Contribuir small-arrow
Voltar à home
Conheçam

Semana Europeia da Mobilidade

Inscrevam-se

Oficina de Soluções

Jovens de Coimbra: vamos procurar soluções?

Até 17 de Setembro, podem inscrever-se na oficina que estamos a preparar para a Semana Europeia da Mobilidade, em que o desafio é darmos um passeio, observarmos as «pedras no caminho», tomarmos nota e entregarmos as respostas directamente às autoridades locais.

Partilha

Fotografia: Pexels via Pixabay

Conheçam

Semana Europeia da Mobilidade

Inscrevam-se

Oficina de Soluções

Aquele degrau do passeio é demasiado alto? Se houvesse uma ciclovia, faziam aquele trajecto de bicicleta? Por que é que ali o passeio está sempre cheio de carros mal estacionados? Há coisas que ouvimos todos os dias, mas que tal passarmos das palavras às acções? Todos os anos, há uma semana em toda a Europa que é dedicada a actividades sobre a mobilidade sustentável. De 16 a 22 de Setembro, câmaras municipais e cidadãos mobilizam-se no sentido de debater a necessidade de mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, especialmente no que toca à utilização do automóvel particular. 

Aceitámos o desafio da Câmara Municipal de Coimbra para fazer parte da iniciativa europeia e desafiamos agora os jovens de Coimbra, sobretudo aqueles mais atentos e defensores do ambiente, para uma Oficina de Soluções no dia 17 de Setembro. Vai consistir em dois momentos: o primeiro, da parte da manhã (11h), em que um especialista em mobilidade independente acompanha o grupo de 15 que vamos selecionar ao longo de um percurso na cidade, estimulando-o na identificação de problemas e procura de potenciais soluções. 

Pelas 17h, a ideia é que o mesmo grupo apresente as conclusões do exercício matinal de cidadania activa à vereadora da Câmara Municipal de Coimbra com o pelouro da mobilidade, Ana Bastos, num encontro e conversa que também serão sobre a Coimbra do futuro, o que está a ser feito e o que está a ser planeado para melhorar o sítio onde vivemos em termos de mobilidade. 

Para participarem, só têm de ter entre os 15 e os 21 anos e inscreverem-se através deste formulário. O especialista convidado para acompanhar a oficina é João Bigotte, professor convidado da Universidade de Coimbra no âmbito do Programa MIT Portugal, que lecciona disciplinas de inovação e empreendedorismo aos programas doutorais em Sistemas Sustentáveis de Energia e Sistemas de Transportes. Engenheiro civil de formação e doutorado em Urbanismo, Ordenamento do Território e Transportes, o nosso precioso guia também é investigador e muito interessado nas smart/livable cities, na inovação e na mudança tecnológica e mobilidade como serviço.

A Semana Europeia da Mobilidade realiza-se desde 2002. Foi lançada depois do sucesso do Dia Europeu sem Carros, em 2000 e 2001, que surgiu na sequência de uma diretiva europeia (diretiva 96/62/EC) relacionada com a qualidade do ar das nossas cidades e tendo em conta os crescentes problemas relacionados com o uso do automóvel. Coimbra tem mais do que motivos para participar, ainda recentemente os limites de concentração de ozono no ar foram ultrapassados no nosso concelho, afectando a qualidade do ar com potenciais efeitos na saúde da população, segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro e o Instituto Geofísico do concelho de Coimbra.

A Semana Europeia da Mobilidade tem o apoio político e financeiro da Comissão Europeia e é uma campanha que resulta da parceria entre a coordenação europeia, as autoridades locais e a Comissão Europeia. Em 2000, Portugal foi um dos países europeus a assinar a Declaração Europeia, comprometendo-se a participar na iniciativa que tem como objectivos: 

  1. Encorajar o desenvolvimento de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável e, em particular, com a proteção da qualidade do ar, com a mitigação do aquecimento global e com a redução do ruído; 
  2. Consciencializar os cidadãos para os efeitos que a sua escolha de um modo de transporte terão na qualidade do ambiente; 
  3. Proporcionar aos cidadãos oportunidades para se deslocarem a pé, utilizarem a bicicleta e os transportes públicos, em vez do automóvel privado e ainda, promover a intermodalidade; 
  4. Proporcionar aos cidadãos uma oportunidade para redescobrirem a sua cidade ou vila, os seus habitantes e o seu património, num ambiente mais saudável e agradável.

O tema inspirador do programa de acções deste ano é «Melhores Ligações», com a ideia de realçar e fomentar sinergias entre pessoas que ofereçam o seu conhecimento, criatividade e dedicação para aumentar a consciência sobre a mobilidade sustentável e promover mudanças comportamentais a favor da mobilidade activa, para além de alcançar e estabelecer ligações entre grupos já existentes e consolidade e novos públicos. É importante pensar na cooperação, nas soluções políticas centradas nas pessoas e no processo de cocriação, na ligação com o meio físico, na criação de locais de encontro, na combinação de soluções digitais com os utilizadores e na melhor ligação do centro com a periferia.

Na multimodalidade também. No sector dos transportes a multimodalidade é a utilização de diferentes modos (ou meios) de transporte na mesma viagem. A ideia é aproveitar as vantagens específicas de cada modo de transporte como uma mais-valia, tais como: conveniência, velocidade, custo, confiabilidade, previsibilidade, etc. e que, em combinação entre si, podem oferecer soluções de transporte mais eficientes (para pessoas e bens) e ajudam a aliviar a pressão do congestionamento de tráfego, além de tornarem todo o processo mais ecológico, mais seguro e eficiente em termos de custos, com benefícios para a saúde e a qualidade de vida das pessoas.

Mais Histórias

Ana Bastos: «Querem que se faça rápido, mesmo que mal. E é dessa maneira que seremos avaliados.»

As soluções para devolver a rua às pessoas e travar o trânsito automóvel são hoje recebidas pela vereadora como medidas sem apoio eleitoral, numa cidade dependente do carro, sem planeamento e que vê o investimento privado a desviar-se para outros concelhos.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Proximidade e uma vida a 30 km/h: soluções para Coimbra na semana da mobilidade

A definição de zonas 30 e de coexistência nos bairros residenciais é o ponto de encontro entre urbanistas, arquitectos, peritos da mobilidade e poder público para desenhar uma cidade com mais vida e menos trânsito. Há já quatro zonas no radar da Câmara.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coimbr’a Pedal: «O sorriso está sempre presente na cara do ciclista»

Seis meses depois da reactivação, o Coimbr’a Pedal está mais activo do que nunca. Entre diversas iniciativas, colaborações e projectos, o grupo que promove a bicicleta como alternativa de transporte em Coimbra criou o selo «bike friendly» para estabelecimentos comerciais da cidade.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow