A iluminação de Natal acende-se em toda a cidade e fica ligada até 6 de Janeiro, entre as 18h e as 23h – excepto dia 31 de Dezembro, que vai até às 6h. São quase 300 horas de uma Coimbra mais cintilante até ao Dia de Reis, com uma programação que acompanha a época festiva já a partir do dia 18 de Novembro e que se quer nas ruas e a fazer mexer a economia local.
Música, atividades performativas no espaço público, uma Coimbra Magic Land no Parque Verde, espectáculos de vídeo mapping, iniciativas para as crianças e outras atrações culturais pretendem, de acordo com o município, dinamizar vários espaços da cidade, da Baixa ao Mercado Municipal D. Pedro V, contando ainda com a parceria da Diocese de Coimbra.
Coimbra Magic Land
Da responsabilidade da empresa Vertente Versátil, a maior novidade da programação municipal deste Natal acontece no Parque Verde e tem entrada livre. O Coimbra Magic Land inclui um conjunto de equipamentos e atrações alusivas ao Natal, algumas gratuitas e outras com um valor que varia entre os 2€ e os 3€, como uma pista de gelo ecológica, um carrossel parisiense, um comboio, um snow slide, um hospital infantil, insufláveis, baloiços, trampolins, Fábrica dos Brinquedos, Casinha do Pai-Natal, animadores circenses, personagens da Disney e um mercadinho de Natal.

Baixa
Até ao Dia de Reis, estão previstas arruadas, com animação itinerante, protagonizadas pelo Grupo de Concertinas Os Amigos da Paródia, visitas guiadas aos presépios existentes nas igrejas da Rua da Sofia, Santa Justa, Graça e do Carmo (dia 17 de Dezembro, às 11h). As Ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz voltarão a acolher a Montra de Artes & Ofícios (das 9h às 19h). No dia 19 de Novembro, às 15h, o evento integra uma arruada pela Alcancemelodias – Associação de Concertinas. A 17 de dezembro uma oficina de cerâmica figurativa, a cargo da artesã Maria do Carmo Alves (às 11h) e um desfile, seguido de atuação, pelo Grupo Folclórico de Coimbra, a partir das 15h.
A Baixa recebe meia centena de iniciativas. Nos dias 21, 22 e 23 de Dezembro, um espetáculo de vídeo mapping e dança – A parada do Quebra-Nozes, pela Vortice Dance Company – será projectado cinco vezes na Praça 8 de Maio (18h30, 19h, 20h, 21h e 22h). No final, algumas personagens vão interagir com o público e tirar fotografias.
A Igreja de Santiago acolhe, nas sextas, sábados e domingos, entre os dias 1 a 23 de Dezembro, sempre às 18h30, dez concertos, apresentados por vários coros da cidade, dois grupos folclóricos e etnográficos e um grupo de fados, agentes culturais que integram o tecido associativo do concelho, a saber: Grupo de Fado da Associação dos Antigos Orfeonistas do Orfeon Académico de Coimbra (dia 1), Grupo Folclórico e Etnográfico do Brinca – Eiras (dia 2), Choral Poliphonico de Coimbra (dia 3), Coro Misto da Universidade de Coimbra (dia 8), Grupo Etnográfico da Região de Coimbra (dia 10), Coro de Professores e Coimbra (dia 15), Grupo Vocal Ad Libitum (dia 16), Chorus Ingenium (dia 17), Coro infantojuvenil “Coimbra Cantat” (dia 22), e o Coro D. Pedro de Cristo (dia 23 de dezembro).
A Feira de Velharias assinala a programação municipal, como habitual, nos quartos sábados, na Via Central, decorrendo a edição de Novembro no dia 25 e a de Dezembro no dia 23, das 9h às 18h.
Praça do Comércio
Às quintas e às sextas-feiras, entre 16 de Novembro e 22 de Dezembro, a Associação para a Promoção da Baixa de Coimbra promove a iniciativa A Praça é Sua no Natal. Das 18h às 22h, há atividades de animação musical numa tentativa de dinamizar este espaço histórico emblemático e estimular o comércio tradicional da zona envolvente. Também acontecem as habituais edições da Feira de Artesanato Urbano, nos dias 11 de novembro e 9 de dezembro, das 9h às 19h.
Mercado Municipal D. Pedro V
Há feira Livros no Mercado prevista para os dias 24 (18h – 20h), 25 (10h – 22h) e 26 de Novembro (10h – 16h), com programação paralela associada. No dia 24, às 15h, o compositor e maestro Paulo Bernardino conversa em torno da obra musical de sua autoria, Cantata de Natal, composta a partir de textos de António Arnaut. No dia 26, às 11h, o tema de conversa será a Música de Natal do Séc. XVII. No período da tarde, às 15h, há Contos com pozinhos de Natal, pela Recortar Palavras – Associação Artística, Literária, Educacional e Lúdica.
Presépios
O Presépio de autoria de Cabral Antunes estará exposto no 1º piso do Mercado, de 8 de Dezembro
a 6 de Janeiro. No fim de semana de 8, 9 e 10 de Dezembro, decorre mais uma edição do Hype
Market. A principal atração para os mais pequenos será, além da Zona do Pai Natal (instalada no
Mercado entre os dias 8 e 24 de Dezembro), a tão esperada chegada do Pai Natal ao Mercado (dia 8
às 10h30).
O tradicional presépio da Companhia Municipal de Bombeiros Sapadores de Coimbra, que atrai a
visita de miúdos e graúdos, volta a estar exposto ao público, na Casa Municipal da Proteção Civil, de
15 de Dezembro a 7 de Janeiro, entre as 10h e as 19h. No dia 8 de Dezembro, das 10h às 13h, num percurso que tem início na Praça da República e percorre várias artérias da cidade, há desfile de Pais Natal motards, promovido pelo Clube Motard de Coimbra.
Outras propostas
Para apoiar as famílias e proporcionar atividades de lazer às crianças e jovens durante este período
de férias escolares, a proposta do Município passar por dinamizar, nos seus diferentes equipamentos municipais, um conjunto de iniciativas lúdicas e culturais, direcionadas para a promoção das artes e das letras. A Biblioteca Infantil/Ludoteca (na Casa Municipal da Cultura) e a Rede Anexa de Bibliotecas Municipais (em Almalaguês, Assafarge, Brasfemes, S. João do Campo, Ribeira de Frades, Trouxemil, Souselas e Cernache) vão ter atividades natalícias dedicadas aos mais novos.
No âmbito da programação municipal, destaca-se mais uma edição do evento Sabores da Escrita –
Sabores de Natal à Moda de Coimbra, no dia 15 de Dezembro, às 20h, no Seminário Maior de
Coimbra, e a Festa de Encerramento do Centenário da Biblioteca Municipal de Coimbra, no dia 16
de Dezembro, que congregará uma apresentação do Sax Ensemble da Orquestra de Sopros de
Coimbra (às 11h), e de duas peças de Teatro, pel’O Teatrão (às 11h30) e pela Marionet, às 21h.
O Serviço Educativo integrado no Museu Municipal prevê a realização de oficinas de expressão
plástica e artística, que serão complementadas por outras experiências, com desafios cujo percurso
vai desde a Torre de Almedina ao Centro de Arte Contemporânea de Coimbra.
No Convento São Francisco, em simultâneo com a programação prevista, há concertos para bebés Dançam Palavras, Nascem Bebés (dia 12 de Novembro, às 10h e às 11h30), teatro com marionetas Com 3 Novelos (25 de Novembro, às 16h) e Capuchinho, pelo Teatro Plage, nos dias 10 (às 16h) e 11 de Dezembro (às 10h e às 14h30)
A tradicional corrida São Silvestre chega à 45ª edição e acontece no dia 16 de Dezembro, com partida marcada da Praça Heróis do Ultramar, às 18h30.
A programação de Natal culmina com um Concerto de Reis, pelo Coro Sinfónico Inês de Castro, na Igreja de Santa Cruz, no dia 5 de Janeiro, às 19h30.
Fim de ano
Tony Carreira e Wilson Honrado são os cabeças de cartaz do Fim de Ano em Coimbra 2023 que, devido às obras no Largo da Portagem, vai ser no Largo D. Dinis, na Praça da República e no Largo
da Sé Velha. Estão previstas oito horas e meia de música, uma dezena de artistas, três palcos e muita animação também com o soul e gospel de Matay, a Revival Music 80’s/90´s a partir das 00h15, os djs De Vacaciones, Pedro Carrilho, Patrick Assis, Rui Tomé e Luís Pinheiro. O acesso a todos os espetáculos é gratuito. Pedro Carrilho, Wilson Honrado e Assis actuam na Praça da República até as 6h, o último palco a encerrar. Pela primeira vez, o Mercado Municipal D. Pedro V entra no roteiro do Fim de Ano com a atuação do brasileiro Celso Cambaio. Entre as 22h e as 02h a animação fica por
conta dos ritmos brasileiros.
Gostaram do que leram?
E repararam que não temos publicidade?
Para fazermos este trabalho e o disponibilizarmos de forma gratuita as leituras e partilhas são importantes e motivantes, mas o vosso apoio financeiro é essencial. Da mesma forma que compram um lanche ou um bilhete para um espectáculo, contribuam regularmente. Só assim conseguimos alcançar a nossa sustentabilidade financeira. Vejam aqui como fazer e ajudem-nos a continuar a fazer as perguntas necessárias, descobrir as histórias que interessam e dar-vos a informação útil que afine o olhar sobre Coimbra e envolva nos assuntos da comunidade.
Contamos convosco.