Contribuir small-arrow
Voltar à home
Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

Coisas para Fazer em Coimbra

Caloiros e restantes estudantes têm muito por onde escolher nesta primeira semana de aulas, mas há propostas particularmente boas no resto da cidade, em fim-de-semana bem regado de Brew! Coimbra.

Partilha

Fotografia: Amândio Bastos (capa)

Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

Fazemos alguns destaques do que temos na Agenda esta semana, desde o Brew! Coimbra, que volta a animar o Exploratório, até à rentrée da Oficina Municipal do Teatro que este ano celebro 30 anos, as iniciativas de acolhimentos dos novos estudantes da Universidade e Politécnico de Coimbra, a programação diversificada do Teatro da Cerca de São Bernardo, a presença do ilustrador André Carrilho na Casa da Esquina e o espectáculo do dramaturgo e encenador Ricardo Neves-Neves no Convento São Francisco.

Pulsam os Papiros_Tarrafo

Pulsam os papiros

Quarta-feira, 13 de Setembro, às 21h30 no Teatro da Cerca de São Bernardo

A Tarrafo apresenta «espectáculo em que a música se alia à leitura de poemas, ocasionalmente dramatizada, para criar um ambiente de convívio noctívago que convida à partilha entre músicos, intérpretes e público». Inspirado na Antologia de Poesia Erótica e Satírica de Natália Correia, cujo centenário se celebra este ano, o reportório do concerto-recital não se cinge aos poemas e poetas antologiados. «Em homenagem ao espírito da Antologia – afirmam os responsáveis da Tarrafo –, a escolha foi ecléctica, incluindo textos do século XVIII ao século XXI, com temas que vão do romântico ao erótico, do satírico ao cómico, do moralizante ao político e do surreal ao quotidiano, ao serviço dos quais se usa a gosto a linguagem mais explícita ou mais subtil». Com direcção artística de Adérito Araújo, Catarina Alves e João Fong, o espectáculo conta com a encenação de Adérito Araújo, a interpretação de Margarida Cabral e José Ribeiro, música original e arranjos de João Fong e Rui Macedo e a interpretação musical ao vivo de João Fong (programação e teclados), Rui Macedo (guitarra elétrica) e Sílvia Franklim (voz).

Semana de Acolhimento e Integração dos novos estudantes

Até sexta-feira, dia 15 de setembro, na Universidade de Coimbra

Inclui ações com os núcleos de estudantes da Associação Académica de Coimbra (segunda-feira, 11), o peddy-paper Conhece a UC, Conhece Coimbra (terça, 12), o fórum O que quero e posso ser: estudante universitário e cidadão (quarta-feira, 13, no Student Hub), uma Mostra de serviços, projetos e iniciativas do Universo UC (quarta, 13, na Rua Larga), atividades com o Desporto UC (quinta, 14, no Estádio Universitário) e iniciativas diárias nas Faculdades e Departamentos (que se estendem de segunda, 11, até sexta-feira, 15). O programa está aqui e o ponto alto, segundo a instituição, é o concerto de Miguel Araújo, com a participação da Big Band Rags, agendado para quarta-feira, 13 de Setembro, às 20h, no Pátio das Escolas – e com entrada gratuita. Aberto aos estudantes da AAC, da Erasmus Student Network e da Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros em Coimbra mas também aos restantes membros da comunidade universitária e público em geral que podem levantar os bilhetes na loja do Turismo UC, no Colégio de Jesus (até dois bilhetes por pessoa e limitado ao stock existente).

Cria.ctividade

De 11 de setembro a 4 de outubro, em vários locais e horários

O Cria.ctividade, do qual já falámos aqui, já começou para mostrar que Coimbra «é um mundo inteiro. Ou melhor, muitos mundos. Há muitas maneiras de viver Coimbra e o nosso objetivo é dar a conhecer a cidade através de lentes não hierárquicas e fora dos rituais de praxe». O um grupo informal de estudantes, auto-gerido e auto-financiado, este ano celebra a décima edição da sua programação que tem por essência a colaboração com várias associações, colectivos e Repúblicas de Coimbra para promover eventos socioculturais. Pretendem solidificar a noção de que para a integração na vida académica não se tem obrigatoriamente de passar por práticas retrógradas, mas sim fomentar o companheirismo, a solidariedade, a partilha e a festa. Encontram o programa aqui.

Integração na ESTeSC-IPC

Setembro, em vários locais e horários, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC)

Atividades previstas para facilitar a integração dos novos estudantes na Escola. O programa – promovido pela Presidência da ESTeSC-IPC em colaboração com a Associação de Estudantes, e disponível para consulta aqui arranca no primeiro dia de aulas, pelas 09h, com uma receção dos alunos pelos pares, onde é apresentada a Escola, os órgãos dos estudantes e estruturas de apoio disponíveis. Na quarta-feira, dia 13, os novos alunos recebem o «kit de estudante ESTeSC-IPC» e participam numa sessão com Presidente da Escola, Graciano Paulo. Segue-se um peddy paper e um jantar organizado pela Associação de Estudantes. Entre os dias 18 e 21 de setembro realizam-se oito sessões Alumni na Primeira Pessoa. Nestes encontros, recém-diplomados de todos os cursos de licenciatura da ESTeSC-IPC serão convidados a partilhar com os estudantes recém-chegados a sua experiência enquanto alunos, falando sobre o seu percurso académico e processo de inserção no mercado de trabalho. O programa IntegrESTESC’23 termina no dia 27 de setembro, com uma sessão de apresentação dos órgãos e serviços da Escola, seguida de uma sunset party. À semelhança do que aconteceu em 2022, a festa é aberta a todos os estudantes, docentes e profissionais não docentes da ESTeSC-IPC, contando com a animação da Tu Na d’ESTES e dos Fotões – banda nascida na ESTeSC-IPC e da qual fazem parte docentes (nomeadamente o presidente, Graciano Paulo, e o vice-presidente, Telmo Pereira), um funcionário não docente e dois ex-alunos da Escola.

Foto: Brew! Coimbra

Brew! Coimbra

De sexta a Domingo, 15 a 17 de Setembro, no UC Exploratório – Centro Ciência Viva, no Parque Verde

Tough Love Craft Beer, Cerveja Canil, Lupum e Algarve Rock Brewery são algumas das 30 marcas que se vai poder provar neste encontro da cidade aberto a todos, o Festival da Cultura e das Novas Tendências Cervejeiras. Coorganizado pela Câmara Municipal de Coimbra e a promotora Brew!, junta cerca de 150 referências de cervejas artesanais nacionais e internacionais, música e animação. O programa inclui actuações de projetos artísticos da cidade como as bandas de animação de rua Folhas de Pêssego e CoimBrass Band, DJ, jogos tradicionais e jogos de tabuleiro. Também há apresentações sobre «Sustentabilidade e Lucro dentro da Cervejeira», no Sábado, e «Como degustar melhor qualquer cerveja», no Domingo, por Victor Zim, da Start Brew. No dia 15 de Setembro, o festival começa às 17h e encerra às 22h. No sábado está aberto das 13h às 2h e no domingo das 14h às 22h.

Babysitting de Ciência e Speed Dating com Microrganismos 

Sexta-feira, sábado e domingo, 15, 16, 17 de setembro, em vários horários no Exploratório

Nos dias em que se realiza, no espaço exterior do UC Exploratóri o Brew! Coimbra 2023, há Babysitting de Ciência para ocupar as crianças dos cinco aos 10 anos em atividades divertidas enquanto os pais desfrutam do festival. As atividades realizam-se nos espaços do Labirinto e do Family Lab, a 15, 16 e 17 de setembro, das 18h às 22h, acompanhadas por um grupo de monitores do UC Exploratório (custa 3€/h). O Speed Dating com Microrganismos celebra o Dia Internacional do Microrganismo com atividades para todos os públicos. Das 18h às 20h, na sexta-feira, e das 14h às 20h, no sábado e domingo –, de participação livre, é um evento com organização conjunta da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Faculdade de Farmácia e da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, a que se juntam a Escola Universitária Vasco da Gama e o UC Exploratório. Todos vão poder observar microrganismos ao microscópio e em placas de Petri, experimentar jogos educativos e debater os últimos avanços científicos e tecnológicos da microbiologia. Em paralelo, está ainda disponível a exposição online Microrganismos de Estimação, que reúne fotografias de microrganismos e testemunhos de investigadores, a partir da página web do UC Exploratório.

Os Cantos das Pedras

Sexta-feira, 15 de setembro, às 17h no Largo de Santana

Espetáculo-audiowalk criado no âmbito do Projeto Marcos Históricos, volta a pedido do público para fazer temporada até 8 de outubro e explorar o passado romano da cidade de Coimbra. A criação do Teatrão tem dramaturgia original de Inês Silva e João Gaspar, a convite do Município de Coimbra. Parte do Largo de Santana, atrás da Penitenciária, e leva os espectadores num percurso pela cidade que passa pela Alta e pela Baixa, cruzando audiowalk com cenas teatrais que nos fazem rir e chorar. Ao longo de 90 minutos, acompanha-nos neste caminho a voz de um calceteiro cujo sonho seria dar sentido a uma história incompleta, feita de remendos e da qual talvez nunca se encontre o fim. É uma viagem marcante, que aflora os vestígios da Aeminium de uma forma única, e que nos permite explorar a herança que este passado nos deixou e os problemas que ainda hoje persistem. Estreou originalmente em maio de 2022, integrando um díptico de criação sobre a presença romana na cidade, a par com Viajantes do Tempo, que teve lugar no Museu Nacional Machado de Castro. As sessões têm lugar todas as sextas-feiras às 17h. Ao sábado e domingo, estão previstos dois espetáculos por dia, às 11h e às 17h. Nos dias 16 de setembro e 7 de outubro, não há sessões. É necessário fazer a compra de bilhete antes do dia do espetáculo, já que não há venda de ingressos no local.

Festival Ilha 12 e Alta World Music

Setembro, vários dias e horários, no Grémio Operário de Coimbra

O festival continua a sua viagem durante o mês de Setembro ao som de Frise Lumière (França) no
Domingo, dia 17 de Setembro, às 18h, e Cazikode-Zé (Portugal) na quinta, dia 28 de Setembro, às 18h30. O Ilha 12, no dia 14 de Setembro, às 21h30, com Laya + Caco Pontes (música e poesia brasileira), dia 15 de Setembro, às 21h30, Piadas Soltas (stand up comedy), e dia 16 de Setembro, às 21h30, Estrela ao Meio Dia” do Grupo de Teatro AVA.

Umberto Eco – La Biblioteca del Mondo

Esta semana na Casa do Cinema de Coimbra

Umberto Eco na sua biblioteca privada. São mais de 30.000 livros contemporâneos e mais de 1500 livros raros antigos. Davide Ferrario, que tinha colaborado com Umberto Eco em 2017 numa instalação sobre o tema da memória para o pavilhão italiano da Bienal de Veneza, reconstrói aqui a relação do escritor e filósofo com os livros. Através de entrevistas inéditas, material raramente visto e com a colaboração da família e amigos, um filme lúdico e sofisticado que procura capturar o significado da ideia de biblioteca como memória colectiva do mundo. Este é um deles mas podem ver todos os filmes em exibição esta semana na Casa do Cinema aqui.

Jam no Salão

14 de Setembro, às 21h30, no Salão Brazil

Quinzenalmente, neste último quadrimestre de 2023, há «quintas no salão». Esta semana, com um trio residente a «aquecer» o início de cada noite, o palco do Salão pretender ser um ponto de encontro de e para o jazz, aberto a todos aqueles que queiram participar. Trio residente: Nuno Rodrigues – trompete / Rui Alvarez – contrabaixo / Paulo Silva – bateria. Convidado: Duarte Ventura – vibrafone. A entrada é gratuita.

Matriz de Sara Vidal

Sexta-feira, dia 15 de Setembro, às 21h30 no Teatro da Cerca de São Bernardo

Sara Vidal faz o concerto de apresentação em Coimbra do seu primeiro disco a solo que assinala os 15 anos de carreira da artista, ex-vocalista do grupo galego Luar na Lubre (2005-2011). O álbum convida a viajar pela geografia portuguesa e a descobrir o cancioneiro tradicional de cada região sob um denominador comum: a condição feminina nas diferentes etapas da vida. Com uma sonoridade acústica e confluência de múltiplos instrumentos, a voz assume-se como o principal veículo condutor por entre uma selecção musical composta na íntegra por temas tradicionais, que aqui ganham novo pulsar e respirar, sob a direcção musical de Manuel Maio e Rui Ferreira. Sara Vidal conta com uma vasta trajectória profissional nas músicas de raiz, entre a Galiza e Portugal. Actualmente, desenvolve o seu trabalho musical nos grupos Espiral, A Presença das Formigas, Diabo a Sete, Cantos da Quaresma e Companhia do Canto Popular, todos no âmbito das músicas do mundo, sendo reconhecida como uma das vozes de referência da música folk e tradicional portuguesa, tanto a nível nacional, como internacional. A acompanhar a cantora estarão os músicos Luís Pedro Madeira (piano, guitarra, braguesa), Pedro Damasceno (cavaquinho, bandolim, low whistle, gaita-de-fole), João Cação (contrabaixo) e Rui Lúcio (percussão).

Um eu a solo © Estela Albino

Um Eu a Solo

Sexta-feira, 15 de setembro, às 22h na Oficina Municipal do Teatro

Arranjos originais da pianista para a música de Ornatos Violeta, António Variações, Yann Tiersen ou Ludovico Einaudi. Tendo passado pelo curso profissional de jazz no Conservatório de Música de Coimbra e pela Escola Superior de Música de Lisboa, Estela Albino dedicou-se a compor e fazer arranjos para orquestra. Nos últimos anos, a sua versatilidade e amor pela expressividade musical têm-na levado a colaborar frequentemente com nomes firmados no jazz português como João Mortágua, Diogo Alexandre, João Moreira, Bernardo Couto ou Duarte Ventura, entre tantos outros. Recentemente, trabalhou com Bernardo Moreira e o projeto Cantigas do Maio nos arranjos de A Morte Saiu à Rua, Menino d’Oiro (Zeca Afonso) e Um Tempo Que Passou (Sérgio Godinho) para o concerto do projeto com a Orquestra de Jazz de Espinho.

Concerto Fora dos Eixos com Miguel Calhaz

Sexta-feira, 15 de Setembro, 21h30 no Largo da Capela do Monte Formoso

Iniciativa resulta de uma colaboração/articulação entre a Associação de Moradores do Monte Formoso e o Jazz ao Centro Clube, com o apoio da União de Freguesias de Eiras e S. Paulo de Frades e da Comissão da Capela da Nossa Senhora do Monte Formoso.

Vamos fazer um filme de animação?

Sábado, 16 de Setembro, às 11h e às 22h no Teatro e Jardim da Cerca de São Bernardo

Termina o ciclo de cine-concertos de Verão organizado pel’A Escola da Noite em parceria com a Blue House, o Jazz ao Centro e o Centro de Artes Visuais. De manhã, Luís Pedro Madeira e Jorri dirigem uma oficina para crianças (6 a 12 anos), musicando o filme de animação que vem sendo construído no âmbito dos Sábados para a Infância. À noite, pelas 22h, no Jardim da Cerca São Bernardo ou na sala principal do Teatro (de acordo com as condições climatéricas), é exibido o filme O Gabinete do Dr. Caligari, de Robert Wiene (1920), acompanhado ao vivo pela composição e interpretação musical da banda reunida para este ciclo, composta pelos músicos Gonçalo Parreirão, Ismael Silva, João Mortágua, Jorri e Luís Pedro Madeira. O ciclo de cine-concertos integra a programação Verão a 2 Tempos, da Câmara Municipal de Coimbra, e tem entrada gratuita.

Apresentação do «Dicionário da Invisibilidade» na Casa da Esquina

Dicionário da Invisibilidade

Sábado, 16 de setembro, às 15h30 na Casa da Esquina

Finissage da Exposição com o lançamento do projeto Leituras para a Invisibilidade, com a presença do ilustrador André Carrilho. O projeto, inspirado no livro Dicionário da Invisibilidade, é uma parceria entre a Casa da Esquina e a SOS Racismo e encerra a exposição em Coimbra. O conjunto de vídeos, apresenta leituras das 22 entradas presentes nas ilustrações de André Carrilho e será mais uma ferramenta para as apresentações futuras desta exposição. A partir de 18 de setembro, estas entradas serão divulgadas gratuitamente agora em vídeo e áudio, tanto na exposição como nos canais de promoção da Casa da Esquina e da SOS Racismo para quem quiser ver, ouvir ou para aprofundar mais o conhecimento sobre estas pessoas únicas que dão vida a este dicionário. Apresentado em 2021 pela SOS Racismo, o dicionário de nomes mais ou menos desconhecidos do grande público, retrata mais de três mil entradas de pessoas que estiveram em várias linhas da frente de combates sociais. A coordenação ficou a cargo de Ana Sofia Palma, José Falcão, Mamadou Ba e Txema Abaigar, dividindo-se em seis capítulos que representam os 5 continentes: América, África, Ásia, Oceania e Europa.

Oficial «O Livro de Pantagruel»

Livro de Pantagruel 

Sábado, 16 de setembro, pelas 21h30 no grande auditório do Convento São Francisco

Espetáculo do dramaturgo e encenador Ricardo Neves-Neves e do pianista e compositor Filipe Raposo, levado à cena pelo Teatro do Elétrico, que nos apresenta um universo de fantasia, cheio de delírios e extravagâncias, de humor negro e de muitas outras tonalidades. Depois de Banda Sonora e A Reconquista de Olivenza, o dramaturgo e encenador Ricardo Neves-Neves e o pianista e compositor Filipe Raposo voltam a encontrar-se e a juntar-se à Orquestra Metropolitana de Lisboa em O Livro de Pantagruel. Uma vez mais, criam um universo de fantasia, cheio de delírios e extravagâncias, de humor negro e de muitas outras tonalidades. A peça conta com a interpretação de Andreia Valles, António Ignês, Célia Teixeira, Diogo Fernandes, Eliana Lima, Inês Cotrim, Juliana Campos, Rafael Gomes, Rita Carolina Siva, Ruben Madureira, Sandra Faleiro e Sissi Martin. Diz a sinopse que O Livro de Pantagruel «é sobre canibalismo, literal ou nem por isso. É sobre a manipulação do corpo humano e a manipulação do outro. É sobre vingança e sobre amor, por mais cruel que ele possa ser. Não falta traição a este enredo, mas também há bastante romantismo». Nesta peça, inspirada em histórias “como as de Gargântua e Pantagruel, Hansel e Gretel, Sweeney Todd, Drácula, Frankenstein e tantos outros.

Construir a República

Sábado, dia 16 de setembro, às 15h30, no Edifício Chiado

Exposição temporária que reúne imagética e objetos de propaganda republicana pertencentes às
coleções do MMC, do Museu da República e Maçonaria – Coleção Aires Henriques, bem como documentação da Biblioteca Municipal de Coimbra. A exposição é de entrada livre, pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, e sábados e domingos, das 10h às 13h e das 14h às 18h, e vai estar patente até ao dia 5 de novembro. A mostra conta com 52 peças da Coleção Aires Henriques e está organizada em 11 painéis temáticos do contexto da época, que ilustram desde o ultimato inglês à revolta de 31 de Janeiro, a propaganda republicana, o regicídio, o 5 de Outubro, o projeto republicano, os símbolos nacionais republicanos, os movimentos, greves e a contestação social em Coimbra, a greve dos estudantes de 1907, o momento em que a revolução chega à cidade e o papel das sociedades secretas, designadamente da maçonaria e carbonária.

Open Day

Domingo, dia 17 de setembro, das 11h às 13h e das 14h às 16h no Canil Municipal

A Câmara Municipal de Coimbra promove mais um “Open Day” no Canil Municipal, do qual já falámos aqui. A iniciativa visa incentivar a adoção responsável de animais, com a abertura do espaço em horário de fim de semana, altura em que as pessoas têm mais disponibilidade para visitar o local. Os animais são entregues desparasitados, vacinados, identificados, registados e esterilizados e é feita a emissão do respetivo Boletim Sanitário, cumprindo os preceitos legais.



Gostaram do que leram?
E repararam que não temos publicidade?

Para fazermos este trabalho e o disponibilizarmos de forma gratuita as leituras e partilhas são importantes e motivantes, mas o vosso apoio financeiro é essencial. Da mesma forma que compram um lanche ou um bilhete para um espectáculo, contribuam regularmente. Só assim conseguimos alcançar a nossa sustentabilidade financeira. Vejam aqui como fazer e ajudem-nos a continuar a fazer as perguntas necessárias, descobrir as histórias que interessam e dar-vos a informação útil que afine o olhar sobre Coimbra e envolva nos assuntos da comunidade.

Contamos convosco.

Mais Histórias

Festival Política: passeio feminino, cara-a-cara com deputados, Fado Bicha e A Garota Não

Vêm aí três dias repletos de propostas de activação da cidadania e do pensamento crítico e político através da arte e do encontro. Dias 28, 29 e 30 de Setembro o Festival Política estreia em Coimbra e promete deixar rasto.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

A agenda não é só artística, podem desde visitar as obras e saber tudo sobre o Metrobus, participar num mega passeio de bicicleta e trocar os brinquedos que já não usam num mercado especial.

quote-icon
Ler mais small-arrow

A Casa da Esquina «é um lugar onde acontece o que não acontece em nenhum outro sítio em Coimbra»

É «uma casa muito engraçada», mas tem de tudo. Sobretudo as portas sempre abertas para quem precisa de um espaço para trabalhar, cantar, coser, tricotar, ler poesia, tomar café, ver uma exposição, lutar por um mundo melhor, pintar.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow