Contribuir small-arrow
Voltar à home
Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

Coisas para fazer em Coimbra

O ritmo dos dias abranda, mas Coimbra não pára. Temos quatro sugestões para fecharem da melhor forma a primeira semana de Agosto.

Partilha

Fotografia: Casa das Artes BB e Fest. das Artes Quebrajazz

Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

A cidade foi a banhos e os minutos parecem espreguiçar-se em cada recanto do concelho que vive um mês de Agosto pacato, se não contarmos com a novidade da previsão do abate total de 663 árvores, ao longo da empreitada do Metrobus. Se continuam com vontade de explorar o que se passa em Coimbra, deixamos 4 boas propostas, todas ao ar livre, algumas delas gratuitas. Se estão longe desta nossa antiga capital do reino, espreitem a nossa Agenda para verem que outros programas aguardam o vosso regresso.

Matinée

Sexta-feira, 5 de Agosto, às 18h, na Casa das Artes Bissaya Barreto 

O ritual musical das Sextas-feiras no jardim da Casa das Artes convida um DJ a dar as boas vindas ao fim-de-semana. Desta vez, Inês Rodrigues e João Gaspar assumem os comandos do ritmo com que deixamos para trás das costas a primeira semana de Agosto.

Mário Rui Silva

Sábado, 6 de Agosto, às 19h, na Casa das Artes Bissaya Barreto 

Dono de uma carreira de meio século dedicada à música popular angolana, Mário Rui Silva é um conhecedor profundo da técnica e da história da guitarra. Doze anos depois da última passagem por Portugal, o músico regressa para apenas dois concertos, impulsionado pela recente edição de temas seus gravados nos anos 80 pela Time Capsule.

Silva destaca-se como compositor, guitarrista, mas nos seus concertos está também o lado de estudioso e contador de histórias da música. Na sua música temos um encontro inevitável com os ritmos transportados pelos escravos africanos como marca de orgulho e identidade. Em constante movimento entre Angola e a Europa ao longo da sua vida, podemos ouvi-lo em registos com o lendário Bonga, mas também com a cantora brasileira Ana Paula, os também angolanos Duo Ouro Negro e o percussionista Henri Samba. A sua extensa obra é consequência do também vasto alcance das suas influências, cristalizadas nas raras aparições que faz em concerto.

Cinema Fora de Portas: 2 Duros de Roer, de Victor Santos (2022)

Sábado, 6 de Agosto, às 21h30, no Largo da Capela (Carapinheira da Serra – Eiras e São Paulo de Frades) 

Manuel Venâncio, um típico polícia do Porto, pede transferência para a capital e vê-se emparelhado com José Sobreiro, um polícia de Lisboa folião, mais adepto de se dar com os bandidos do que prendê-los. Acompanhados por uma misteriosa estudante estrangeira de nome Murphy a filmar os acontecimentos para a sua tese de mestrado, os três irão viver um dia louco, conhecer as personagens mais caricatas e desmascarar uma operação de tráfico de droga com consequências desastrosas não só para a cidade, mas para todo o mundo!

Este serão é organizado pela Casa do Cinema de Coimbra.

Coração na Boca | Marta Hugon

Sábado, 6 de Agosto, às 22h30, nas Escadas do Quebra Costas

Todas as canções nascem de uma vontade profunda de fazer música e poesia. Coração na Boca, o novo trabalho de Marta Hugon, nasce dessa vontade, mas é, ao mesmo tempo, uma espécie de renascimento musical. Cantando exclusivamente em português, a cantora revela a sua verdadeira voz e dá corpo a palavras suas e de autores como José Eduardo Agualusa, Afonso Cabral ou Nádia Schilling. O novo repertório de Marta Hugon tem produção e arranjos de Luís Figueiredo (que assina três dos temas), e conta com a colaboração de compositores tão diversos como Mário Laginha, Sara Tavares, Joana Espadinha, Maria Villanueva, André Fernandes e Francisca Cortesão. Trata-se de uma viagem emocional pela língua portuguesa onde a música procura um lugar para além dos rótulos. Concerto incluído na programação do Festival das Artes QuebraJazz.

Mais Histórias

Festival Política: passeio feminino, cara-a-cara com deputados, Fado Bicha e A Garota Não

Vêm aí três dias repletos de propostas de activação da cidadania e do pensamento crítico e político através da arte e do encontro. Dias 28, 29 e 30 de Setembro o Festival Política estreia em Coimbra e promete deixar rasto.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

A agenda não é só artística, podem desde visitar as obras e saber tudo sobre o Metrobus, participar num mega passeio de bicicleta e trocar os brinquedos que já não usam num mercado especial.

quote-icon
Ler mais small-arrow

A Casa da Esquina «é um lugar onde acontece o que não acontece em nenhum outro sítio em Coimbra»

É «uma casa muito engraçada», mas tem de tudo. Sobretudo as portas sempre abertas para quem precisa de um espaço para trabalhar, cantar, coser, tricotar, ler poesia, tomar café, ver uma exposição, lutar por um mundo melhor, pintar.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow