Apesar da chuva, que fez com que alguns eventos sofressem alterações, a rentrée chegou embalada. por música, dança, cinema mas também ciência e propostas diferentes para os mais novos que ainda não voltaram à escola. Ficam com alguns destaques, mas encontram o resto na Agenda.

Natália é Quando uma Mulher Quiser – Natália Correia 100 anos
Quinta-feira, 7 de setembro, às 21h30 no Grande Auditório do Convento São Francisco
No ano em que se assinalam 100 anos do nascimento de Natália Correia, o compositor Renato Júnior musicou alguns dos poemas mais emblemáticos da escritora e convidou vozes femininas nacionais para os interpretar em disco e em concerto. Os bilhetes do espetáculo, que conta com desconto de 40% para quem é portador do Cartão Amigo do CSF, estão disponíveis na BOL e nos locais habituais. «É um concerto inteiramente alicerçado na poesia de Natália Correia, único na sua estética, e onde a Mulher tem o protagonismo. Espetáculo idealizado pelo compositor Renato Júnior em homenagem à irreverente Natália Correia. Ana Bacalhau, Elisa Rodrigues, Katia Guerreiro, Mafalda Veiga, Patrícia Antunes, Patrícia Silveira, Maria João, Rita Redshoes, Sofia Escobar e Viviane são alguns dos nomes que vão subir ao palco para apresentar o novo disco do compositor, inspirado e dedicado à escritora açoriana. A acompanhar as vozes, vão estar o autor do projeto no piano (e na direção musical), Hélder Godinho nas teclas e guitarra, Pedro Pinto no baixo, Ricardo Barriga nas guitarras e David Jerónimo na bateria. Haverá ainda a participação de um ensemble Cordas do Conservatório de Coimbra.
Natália Correia – Poetisa da liberdade
Até 15 de setembro, de 2ª a 6ª feira, das 10h às 12h30 e das 14h às 18h30 (horário de verão), e de 16 a 27 de setembro, de 2ª a 6ª feira, das 10h às 19h30 e aos sábados das 11h às 13h e das 14h às 19h, na Biblioteca Municipal de Coimbra
Exposição biobibliográfica sobre Natália Correia, no ano em que se assinala o centenário do nascimento da escritora e poetisa portuguesa, nascida no arquipélago dos Açores. A exposição, intitulada «Poetisa da liberdade», é composta por cartazes expositivos sobre o percurso de vida de Natália Correia, enquanto cidadã e autora, acompanhados pelo fundo documental da escritora existente na BMC. A mostra é de entrada livre e vai estar patente na Sala de Empréstimo. Natália Correia de Oliveira nasceu nos Açores, em 1923, fez televisão, foi jornalista no Rádio Clube Português, dramaturga, deputada, poetisa, estreou-se na ficção com o romance infantil «Aventuras de um Pequeno Herói» (em 1945) e é autora de uma extensa obra, tendo sido agraciada por diversas vezes com prémios nacionais e internacionais. Com um percurso pessoal e profissional notável, Natália Correia é uma das figuras mais marcantes da cultura e da literatura portuguesas contemporânea.
Corpo fluído
Quinta-feira, 7 de setembro, às 18h (inauguração) na Galeria Camponeza
Sob a liderança da artista plástica Mide Plácido, exposição estará acessível, todos os dias da semana, entre 7 e 30 de setembro, excepto à terça feira de manhã, até às 14h. «Uma instalação constituída por uma fotomontagem sobre o corpo, que propõe uma ideia de corpo de género, comportando-se como as emoções, a partir de um imaginário simbólico, através de recortes de impressões fotográficas de um arquivo descartado.. Simultaneamente, propõe Fotografia para além dos seus limites.»
Concerto de MOCO
Sexta-feira, 8 de setembro, às 21h30 no Liquidâmbar
Projeto de canções originais, criado pelo cantautor Pedro Lopes, com André Borga, Diogo Mendes e Gonçalo Lopes. Influenciado pela música portuguesa pop/folk, o projeto nasce em 2022 com músicas escritas ao longo do tempo de estudante em Coimbra e posteriormente em Riachos, terra natal do artista. O EP de estreia inclui os singles Começar, Única, Um minuto e Naquele dia ft. Carolina, que mereceram destaque na imprensa e em blogs de música nacionais e internacionais como a Língua Portuguesa e Música ou a Mindies (Espanha). Moco traz ao Liquidâmbar um concerto em banda, de apresentação do EP “Começar” e uma antestreia de canções que farão parte do 1º álbum de originais, com lançamento marcado para 2024.

Cinema Fora de Portas – A minha Vida de Courgette
Sábado, 9 de Setembro, às 21h30, na Casa do Cinema de Coimbra
Depois da repentina morte da mãe, Courgette, um rapaz de 9 anos, torna-se amigo de um simpático polícia, Raymond, que o acompanha até à sua nova casa de acolhimento, repleta de outros órfãos da sua idade. Courgette tem desde logo dificuldades em integrar-se neste estranho, e por vezes hostil, ambiente. Contudo, com a ajuda de Raymond e dos seus novos amigos, Courgette acaba por aprender a confiar, encontrar o amor e mesmo uma família só sua. Um filme de Claude Barras. Dentro de portas, na Casa do Cinema de Coimbra, Retratos Fantasmas, fruto de sete anos de trabalho e pesquisa, filmagens e montagem, Retratos Fantasmas traz o espaço histórico e humano como o personagem principal, revisitando-o através dos grandes cinemas que serviram como espaços de convívio durante o século XX. Encontram todos os filmes em cartaz esta semana aqui.
Les Siestes Coimbra 2023
Sexta-feira a Domingo, 8 a 10 de Setembro, das 17h às 22h no Salão Brazil
O Festival Les Siestes 2023 é gratuito e organizado pela Casa das Artes Bissaya Barreto com artistas “de diversas vanguardas da música experimental”. No dia 8 atua a DJ Patrícia Brito, DJ sediada no Porto, com uma seleção musical que «deambula pelo largo espectro do ambiente de sonoridades exploratórias assim como da eletrónica mais underground». Segue-se a atuação de King Kami, brasileira residente em Lisboa, que apresenta «misturas de funk, electro e as mil ramificações da bass music». No sábado, dia 9, a violinista Maria da Rocha «provoca o choque entre a música clássica e a contemporânea através de delicadas paisagens de drone e noise». A programação continua com Dame Area, dupla de Barcelona que cruza sintetizadores e percussão, num momento de «puro tribalismo industrial». Nazar apresenta a sua interpretação do kuduro, chamando-lhe «rough kuduro». No último dia, atua Usof, «artista agitador da capital cujas criações no espectro da música ambiente materializam um espaço de fragilidade, reflexão coletiva e ansiedade partilhada». Nze Nze, a fusão dos artistas por trás de Sacred Lodge e UVB76, «manifestam a sua visão distópica do futuro» e antecedem o encerramento do festival que está a cargo de Oqbqbo, artista russa sedeada na Dinamarca, conhecida por «produções suaves e envolventes», que se estreia em Coimbra, em formato DJ set. A Rádio Baixa, projeto comunitário localizado na baixa de Coimbra, é responsável pela curadoria do palco que acolhe o público. Frederico Martinho, cofundador do coletivo Volúpia, Caucenus, da Ciga239, e Heartcore, da Rádio Baixa, fazem a abertura de cada um dos dias de Festival com DJ sets, a iniciar às 17h. As performances começam às 18h.
Ciência Viva no Verão
Sexta-feira, 8, a quinta-feira 14 de setembro no Parque Verde do Mondego, junto ao UC Exploratório
Propostas para todos os públicos em áreas como a Biodiversidade, Ambiente, Geodiversidade, Áreas Ribeirinhas e Praias. São atividades de participação gratuita desenvolvidas em parceria com diferentes entidades – Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, Milvoz – Associação de Proteção e Conservação da Natureza, MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade de Coimbra, Centro de Geociências e Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra, FLOWER Lab da Universidade de Coimbra, Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, Laboratório MAREFOZ, Escola Superior Agrária de Coimbra. Dia 8, tem lugar a ação Plantas Invasoras em Coimbra – O que cada um de nós pode fazer?, num passeio e conversa descontraída sobre espécies nativas, exóticas e invasoras, em parceria com o Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra e a Escola Superior Agrária de Coimbra. Percursos pela diversidade e evolução das plantas com A alga que queria ser flor, livro de Ana Cristina Tavares, é a proposta para os dias 11, 12, 13, 14 e 15 de setembro, entre as 10h e as 12h, no Parque Verde junto ao UC Exploratório, parceria com o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e a Milvoz – Associação de Proteção e Conservação da Natureza. A 14 de setembro, das 16h às 18h30, é a vez de A polinização e a importância dos polinizadores, parceria com o FLOWER Lab do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, com o objetivo de proporcionar aos participantes um primeiro contacto com as espécies polinizadoras existentes em Portugal.
Era uma vez dois
Sábado, 9 de setembro, às 18h, no Centro Cultural Penedo da Saudade
Contado pela voz de um Bobo, pelo corpo de um Rei e pela cabeça de dois, este é um grande poema quase-medieval, todo rimado, cantado, lutado e até dançado. Uma produção do Núcleo Artístico de Vontades Inusitadas e Outras.

Festival MUST
Sábado, 9 de setembro, das 15h30 às 23h no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra
Festa de cordas tradicionais populares de Coimbra, com visita guiada à exposição sobre a construção e à história dos instrumentos; conversa sobre «O Antes e o Depois da Guitarra de Coimbra», com Jorge Cravo e Eduardo Loio; concertos de Ricardo Silva e Convidados e IN.Dia; visitia guiada nocturna à Estufa Tropical do Jardim Botânico e projecção de «Desenhos Concertados», com banda sonora ao vivo. Programa detalhado em «Mais Informações».
Yoga do Riso
Sábado, 9 de setembro às 10h30, no Seminário Maior de Coimbra
Rir aumenta os níveis de oxigénio no corpo e no cérebro e reduz as hormonas de stress, deixando-nos com mais energia e relaxados. Estimula o nosso sistema imunológico, melhora a qualidade do sono e é um verdadeiro treino cardiovascular: 10 minutos a rir equivalem a 30 minutos de corrida.
Yoga em Família
Domingo, 10 de setembro, na Livraria Faz de Conto
Sessão de yoga com histórias orientada por Teresa Figueiredo. Através dos livros vai-se fazer uma viagem pelo corpo e respiração, fortalecendo os músculos, melhorando a concentração e serenando a cada história. Actividade familiar com inscrição contributiva para maiores de 3 anos.

Inês de Portugal
Domingo, 10 de setembro, às 19h19 no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha
A história de amor mais famosa de Portugal regressa ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha no mês de Setembro. A companhia Fatias de Cá apresenta a peça «Inês de Portugal», no local onde D. Inês de Castro foi sepultada em 1355. Texto a partir do romance de João Aguiar e versão de Carlos Carvalheiro. Todos os Domingos, às 19h19, com jantar incluído.
Projecto Piccolino
Domingo, 10 de setembro, às 17h na gelataria DOPPO
Inauguração da nona etapa do ciclo de exposições artísticas. Obras do fotógrafo Frederico Martinho, que ficam patentes até ao dia 5 de Outubro, sempre no horário de expediente da loja, na Praça do Comércio da Baixa de Coimbra. Desde dezembro que a gelataria DOPPO disponibiliza o seu espaço para apresentação de pequenas exposições de arte com a curadoria de Adolfo Caboclo e coordenação de Carlos Júlio. Neste dia, também será a altura para conhecer o sabor de gelado exclusivo para o período de exposição. Neste mês de julho, o sabor desenvolvido pelo mestre gelateiro Fernando Castelo Branco é Praliné de Pinhão.
Festival Ilha 12
Até 30 de setembro, vários horários, no Grémio Operário de Coimbra
Espectáculos de teatro, humor, música, literatura, gastronomia – dia 6, 21h30: stand up comedy com Grémio Boémio; dia 14, 21h30: Laya + Caco Pontes (música e poesia brasileira); dia 15, 21h30: stand up comedy com Piadas Soltas; dia 16, 21h30: peça «Estrela ao Meio Dia», pelo Grupo de Teatro AVA; dia 21, 21h30: concerto com Cravo e Alecrim; dia 22, 21h30: Teatro do Improviso com Coimbra IMPRO; dia 24, 15h00: Mercadito; dia 27, 19h00: Jantar com Fado; dia 29, 18h00: Cena Literária: escritores lêem Florbela Espanca, Fernando Pessoa, Antero de Quental… e dia 30, 21h30: Grupo de Teatro do Grémio.

O voo do golfinho
Sábado e Domingo, 9 e 10 de setembro, às 11h30 e 16h no Portugal dos Pequenitos
Sessão de contos, oficina de construção e atividade Localizando À cata de cata-ventos no Portugal dos Pequenitos. De 2 de setembro a 6 de outubro, aos fins de semana e feriados, o Serviço Educativo do
Portugal dos Pequenitos apresenta uma nova estória e oficina, no âmbito da atividade «Há estórias no Parque». Além da sessão de contos, proporciona também uma nova atividade, «Localizando À cata de cata-ventos». O Parque está aberto todos os dias, no horário das 10h às 19h. As actividades estão incluídas no bilhete de acesso ao parque.
Gimba trio
Sábado, 9 de setembro, às 21h30 no Liquidâmbar
Miguel Braga, 60 anos com músicas do mundo, parcerias com Carlos do Carmo, Paulo de Carvalho, Simone de Oliveira, Pedro Abrunhosa, Rui Veloso (Portugal), Ivan Lins, Flora Purim, Airto Moreira, Márcio Montarroyos, Ricardo Silveira, Portinho (Brasil), Ernie Watts (USA), Filipe Mukenga (Angola), Tito Paris (Cabo Verde), Jorge Pardo, Carles Benavent (Espanha), Lara Li (Portugal/Moçambique), Fernando Girão (Portugal/Brasil), etc.. convida-vos para o Gimbra Trio, com Filipe Larsen & Rui Cenoura.

Guarda-chaves
Domingo, 10 de setembro, às 11h e 18h no Museu do Chiado, Baixa e Pátio da Inquisição
Os dois primeiros domingos do mês (dias 3 e 10) são aproveitados pelo Guarda Chaves para se despedir e realizar as últimas visitas do ano. Às 11h realiza a visita ao Museu do Chiado e às 18h conduz o público em visitas à Baixa de Coimbra e ao Pátio da Inquisição. A participação nas visitas é gratuita, mas sujeita a marcação prévia, tendo em conta o número limite de inscrições definido para cada percurso.
A Lepra na História
Terça-feira, 12 de setembro, inaugura na Galeria Pinho Dinis, a exposição
Mostra conta com documentação da Divisão de Bibliotecas e Arquivo Histórico e a exposição «Hansen Stories», do Hospital Colónia Rovisco Pais, que remete o visitante para um conjunto de memórias, contadas na primeira pessoa, de quem compartilhou o mesmo espaço: a última e única Leprosaria Nacional. No dia de abertura da exposição, estão também previstas duas conferências sobre o tema. A exposição, de entrada livre, pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h30, e sábados das 11h às 12h30 e das 14h às 19h.
Coimbra Invest Summit 2023
Quarta, quinta e sexta-feira, 27, 28 e 29 de setembro, no Convento São Francisco
Avisamos já porque estão aberts as inscrições para o evento gratuito da Câmara Municipal de Coimbra, em parceria com a Universidade de Coimbra, o Politécnico de Coimbra, o Instituto Pedro Nunes e o iParque – organizam o evento quer posicionar Coimbra no radar dos investidores, com enfoque nos clusters da Tecnologia e da Saúde, e agregar o ecossistema inovador e empreendedor do território. Conta com palestras, painéis de discussão, mostra de empresas e instituições, sessões de capacitação, e um momento de reconhecimento às PME Excelência, Líder e Empresas Gazela do concelho de Coimbra. O objetivo dessa iniciativa, muito focada nos clusters de Tecnologia e Saúde, é agregar o ecossistema inovador e empreendedor e destacar o que de melhor se faz em Coimbra, assim como posicionar o território no radar dos investidores, reforçando o tecido empresarial existente e estimulando novas oportunidades de investimento. Mais detalhes sobre o programa e formas de participação aqui.
Gostaram do que leram?
E repararam que não temos publicidade?
Para fazermos este trabalho e o disponibilizarmos de forma gratuita as leituras e partilhas são importantes e motivantes, mas o vosso apoio financeiro é essencial. Da mesma forma que compram um lanche ou um bilhete para um espectáculo, contribuam regularmente. Só assim conseguimos alcançar a nossa sustentabilidade financeira. Vejam aqui como fazer e ajudem-nos a continuar a fazer as perguntas necessárias, descobrir as histórias que interessam e dar-vos a informação útil que afine o olhar sobre Coimbra e envolva nos assuntos da comunidade.
Contamos convosco.