Contribuir small-arrow
Voltar à home

Honorato e Isabel

Estavam a viver numa fábrica abandonada em Setúbal, vieram para Coimbra para tentar uma vida mais digna e estão esperançosos

Partilha

Fotografia: Mário Canelas

«Somos um casal e estamos juntos há muitos e muitos anos. Já passamos grandes dificuldades, ficamos há algum tempo a viver como sem-abrigo em Setúbal e, na semana passada, juntamos o que tínhamos e viemos para cá. Escolhemos Coimbra porque há uns anos estivemos aqui e gostamos. Os últimos tempos foram bem difíceis, chegamos a ficar sem nada e fomos viver para uma fábrica abandonada. Quase desistimos. Só tínhamos o rendimento mínimo, que nos garantia comprar comida. Aqui em Coimbra estamos a dormir numa pensão e à procura de saber onde podemos fazer inscrição para encontrar uma casa. Pode ajudar-nos? Posso falar com a Doutora que está ali? É a vereadora, não é? Que Deus nos ajude a conseguir viver aqui.»

Este testemunho faz parte de uma reportagem sobre a população em situação de sem-abrigo em Coimbra que será publicada brevemente.

Mais Histórias

Da Serra à Cidade e da vontade de ver florescer a Baixa

Nasceu no espaço COL.ECO, morou na Rua do Paço do Conde e acabou de reabrir na Rua Corpo de Deus. Acompanhámos a abertura da mercearia tradicional e café que é fruto de uma dinâmica colaborativa entre inquilina e proprietários, unidos pela esperança na dinamização da zona histórica.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Re-food: dezenas de pessoas comem graças aos voluntários do «Uber do desperdício»

Em oito anos, o núcleo do Re-food 4 Good em Coimbra fez muito, mas ainda pode fazer mais. Hunter Halder, fundador do movimento que resgata excedentes alimentares e entrega a quem precisa, está a convocar toda a comunidade para uma Reunião Sementeira na segunda-feira, 4 de Dezembro, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Cooperativas de habitação: não deixar sem chão quem precisa de tecto

Revisitamos o que foi feito e o que está planeado para Coimbra, numa altura em que a carência habitacional é uma realidade e as cooperativas podem ser uma solução.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow