Contribuir small-arrow

Quem dança? Há uma call aberta para um novo projeto de criação e formação artística na cidade

Estão abertas as inscrições para as audições do RAMPA.0, o projecto que, pela primeira vez, junta quatro entidades com uma programação cultural regular em Coimbra.

Partilha

Fotografia: Câmara Municipal de Coimbra


O Convento São Francisco, o Teatro Académico de Gil Vicente, a Escola da Noite e o Teatrão, em articulação com as escolas de dança do concelho de Coimbra, estão a lançar um novo projecto de criação e formação artísticas para jovens intérpretes na área da dança. Através do RAMPA.0, as quatro estruturas de programação cultural da cidade pretendem apostar, numa lógica de continuidade e concertação coletiva.

As inscrições para todos os jovens com idades entre os 15 e os 25 anos, naturais e/ou
residentes na região de Coimbra
e interessados na área da dança contemporânea estão abertas e as audições estão marcadas para sábado, 21 de Janeiro, às 10h, no Convento São Francisco.

Os interessados têm de estar disponível para uma segunda chamada no dia seguinte, domingo, dia 22, onde vai ser feita a selecção final para este projeto de audição para bailarinos e intérpretes que junta, pela primeira vez, quatro entidades integradas na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP) que realizam uma programação cultural regular em Coimbra.

O objectivo do RAMPA.0 é capacitar os jovens talentos da região e concretiza-se, nesta fase inicial, na criação de uma obra a apresentar, no âmbito do Festival Abril Dança em Coimbra, no Grande
Auditório do Convento São Francisco a 21 de Abril de 2023.

O coreógrafo convidado é Rui Horta, com um prestigiado percurso internacional, que trabalhará em colaboração com Miguel Oliveira, ex-membro do Ballet Gulbenkian e do Netherlands Dance Theatre.
Ao longo de quase quatro meses, de Janeiro a Abril, os ensaios decorrem no Convento São Francisco duas vezes por semana, às quartas-feiras das 18h às 21h e aos sábados das 10h às 16h, com um período mais intenso durante as férias da Páscoa e subsequente semana da estreia, segundo um calendário predefinido.

Para se inscreverem na audição os candidatos e candidatas devem enviar um email até 18 de Janeiro para abrildancacoimbra@gmail.com com o nome, idade, contacto e currículo.

Mais Histórias

Qual é a vossa arte urbana?

Digam-nos de qual gostam, dir-vos-emos quem são. Fizemos um roteiro das manifestações de arte urbana nas paredes desta cidade que há 900 anos expõem intervenção e liberdade.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

Além das comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos, a Coimbra BD está de regresso e Abril Dança, canta, ouve e lê por estes dias.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Jovens do TUMO pedem de novo a palavra para «escrever o futuro»

55 anos depois, o corajoso ato de um estudante de Coimbra que pediu a palavra quando falar era proibido continua a inspirar jovens alunos a manifestarem-se. O resultado é uma exposição em parceria com a Anozero, onde arte e tecnologia se fundem para manter a chama da liberdade acesa.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow

Discover more from Coimbra Coolectiva

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading