O mês começou com dança e continua «no Feminino», com a terceira edição da programação onde todas as atividades têm um objetivo comum: dar voz às mulheres em vários espaços culturais da cidade. Mas como estamos a falar de uma semana de férias escolas e da Páscoa, não faltam actividades para as famílias e concertos para levar os miúdos. Ficam com alguns destaques e encontram o resto na Agenda.

Brincadeiras Populares
Até 7 de Abril, das 9h às 17h30 no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra
O músico e instrumentista, Alex Lima, convida as crianças a descobrirem um extenso repertório de danças, cantos, ritmos e brincadeiras. Experimentar e redescobrir cantigas e jogos populares, construir brinquedos reaproveitando e reutilizando materiais – criando o novo a partir do antigo. Para crianças entre os 6 e os 12 anos. Na semana seguinte é a vez do teatro. Este é um projecto integrado no RE/FORMA.
Grémio Boémio
Quarta-feira, 5 de Abril, às 21h30 no Grémio Operário
Stand up comedy com o anfitrião José Bernardo, mais comediantes surpresa e momento open mic. M/16.
O Tempo dos Tios
Quarta-feira, 5 até 28 de Abril das 16h às 01h no Liquidâmbar
Exposição de pintura e fotografia, de Filomena Correia, que a partir de velhos álbuns de fotografias compôs pinturas com elementos contemporâneos. Como a própria descreveu, «transformando cada fotografia do álbum herdado num verdadeiro e eterno portal do tempo». A inauguração acontece às 18h30.

Abril no Feminino
Quarta-feira, 5 de Abril (até 27 de Abril), em vários espaços da cidade
2023 assinala a 3ª edição da programação plural e inclusiva focada, essencialmente, nas mulheres. Teatro, Cinema, Arte, Literatura, Poesia, Fotografia e Gastronomia preenchem as actividades propostas, em formatos diversos, em espaços museológicos, equipamentos culturais e património histórico da cidade. No primeiro dia, inaugura a exposição Uma Couve Acaso tem Beleza, de Bárbara Marques, às 18h no Museu Nacional de Machado de Castro. A artista descobriu o admirável mundo novo dos vegetais. Através da arte fotográfica, quis realçar a sua beleza e engrandecer a importância do lugar dos vegetais na nossa vida, para além da alimentação. É uma forma de elogiar os produtos da mãe natureza, que chegam pela mão dos agricultores, mas também de promover a importância da alimentação cuidada e saudável numa linguagem acessível.
Homecoming
Quarta-feira, 5 de Abril, às 21h30 no Salão Brazil
Concertos que levam a palco obras originais de antigos alunos do Conservatório. Trata-se de um evento inserido na VIII Semana Aberta do Jazz, da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra.

À Descoberta dos Tesouros da Páscoa
Quarta-feira, 5 de Abril, das 14h30 às 17h nos Claustros do Colégio da Graça (Seda da Liga dos Combatentes)
Uma tarde com actividades divertidas para crianças e suas famílias, nos claustros da Liga dos Combatentes, com caça aos ovos e doces da Páscoa, pinturas faciais e outras surpresas, proporcionadas pelo Centro Social e Cultural 25 de Abril e Rita Martins e a ADOC – Associação de Doceiros de Coimbra.
Xutos & Pontapés – O Circo de Feras
5 e 6 de Abril, às 21h30 no Convento São Francisco
35 anos depois, a banda portuguesa apresenta o álbum Circo de Feras na íntegra numa série de concertos com cenografia desenhada em exclusivo. O elenco conta com a participação de Tim, João Cabeleira, Kalú, Gui, e o convidado especial Tó Trips.

Victor Torpedo & The Pop Kids
Quinta-feira, 6 de Abril, às 22h no Salão Brazil
A história de Victor Torpedo acaba por se confundir com a história de algumas das bandas mais importantes que assolaram o panorama da música moderna tanto em Portugal como fora dele, como os The Parkinsons, Subway Riders, Tédio Boys, 77, Blood Safari, Tiguana Bibles. Entre punk, new wave, synth e pop, o músico de Coimbra chegará ao Salão Brazil acompanhado de um elenco de luxo: The Pop Kids.
Short on Stories
Quinta-feira, 6 de Abril, das 18h30 às 21h na Galeria Santa Clara
Iniciativa do projecto editorial Subsolo, que visa juntar um grupo de 15 pessoas para reunir semanalmente às 5as-feiras (de 6 de Abril a 18 de Maio) para criar um livro de contos. O livro será editado pela Subsolo, que após a impressão entregará a cada participante 10 exemplares.
Baixa o Som
Quinta-feira, 6 de Abril, às 17h em vários espaços da Alta e Baixa de Coimbra
A música vai invadir a Alta e a Baixa de Coimbra e convida toda a família a viver as férias da Páscoa junto do Comércio Local. Quatro bandas (Funky Brass Unit, Folha de Pêssego, Banda Dixcartável e Dixie Gringos Jazz Band) vão tocar, em momentos alternados e durante três dias, em várias ruas (Largo da Portagem, Praça do Comércio, escadas do Quebra Costas, Largo do Poço, Terreiro da Erva, Sé Velha, Praça da República) e espaços comerciais (Mercado D. Pedro V) da Alta e Baixa da cidade. Trata-se de uma iniciativa realizada pela Câmara Municipal de Coimbra e APBC.