Contribuir small-arrow
Voltar à home
Indiquem cidadãos cool

Conhecem pessoas transformadoras?

Saibam quem somos

Conheçam melhor a Coimbra Coolectiva

Sugiram uma história

Esta revista é de todos e para todos

Procuramos cidadãos cool: quem está a transformar Coimbra?

Lançamos uma nova série sobre pessoas de Coimbra que transformam as suas ruas, os seus bairros, a nossa comunidade e queremos que nos ajudem a identificá-las.

Partilha

Indiquem cidadãos cool

Conhecem pessoas transformadoras?

Saibam quem somos

Conheçam melhor a Coimbra Coolectiva

Sugiram uma história

Esta revista é de todos e para todos

Na redacção, andamos com mais vontade do que nunca de descobrirmos as pessoas que estão a transformar Coimbra. Quando falamos em transformação, as cabeças parecem viajar de imediato para os grandes projectos, para os nomes que estamos habituados a ver nos jornais locais — grandes empresários, médicos procurados por pessoas de todo o país, atletas e artistas de renome, catedráticos que fazem jus à Universidade pelo mundo fora. Mas não são esses que procuramos para esta rubrica que vamos lançar e que se chama Cidadãos Cool.

Acreditamos ser importante dar voz à transformação silenciosa que acontece todos os dias, em diferentes escalas e com diferentes ambições, que se resume à construção de um futuro melhor para as pessoas, para Coimbra. Estamos à procura de cidadãos que estejam a mudar Coimbra para melhor. Queremos ir atrás daquelas pessoas que fazem a diferença nas suas ruas, nos seus bairros, nas suas comunidades.

Fotografia: Tiago Cerveira

Nesta série de Cidadãos Cool, vamos andar com uma lupa por Coimbra, a identificar a nossa manta de retalhos de mudança, feita a muitas mãos e por muitas pessoas. Falamos de todos os cidadãos que investem o seu tempo e a sua energia em diversas iniciativas e programas: pessoas que ajudam migrantes, os que teimam em mobilizar os vizinhos para um determinado fim, voluntários que investem o seu tempo junto de crianças e jovens, junto de idosos, junto de vítimas, junto de comunidades desfavorecidas. Falamos naquele mar de cidadãos que são fundadores de movimentos cívicos e lutam pelos seus ideais, também pensamos em todas aquelas mentes que criaram um site, uma aplicação ou outra plataforma que resolve um problema ou até em professores que desempenharam um papel importante na consciencialização de problemas ambientais, sociais ou outros.

Estes são alguns exemplos do perfil que procuramos de cidadãos que arriscam fazer diferente, pensar fora da caixa e inovar porque acreditam na importância da construção de uma comunidade — a nossa comunidade.

Serão os cidadãos cool que nos irão inspirar a pensar em formas de mudar o mundo, a começar pelo que nos rodeia. Será que existem formas de nos mobilizarmos, de darmos um contributo, de nos envolvermos numa causa?

Na Coimbra Coolectiva, temos a sorte de nos irmos cruzando com muitos destes agentes de mudança, mas pedimos a vossa ajuda neste desenrolar de um novelo positivo que queremos que se prolongue por muito tempo. Quem são estas pessoas que buscamos? Escrevam-nos sobre esses cidadãos cool que queremos tanto dar a conhecer.

Mais Histórias

CIDADÃOS COOL: Clara Moura e José Vieira Lourenço

Uma história de amor, um pelo outro mas também pela educação, que dura há 50 anos e não foi beliscada pela reforma, bem pelo contrário. Chegou a diferentes geografias e agora a diferentes nacionalidades, sem sair de Coimbra.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Cidadãos Cool: Sofia Correia 

A Livraria Faz de Conto encanta os olhos de todos os que por ela passam. Com a ambição que desde sempre a acompanha de mudar o mundo, Sofia convida-nos a subir as suas escadas e a olhar para dentro dos livros e sonhar.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Cidadãos Cool: Oksana Sitor Zakharuk

Chegou a Portugal em 2000 e, desde que começou a guerra na Ucrânia, desdobra-se para ajudar conterrâneos que chegam e que lá ficaram. Nos últimos meses deixou de trabalhar, criou uma associação e abriu as portas da própria casa a quem não conhece mas que precisa de um tecto.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow

Discover more from Coimbra Coolectiva

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading