Contribuir small-arrow
Voltar à home

Barbo

Tem 32 anos, vive em Coimbra há nove e faz questão de reforçar que tem trabalho e faz todos os descontos para as finanças e segurança social

Partilha

Fotografia: Mário Canelas

«Eu tenho emprego e vivo num quarto, mas não tenho condições de fazer as refeições onde vivo. Não tenho dinheiro para comprar a minha alimentação, então como aqui quase todos os dias. Nasci na Roménia e vim para Portugal com 23 anos. Queria ter outra vida, ser menos pobre, conhecer outros lugares. Se eu tivesse como, viajava até Lisboa e contava na Assembleia da República sobre as dificuldades das pessoas que comem assim, na rua. Está a ver o que nos deram hoje? Apenas bolos com prazo de validade perto do vencimento, sem nenhuma chávena de leite com café ou um copo de sumo. Está a ver que hoje o reforço são estes bolos que não foram vendidos nas padarias? Eu preferia uma refeição quente, mas é o que é. Este lugar onde estamos hoje é muito mau, estamos no meio da rua, está a ver? Por favor, melhorem a nossa condição.»

Este testemunho faz parte de uma reportagem sobre a população em situação de sem-abrigo em Coimbra que será publicada brevemente.

Mais Histórias

Da Serra à Cidade e da vontade de ver florescer a Baixa

Nasceu no espaço COL.ECO, morou na Rua do Paço do Conde e acabou de reabrir na Rua Corpo de Deus. Acompanhámos a abertura da mercearia tradicional e café que é fruto de uma dinâmica colaborativa entre inquilina e proprietários, unidos pela esperança na dinamização da zona histórica.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Re-food: dezenas de pessoas comem graças aos voluntários do «Uber do desperdício»

Em oito anos, o núcleo do Re-food 4 Good em Coimbra fez muito, mas ainda pode fazer mais. Hunter Halder, fundador do movimento que resgata excedentes alimentares e entrega a quem precisa, está a convocar toda a comunidade para uma Reunião Sementeira na segunda-feira, 4 de Dezembro, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coimbra, modo de usar: dicas do urbanista Nuno Pinto para uma «qualidade de vida enorme»

Especialista em planeamento urbano e em transportes, Nuno Pinto é dos que acha que «isto não está tudo errado». À boleia pelas obras do metrobus, passeamos pela Baixa e fomos até à diáspora para perceber o potencial da cidade para responder aos desafios.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow