do Convento São Francisco. Regressa o Festival Lux Interior, da Lux Records.

A Companhia de Música Teatral traz Mil Pássaros, um projecto que abrange todo o universo pré-escolar do concelho na área da arte para a infância, com acções de formação, oficinas, conferências, instalações e espectáculos, numa articulação estratégica entre as áreas da Educação e da Cultura da autarquia.

Além de Van Der Ding, o humor tem espaço na programação deste ano do Convento com o espectáculo de Nuno Artur Silva e António Jorge Gonçalves e a literatura através das comemorações do Centenário da Biblioteca Municipal de Coimbra que podem conhecer aqui.

Recordamos que os descontos do Cartão de Amigo são apenas para os concertos assinalados, por isso vários dos anunciados são tabelados como habitualmente.




Mais Histórias

A Biblioteca Municipal faz 100 anos e podemos todos celebrar com ela

Desde conhecer escritores como José Luís Peixoto a explorar valências possivelmente desconhecidas, visitamos o espaço cuja reabilitação está na calha há anos – e vai continuar à espera.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Paula Moura Pinheiro: «Irrito-me com Coimbra porque só nos irritamos verdadeiramente com aquilo que é importante para nós»

A jornalista esteve em Coimbra para gravar um Visita Guiada e falou sobre a cidade. Nas respostas encontramos as várias camadas da mulher que formula as questões inquietantes sobre o património português.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

A previsão é de chuva de propostas culturais até Domingo, com a passagem de um Festival de Inverno bem regado a cerveja artesanal.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow