Contribuir small-arrow

Ajudem este Requiem pelas Florestas Portuguesas a fazer-se ouvir

Jovem compositora está a angariar apoios para o projecto dedicado à causa dos fogos e às vítimas dos incêndios do ano passado em Portugal

Partilha

É uma causa que deixou de ser apenas nossa e que tocou, e inspirou, uma jovem estrangeira enquanto visitava o país. Martina Vídenová é checa e ficou de tal maneira tocada pela tragédia dos incêndios florestais no ano passado, sobretudo na região Centro, que compôs um Requiem pelas Florestas Portuguesas.

O Requiem é uma missa para os mortos, oferecida para o repouso da alma de uma ou mais pessoas falecidas, e é frequentemente (mas não necessariamente) celebrada no contexto de um funeral. Foi por isso que foi escolhido pela jovem compositora de música clássica e musicóloga, que o dedica não só às florestas portuguesas como às vítimas e familiares das vítimas dos incêndios. O projecto Home Is The Place Where Fire Burns (Casa É Onde O Fogo Arde, numa tradução livre) inclui um vídeo, que está a ser gravado a preto e branco nos locais afectados pelos fogos, exposições, e vai ser lançado em disco. Mas para isto tudo, são precisos apoios.

Neste link encontram toda a informação e podem contribuir para o crowdfunding de Martina, que quer usar a arte para alertar para o flagelo dos fogos florestais, contra a passividade e indiferença, incentivando a procura de novas formas de activismo ecológico e social através da arte e, ao mesmo tempo, promovendo a música clássica contemporânea e a criação de novos públicos e novos formatos. O dinheiro é para pagar os músicos, equipamento, produção, transporte e logística.

O tema é interpretado principalmente por membros da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música e do Coro Casa da Música, dirigidos por Jan Wierzba. O vídeo é de Yvon TeysslerováLuís Rosa Lopes e João Sousa.

Se quiserem ver e ouvir um bocadinho do que já foi feito têm aqui a reportagem da SIC Notícias.

REQUIEM ÀS FLORESTAS PORTUGUESAS
Site oficial 
Contactos: marci.v@seznam.cz

 

 

 

Mais Histórias

Festival Política: passeio feminino, cara-a-cara com deputados, Fado Bicha e A Garota Não

Vêm aí três dias repletos de propostas de activação da cidadania e do pensamento crítico e político através da arte e do encontro. Dias 28, 29 e 30 de Setembro o Festival Política estreia em Coimbra e promete deixar rasto.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

A agenda não é só artística, podem desde visitar as obras e saber tudo sobre o Metrobus, participar num mega passeio de bicicleta e trocar os brinquedos que já não usam num mercado especial.

quote-icon
Ler mais small-arrow

A Casa da Esquina «é um lugar onde acontece o que não acontece em nenhum outro sítio em Coimbra»

É «uma casa muito engraçada», mas tem de tudo. Sobretudo as portas sempre abertas para quem precisa de um espaço para trabalhar, cantar, coser, tricotar, ler poesia, tomar café, ver uma exposição, lutar por um mundo melhor, pintar.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow