O Carnaval chega mais cedo este ano, com a folia e a diversão a saírem à rua já no fim-de-semana. Mas também há estreias e reposições de filmes que talvez não queiram perder, concertos do Convento São Francisco ao Liquidâmbar passando pelo Salão Brazil e o Teatro da Cerca de São Bernardo, além de coisas para os miúdos. Ficam alguns destaques, mas encontram o resto na Agenda.

As Intermitências da Morte
Até 28 de Fevereiro, nos dias referidos em baixo, às 21h30, no Teatro-Estúdio Bonifrates, na Casa Municipal da Cultura de Coimbra.
Espetáculo baseia-se no romance homónimo de José Saramago, conta com adaptação teatral de João Maria André e encenação de João Paulo Janicas, e é a forma da Cooperativa Bonifrates se associar às comemorações do centenário de nascimento do Prémio Nobel. Estreou a 14 de Fevereiro, na presença de Pilar Del Río, viúva do escritor e Prémio Nobel da Literatura. Repete nos dias 16 (qui.), 22 (qua.), 24 (sex.) e 28 (ter.) de Fevereiro e e temporada é acompanhada por um conjunto de actividades paralelas que inclui um ciclo de filmes sobre o tempo e a morte, uma jornada sobre o teatro de José Saramago, uma conferência no Museu Machado de Castro sobre a arte e a morte e uma iniciativa em parceria com a Orquestra Clássica do Centro.
Kino – Extensão a Coimbra
Quarta, 15 de Fevereiro, às 15h no TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente
A extensão da Mostra de Cinema de Expressão Alemã, uma iniciativa do Goethe-Institut Portugal em parceria com as embaixadas da Áustria, Luxemburgo e Suíça, terá várias sessões com um olhar sobre o cinema alemão no feminino e sobre obras de jovens e promissores realizadores e realizadoras. O O TAGV também exibe esta semana os filmes Cesária Évora e Os Fabelmans.
Um filme sobre casais
Quarta, 15 de Fevereiro, às 16h na Casa do Cinema de Coimbra
Quando um casal de realizadores decide filmar um documentário sobre casais apaixonados, problemas e tensões entre os dois forçam-nos a questionar a sua própria relação e o significado de cinema. Um filme de Natalia Cabral, Oriol Estrada. Várias sessões. Há mais filmes para ver na Casa do Cinema de Coimbra, consultem a programação aqui.

As Meninas
Até 12 de Março, entre as 14h e as 20h no Centro Cultural Penedo da Saudade.
Exposição de Maria Guia Pimpão. «Com a minha pintura sempre pretendi revelar, denunciar, interpelar.»
Vamos falar das crianças. Assunto sério – Os direitos humanos das crianças
A partir de quarta-feira, 15 de Fevereiro, das 15h às 19h no Pavilhão Centro de Portugal
Exposição com coordenação de Paulo Guerra, Juiz Desembargador do Tribunal da Relação de Coimbra e trabalhador da infância. As fotografias são de Julia Kochetova, fotojornalista ucraniana residente em Kiev. Aceitam visitas de grupo com agendamento prévio.
Dia Mundial da Antropologia
Quinta-feira, 16 de Fevereiro, das 10h às 16h no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha
Os visitantes vão poder conhecer o esqueleto de uma religiosa, exumada nos anos 90, que apresenta um tratamento dentário raro à época (século XV) e único conhecido no seio da comunidade. Em simultâneo, será exibido um vídeo da reconstituição 3D do seu crânio desenvolvido pelo Gabinete de Virtualização da DRCC.

Luís Figueiredo
Sexta-feira, 17 de fevereiro, às 22h no Salão Brazil.
Apresentação de Lado B – edição especial em vinil do 10.º aniversário do álbum. Com João Moreira, no trompete, Ricardo Toscano, no saxofone, Luís Figueiredo, no piano e composição, Mário Franco, no contrabaixo e Alexandre Frazão, na bateria.
37 anos RUC – É até arder!
Sexta feira, 17 de fevereiro até 1 de abril, às 22h em vários espaços da cidade de Coimbra.
O programa de celebração do 37º Aniversário da Rádio Universidade de Coimbra – RUC vai contar com concerto de OCENPSIEA e Quelle Dead Gazelle (3 Março), performance da CIGA239 (17 de Fevereiro), homenagem a Afonso Macedo (1 de Março), Matinée (17 de Março) e conversas sobre os horizontes da academia e da cidade (entre 4 de Março e 1 de Abril).
Viveram F…para Sempre
Sábado, 18 de fevereiro, às 21h30 no Loucomotiva – Grupo de Teatro de Taveiro
«Helena e Artur são um casal que se ama. Ou serão um casal que se amou? Ok, Helena e Artur são um casal. Como conseguem continuar juntos, evitar problemas e discussões? Simples, passam a viver com outra pessoa. Calma, não é nenhuma modernice. A mãe de Helena, sogra de Artur junta-se a eles e… nada fica como era…» Uma produção Loucomotiva.

Beatriz Villar
Sábado, 18 de Fevereiro, às 21h30 no Convento de São Francisco
Este concerto integra-se no ciclo programático Santos de casa fazem milagres (II), dedicado a artistas e projectos na área musical originários ou com vincada ligação a Coimbra. É nesse âmbito que apresenta o EP Viragem: «que ambiciona revolucionar o Fado que habita em Coimbra».
Outros Tempos do Canto
Sábado, 18 de Fevereiro, das 11h ao 12h no TCSB- Teatro da Cerca de São Bernardo
Uma performance entre o Brasil e Portugal, em torno de músicas e da tradição oral, com Alex Lima e Vânia Couto. As composições populares unem-se a narrativas de um tempo em que a humanidade se dedica ao sagrado, ao trabalho e às festas, entre o místico, a esperança e a força.
Filminhos infantis à solta pelo país
Sábado, 18 de Fevereiro, às 15h na Casa do Cinema de Coimbra (Galerias Avenida)
A habitual sessão mensal de curtas de animação a pensar nos mais pequeninos. M/3.

Os Verdes Anos
Sábado, 18 de Fevereiro, às 17h30 na Casa da Escrita
O 98º aniversário do nascimento de Carlos Paredes celebra-se com o visionamento do filme de Paulo Rocha, e a interpretação da sua banda sonora, inteiramente composta por temas de Carlos Paredes, por Bruno Costa e Hugo Gamboias, acompanhados à viola por Nuno Botelho, com as guitarras que Carlos Paredes legou à cidade. Inês Graça junta-se, depois, aos músicos, para a interpretação do tema Os Verdes Anos, conforme se apresenta no filme.
Carnaval 2023
Sábado e Domingo, 18 e 19 de Fevereiro, às 13h na Praça do Comércio
A alegria do Carnaval brasileiro vai chegar às ruas da Baixa de Coimbra, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Coimbra e da União de Freguesias de Coimbra. Um dos pontos altos da programação é o desfile do Bloco do Beco, que à semelhança dos populares blocos carnavalescos do Brasil promete levar muito samba, música e animação aos transeuntes. A programação conta ainda com outras iniciativas, tais como actividades para crianças, a actuação de DJ’s e muita folia à mistura.
Shina Shirazi
Sábado, 18 de Fevereiro, às 21h30 no Liquidâmbar
Sina é um guitarrista iraniano que tem vivido em Espanha e no Chile. O seu foco tem sido o flamenco, embora tenha levado muito das suas raízes orientais para a sua música. Roham será o músico que o acompanhará na percussão.

Quando eu for grande
Domingo, 19 de Fevereiro, às 10h15 no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra
Nas sessões Explorastórias de Fevereiro, vai-se explorar a ciência que se esconde nas páginas do livro de Ella Bailey, com a participação da Livraria Faz de Conto (na leitura da história). Depois haverá explorações para todos os pequenos e grandes exploradores, numa viagem ao mundo fascinante dos dinossauros. A sessão repete às 11h45. O Exploratório também tem o programa de actividades A Ciência não vai de férias…de Carnaval, com propostas divertidas à volta das exposições e actividades do Exploratório de 20 a 22 de Fevereiro.
Carnaval nas Tricanas de Coimbra
Segunda-feira, 20 de Fevereiro, às 22h no Terreiro da Erva.
O conjunto musical Sobral Cid vai até ao Rancho Folclórico das Tricanas de Coimbra para uma noite de Carnaval fora de série. A entrada é livre e o Bar do Sr. Manuel estará a funcionar a partir das 20h30, com o seu caldo verde, pernil assado e outras iguarias. O disfarce não é obrigatório, mas há um prémio para o melhor.
Romeu e Julieta
Quinta-feira, 23 de fevereiro, às 21h30 no Convento de São Francisco.
Esta nova produção nasce do desejo de continuar a trabalhar os grandes clássicos, dando seguimento ao trabalho desenvolvido com Lago dos Cisnes e Sagração da Primavera, de Daniel Cardoso com a companhia Quorum Ballet, relacionando-os com a vida e a sociedade de hoje. O coreógrafo assumirá o desafio de apresentar uma nova criação inspirada em Romeu e Julieta, de William Shakespeare.