A mobilidade já é um tema quente na cidade, mas esta semana ainda mais com muitas propostas no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade. Também estamos naquela altura do ano, a dos Encontros Mágicos, mas também há festival alternativo e independente Apura, Drepa Comunidade Fest e Mercado de Trocas para Crianças e Jovens. Vejam os destaques, mas para saberem tudo é melhor consultarem a Agenda.

Nelly & Nadine
Quarta-feira, dia 20 de Setembro, às 21h30 no Teatro da Cerca de São Bernardo
Filme de Magnus Gertten «retrata a inusitada história de amor entre duas mulheres que se apaixonam na véspera de Natal, no campo de concentração de Ravensbrück», na Alemanha. Apesar de terem sido separadas nos últimos meses da Guerra, Nelly e Nadine conseguem reencontrar-se e passar o resto da vida juntas, ainda que mantendo em segredo a sua relação, até para a família mais próxima. Agora, a neta de Nelly, Sylvie, decidiu abrir os inéditos arquivos pessoais das duas mulheres e desvelar a sua história. Organizado pelo Monsters Summer School / CES. Em francês, inglês, espanhol e sueco com legendas em inglês. M/14
Kidical Mass Coimbra + Semana Europeia da Mobilidade
Até 24 de Setembro, em vários locais
Quarta-feira, 20 de setembro, a Câmara Municipal de Coimbra apresenta a Obra do Sistema de Mobilidade do Mondego 1 ano depois, pelas 9h30, na Praça 25 de Abril. A visita segue para a rua Dom João III, rua General Humberto Delgado, avenida Fernando Namora, Alto de São João, Túnel das Carvalhosas e Ponte da Portela. Inclui a apresentação da Nova Praça da Estação «Câmara», que se realiza amanhã, pelas 15h, na Avenida Central, e conta com a participação da vereadora da Reabilitação Urbana, Ana Bastos, bem como de representantes da Infraestruturas de Portugal e da Metro Mondego. No Domingo, é a vez da Kidical Mass, que volta a desafiar toda a cidade para um passeio de bicicleta colectivo. Começa na Escola Escola Básica 2/3 Eugénio de Castro, às 10h, e vai até ao Parque Verde. Quem quiser está convidado para um piquenique no final para partilhar a experiência e as dificuldades encontradas no trajeto. Leiam o nosso artigo sobre a Semana Europeia da Mobilidade aqui.
Sprint Botânico
Quarta-feira, 20 de setembro, às 13h15 no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (junto ao portão dos Arcos)
O Jardim Botânico propõe visitas curtas, de meia hora, aos seus espaços, colecções e exposições. Na próxima, os visitantes ficam a conhecer as pinhas e pinhões gigantes da araucária-da-queenslândia (Araucaria bidwillii). Visitas gratuitas, mas com inscrição obrigatória. Inscrição aqui.

Festival Apura
21, 22 e 23 de setembro em vários espaços da cidade
Na quarta edição do Festival Apura, há workshops, exposições, instalações, performances, concertos e DJ sets para conhecer. O objetivo é valorizar a arte criada localmente, promover momentos de formação e reforçar a partilha de conhecimentos, tendo como premissas a democracia cultural, o acesso livre à cultura e a redução das clivagens no acesso ao capital cultural. Com o mote «Apura o teu underground», podem acompanhar o programa aqui. Dos espectáculos de Luís Antero e Synapse Archives, Gume, a performance de Saeira, um workshop de dança tradicional do GEFAC, o concerto de Rodrigo Silveira, Victor Torpedo and the Pop Kids, até às propostas artísticas de Zabeth, Maria Palma, Babu, Coletivo Gambozino, Inês Santos, Tu Metes Nojo, Brutto, Jonathan Miranda e Colectivo Zás.
Encontros Mágicos
De terça-feira a Domingo, 19 a 24 de setembro, em vários horários e locais
O maior e mais antigo festival de magia português, com direção artística de Luís de Matos, traz a Coimbra, nesta sua 27ª edição, 15 artistas, de nove nacionalidades e de três continentes. São dias de Magia de Rua, Escola de Magia e Galas Internacionais de Magia que trazem à cidade 15 artistas da Argentina, Áustria, Cuba, Espanha, Inglaterra, Japão, Peru, Rússia e Portugal. O programa está aqui. Durante seis dias, há 72 representações de magia em praças e jardins da cidade, mais concretamente na Praça 8 de Maio, rua Visconde da Luz, rua Ferreira Borges, Praça do Comércio, Praça das Bandeiras do Convento São Francisco, Parque Verde e Parque do Vale das Flores. As Galas Internacionais de Magia são nos dias 22 e 23 de setembro, sexta e sábado respetivamente, no Grande Auditório do Convento São Francisco.

Joana Gama – Estou só a ver
Sexta-feira, 22 de setembro, às 21h30 no Salão Brazil
«Estou Só a Ver» é o nome do novo espectáculo de testes de Joana Gama. É uma expressão que usamos para despachar os funcionários das lojas quando sabemos que não vamos comprar nada. Ou, então, a posição dos comediantes perante a realidade.
Cinema Fora de Portas
Sexta-feira e Sábado, 22 e 23 de setembro, às 21h30 na Escola Primária Lordemão e Monte Formoso
Exibição do filme Super Mario Bros. Da Nintendo e Illumination, chega a mais aguardada animação baseada no universo Super Mario Bros. O mundo conheceu Mario pela primeira vez no videojogo de 1981, Donkey Kong, e rapidamente se apaixonou pela icónica personagem que veio a acompanhar o crescimento de gerações desde a década de 80. Depois de mais de 200 videojogos, o personagem vermelho chega pela primeira vez ao grande ecrã. Um filme de Aaron Horvath e Michael Jelenic. Nota: em caso de chuva, o evento terá lugar no Pavilhão Gimnodesportivo de Lordemão. No sábado, é a vez do filme Mais uma Rodada. Existe a teoria que o ser humano devia nascer com uma pequena quantidade de álcool no sangue e que a embriaguez moderada abre as mentes para o mundo ao nosso redor, diminuindo os problemas e aumentando a criatividade. Atentos a esta teoria, Martin e três dos seus amigos, professores cansados do ensino secundário, embarcam numa experiência para manter um nível constante de intoxicação durante o dia de trabalho… Um filme de Thomas Vinterberg.
Coimbra Impro
Sexta-feira, 22 de setembro, às 21h30, no Grémio Operário de Coimbra
Teatro de improviso com o grupo Coimbra IMPRO, o grupo de Teatro de Improviso de Coimbra. Evento integrado na programação do Festival Ilha 12.

Jornadas Europeias do Património e Dia Mundial do Turismo
Sexta a segunda-feira, 22, 23, 24 e 25 de setembro, em vários locais
A autarquia preparou um programa, disponível aqui, com o objetivo de promover Coimbra, realçar o seu património e divulgar atividades que convergem para o desenvolvimento turístico, cultural e sustentável do Município. O Museu Nacional de Machado de Castro também tem várias propostas e podem consultar o programa nacional aqui.
Enquanto o mundo se move
Inaugura sexta-feira, 22 de setembro, na Sala da Cidade
Exposição de fotografia de José António Quintanilha, com curadoria de José Maçãs de Carvalho. A mostra reúne cerca de 60 trabalhos fotográficos, a preto e branco e com diversos formatos, e centra-se na captação de objetos já existentes, que são reapresentados na perspetiva do fotógrafo. De entrada livre, pode ser vista de terça-feira a sábado, das 13h às 18h. Vai estar patente até 22 de novembro.

Memórias em Risco: os Salatinas, 80 anos após o plano da Alta
Sexta-feira, dia 22, às 16h no Colégio das Artes
Há um ano, o jornalista Rafael Vieira tirou do baú a história dos Salatinas com os trabalhos Por que é que devíamos todos saber quem são os salatinas de Coimbra? e Como é que termina a história dos salatinas?. Agora, integrado nas comemorações do 10.º aniversário da inscrição da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia na lista de Património Mundial da UNESCO, o assunto volta a ser debatido e lembrado por professores e investigadores universitários, inclusive o próprio jornalista da Coimbra Coolectiva, e também antigos/as Salatinas e grupos artísticos. Contempla momentos de revisão e discussão sobre «iniciativas já concretizadas e a concretizar» para o registo das memórias Salatinas, a apresentação de um pequeno filme inédito, uma performance da associação Catrapum Catrapeia (recriando a Caravana Salatina, apresentada esta ano na Semana Cultural da UC) e a atuação do Grupo Folclórico da Casa do Pessoal da UC.num momento a partir das 16h, no Colégio das Artes. O objectivo é dar nova visibilidade a patrimónios materiais desaparecidos (e compreender os que então os substituíram), ao mesmo tempo que se preservam patrimónios imateriais em risco.
Des-silenciar
Sábado, 23 de setembro, às 22h no Centro de Artes Visuais (CAV)
Exposição de Judite dos Santos e Júlia Ventura, que resgata momentos decisivos nos respetivos percursos criativos, dando visibilidade à importância que estas artistas detêm no universo da fotografia contemporânea portuguesa. Judite dos Santos (Porto, 1945) e Júlia Ventura (Lisboa, 1952) são autoras que têm em co-mum o fato de terem iniciado as suas carreiras essencialmente fora de Portugal: a primeira nos E.U.A e a segunda nos Países Baixos. Não se trata aqui de «des-silenciar» a presença que as artistas inscreveram no contexto da história da arte nacional e que, em grande medida, é muito diferenciado: Judite dos Santos é uma artista com uma visibilidade ainda reduzida no nosso país, apesar de trabalhar continuadamente desde os meados dos anos setenta, quando se fixa em Nova Iorque, depois de uma infância e juventude passadas no Brasil. Já Júlia Ventura tem mantido uma regular presença no circuito institucional português, com exposições antológicas no Centro Cultural de Belém e no Museu de Serralves, por exemplo.
Drepa Comunidade Fest
Sábado, 23 de setembro, das 12h às 20h no Parque Verde Mondego
Setembro é o mês internacional de sensibilização para a Drepanocitose (anemia falciforme), uma patologia desconhecida pela generalidade das pessoas, frequente nos países lusófonos. Neste evento, organizado pela Casa de Angola em Coimbra em parceria com a Associação Portuguesa de Pais e Doentes com Hemoglobinopatias, pode ficar a saber mais sobre esta doença. Para além da acção de sensibilização, haverá gastronomia lusófona e um sarau multicultural.

Mercado de Trocas para Crianças e Jovens
Sábado, 23 de setembro, das 10h às 13h, no Jardim da Sereia (Junto ao Parque Infantil)
Desde 2011, a Casa da Esquina em colaboração com o ECOSOL reúne crianças e jovens em torno de uma lógica de solidariedade e partilha sem esquecer o princípio da abundância. As regras deste que foi o primeiro mercado de trocas pensado para crianças e jovens em Portugal com recurso a moeda solidária são simples: primeiro, levar alguma coisa para trocar. São as crianças e jovens que dinamizam o mercado com os produtos que levam – brinquedos, livros, jogos, etc em bom estado e a funcionar. Quem entra no mercado pela primeira vez recebe 10 jardins (a moeda do mercado) para começar e facilitar a troca. Depois, basta estender a manta, expor os «produtos» e começar a troca. Quem foi noutras edições já tem a ideia que é preciso poupar para poder trocar no mercado seguinte, pois quem vem ao mercado compreende que é preciso consumir de forma pensada e responsável, não acumulando demasiados bens nem moeda. No final ganham-se novas brincadeiras e fazem-se novas amizades. Põe-se em prática a reutilização, o prolongamento da vida útil dos brinquedos, e reflete-se sobre o consumo e como pode ser feito de uma forma ponderada e não impulsiva. É gratuito mas é preciso inscrição aqui. (Se o mau tempo persistir, o Mercado terá lugar na Sala Polivalente da Casa da Municipal da Cultura)
Vamos mostrar o que sabemos fazer?
Sábado, 23 de setembro, às 11h no sub-palco do Teatro da Cerca de São Bernardo e na Sala Brincante da Cena Lusófona
Pela primeira vez nos Sábados para a Infância, duas oficinas de teatro para crianças, dos 6 aos 12 anos, em simultâneo e pensadas para envolver toda a família. Ao mesmo tempo que as crianças «trabalham» com o actor Hugo Inácio, Ricardo Kalash «dirige» os/as adultos/as, num espaço diferente. No final da manhã, apresentam reciprocamente o resultado a que chegaram, mostrando «o que sabemos fazer» mas, sobretudo, quão divertido pode ser brincar ao teatro em família. As oficinas duram duas horas, entre as 11h e as 13h, e têm o custo de 10€ por pessoa.
Mini-explorastórias
Sábado, 23 de setembro, às 10h15, no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra
Destinadas a famílias com crianças entre os 3 e os 7 anos, as sessões miniExplorastórias a 360º decorrem todos os Sábados, entre as 10h15 e as 11h15. Em Setembro explora-se a ciência a partir dos livros «Ninhos», de Pepe Márquez e Natalia Colombo, e «365 Pinguins», de Jean-Luc Fromental e Joëlle Jolivet.
Gostaram do que leram?
E repararam que não temos publicidade?
Para fazermos este trabalho e o disponibilizarmos de forma gratuita as leituras e partilhas são importantes e motivantes, mas o vosso apoio financeiro é essencial. Da mesma forma que compram um lanche ou um bilhete para um espectáculo, contribuam regularmente. Só assim conseguimos alcançar a nossa sustentabilidade financeira. Vejam aqui como fazer e ajudem-nos a continuar a fazer as perguntas necessárias, descobrir as histórias que interessam e dar-vos a informação útil que afine o olhar sobre Coimbra e envolva nos assuntos da comunidade.
Contamos convosco.