Contribuir small-arrow
Voltar à home
Conheçam

Kidical Mass Portugal

Juntem-se

Coimbr'a Pedal

Manifestem-se

Mais segurança e mobilidade suave em Coimbra

Leiam

Opinião | A transformação de Coimbra já começou

Leiam também

Conversa de Café: Usar a bicicleta não é um mito, mas ainda há muito para pedalar

Mais de uma centena pedalou por uma Coimbra mais ciclável na Kidical Mass

Um corredor de dezenas de crianças e adultos percorreu as ruas desde o Centro Escolar Solum Sul até ao Parque Verde do Mondego, por melhores infraestruturas cicláveis e segurança nas estradas e ruas.

Partilha

Fotografia: Filipa Queiroz, Coimbr'a Pedal

Conheçam

Kidical Mass Portugal

Juntem-se

Coimbr'a Pedal

Manifestem-se

Mais segurança e mobilidade suave em Coimbra

Leiam

Opinião | A transformação de Coimbra já começou

Leiam também

Conversa de Café: Usar a bicicleta não é um mito, mas ainda há muito para pedalar

Tudo começou na Geração Coolectiva. Joana Martins conheceu José Carlos Mota, mentor do Programa de Capacitação, e uma partilha que fez na redes sociais sobre uma actividade que desenvolveu de promoção do uso da bicicleta na creche da filha, em Coimbra, levou o professor e activista a colocá-la em contacto com um grupo que se ocupa do mesmo tipo de acções noutras partes do país. Daí até a arquitecta e membro do recém-renascido Coimbr’a Pedal ser desafiada para organizar a primeira Kidical Mass em Coimbra foi um passo.

O grupo informal que acredita na bicicleta como meio de transporte em Coimbra organizou a primeira Massa Crítica de Crianças na cidade no passado Domingo, dia 7 de Maio. A Câmara foi contactada mas acabou por ser necessário organizar a iniciativa ao abrigo da Lei das Manifestações (Lei 406/74), como é explicado numa espécie de tutorial na página oficial nacional. Depois de uma campanha nas redes sociais, passa palavra, cartazes e divulgação da Coimbra Coolectiva, as expectativas foram largamente superadas. Às 10h15, os membros do Coimbr’a Pedal informavam a Polícia de Segurança Pública no local, para acompanhar os participantes ao longo do trajecto, de que eram esperadas cerca de duas a três dezenas de pessoas. Mas a massa humana de adultos, crianças e jovens que, sobre rodas, se deslocou do Centro Escolar Solum Sul rumo ao Parque Verde do Mondego foi de mais de uma centena.

Como se vê e ouve na nossa reportagem vídeo, na Rua do Brasil, uma das mais movimentadas da cidade, as crianças lançaram ao vento o seu manifesto: «Qual é a nossa meta? É andar de bicicleta!». O movimento global que procura responder e dar visibilidade à necessidade e vontade das crianças e adultos usarem modos ativos nas suas deslocações diárias (bicicleta, caminhar, patins, skate, etc.) ganhou assim corpo e voz na cidade onde 57% das pessoas utilizam o automóvel para se deslocarem para o trabalho ou instituição de ensino, apenas 9,3% usa o autocarro (menos 8% do que em 2001) e 8% vai a pé (menos 7% do que há 20 anos), de acordo com a base de dados Pordata. Apesar dos níveis alarmantes de poluição do ar, por exemplo.

Cidadãos de diferentes idades, origens e perfis exigiram pacifica mas sonoramente, entre campainhas e gritos de alegria, a melhoria da infraestrutura ciclável e a pacificação das ruas, principalmente nas envolventes escolares. O mote da Kidical Mass é «Espaço para a próxima Geração», por isso reivindicam-se envolventes escolares seguras e livres de poluição do ar, ruído e tráfego motorizado de atravessamento. Também rotas seguras para as escolas, leis de trânsito rodoviárias amigas da criança, limite de 30km/h nas localidades e ruas com pessoas, ciclovias largas, contínuas e com cruzamentos seguros em estradas principais, bem como mais espaço público dedicado à mobilidade ativa e para estar e brincar.

Em 2022, a Kidical Mass aconteceu durante os meses de Maio e Setembro. Em 2023 repetiu-se este mês, com 500 localidades a participar a nível mundial, de acordo com a página oficial em Portugal. Por cá, além de Coimbra foram 20 a manifestarem-se sobre duas rodas, de Norte a Sul do país.

Mais Histórias

Coimbra ensaia os preliminares para receber a Alta Velocidade

Joan Busquets regressou a Coimbra para desvelar a maquete e apresentar as alterações ao Plano de Pormenor da Estação Intermodal de Coimbra, já com a inclusão do estudo da frente ribeirinha até à Estação Nova.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Melhorias nos SMTUC não diminuem a esperança dos utentes pela mudança

O fluxo das queixas de quem anda de autocarro sinaliza uma via em contramão em relação às melhorias que estão a ser feitas no serviço. A falha no cumprimento de horários é a principal reclamação.

quote-icon
Ler mais small-arrow

TORRE DE CONTROLO | Embarcámos na linha 7 com a Câmara e damos conta dos avanços nos SMTUC

À boleia da viagem de estreia dos novos autocarros eléctricos, accionamos a nossa rubrica Torre de Controlo sobre os SMUTC para saber o que está a ser cumprido e o que falta fazer para termos um transporte colectivo pontual como prometeu José Manuel Silva.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow

Discover more from Coimbra Coolectiva

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading