Contribuir small-arrow
Voltar à home
Manifestem-se

Sobre abate de árvores

Contem-nos

Histórias com árvores especiais

Nasceram mensagens cidadãs no que restou das árvores abatidas pelo município

Um ano depois do abate dos plátanos da Avenida Emídio Navarro, cidadãos manifestam-se alarmados perante os trabalhos de remoção de mais 135 árvores no centro da cidade de Coimbra.

Partilha

Fotografia: Mário Canelas, Sónia Nunes

Manifestem-se

Sobre abate de árvores

Contem-nos

Histórias com árvores especiais

Passou um ano desde que conversámos no Seminário Maior de Coimbra sobre Coimbra e as suas mais antigas habitantes. As árvores não gritam, alguém dizia, e a verdade é que o silêncio parece mesmo servir como uma espécie de consentimento para o que está a acontecer. No dia 25 de Setembro, começaram os trabalhos de remoção de mais 135 árvores no centro da cidade de Coimbra, por «elevado risco de ruptura». Já estava previsto, mas nas redes sociais e nas ruas multiplicam-se os manifestos de indignação por parte de cidadãos preocupados com a razia. As árvores foram assinaladas no relatório fitossanitário apresentado na reunião do executivo municipal de 19 de Junho, no âmbito da candidatura ao Compete 2020 – Aviso 11/REACTEU/2021 – (Re)arborização de espaços verdes e criação de ilhas-sombra em meio urbano.

Gostaram do que leram?
E repararam que não temos publicidade?

Para fazermos este trabalho e o disponibilizarmos de forma gratuita as leituras e partilhas são importantes e motivantes, mas o vosso apoio financeiro é essencial. Da mesma forma que compram um lanche ou um bilhete para um espectáculo, contribuam regularmente. Só assim conseguimos alcançar a nossa sustentabilidade financeira. Vejam aqui como fazer e ajudem-nos a continuar a fazer as perguntas necessárias, descobrir as histórias que interessam e dar-vos a informação útil que afine o olhar sobre Coimbra e envolva nos assuntos da comunidade.

Contamos convosco.

Mais Histórias

O regresso do Cartola à Praça. Miragem ou milagre de Natal?

O procedimento concursal para a reabertura deve ser lançado ainda este mês e, se tudo correr bem, o espaço comercial com histórico de incumprimentos de pagamentos de rendas ao município reabre no primeiro trimestre de 2024. Perguntámos o que causou os logros anteriores e o que vai ser feito para não voltarem a acontecer.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Arte pela mudança: a oportunidade vem antes do talento na Orquestra Geração

Em Dezembro há concertos, por isso todos os ensaios são poucos. Mas vai muito além dos aplausos o impacto do projecto de inclusão e desenvolvimento pessoal pela arte para crianças e jovens, que voou da Venezuela até Coimbra.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Sala cheia num serão sobre palavras e gestos que «salvam vidas»

Continua a conquistar apoiantes o movimento Humanizar a Saúde em Coimbra, que ganhou impulso na Geração Coolectiva, está a ir às escolas e já tem agenda para 2024.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow