Contribuir small-arrow
Voltar à home
Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

Coisas para Fazer em Coimbra

Do Mundo do Vinho ao Festival Jazz ao Centro, sentimos chegar as notas de Outono acompanhadas também por teatro, cinema, leituras, oficinas para as crianças, exposições, stand up e caminhadas solidárias.

Partilha

Fotografia: Carlos Gomes (capa)

Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

Está a decorrer a programação Mundo do Vinho, com muitas propostas para saborear e embalar a chegada do Outono, mas há muito jazz para conhecer também no Jazz ao Centro e está a chegar o novo MATE, que conta com um pézinho da Coimbra Coolectiva. Música, teatro, cinema, exposições, coisas para os miúdos – vejam os nossos destaques e o resto encontram na Agenda.

Uma pastelaria em Tóquio

Quarta-feira, 11 de outubro, às 18h30 no auditório da ESEC – Escola Superior de Educação de Coimbra

Degustação e filme de Naomi Kawase, com apresentação de padre Nuno Santos. Sentaro gere uma pequena pastelaria de dorayakis, uma especialidade japonesa que consiste em duas panquecas recheadas com doce de feijão (“an”, no original). Quando Tokue, uma senhora com cerca de 70 anos, se oferece para trabalhar na pastelaria de Sentaro, ele aceita com relutância. No entanto, Tokue rapidamente prova que a sua receita de “an” é mágica. Graças à sua receita secreta, o negócio de Sentaro floresce rapidamente…Com o tempo, Sentaro e Tokue abrem os seus corações, e desenvolvem uma relação de amizade que vai revelando também algumas feridas do passado. No final de cada sessão há um momento de degustação inspirado no universo gastronómico do filme exibido, elaborado pelos alunos da Licenciatura de Gastronomia da ESEC, com a orientação do Chef Luís Lavrador.

Coração de cão

Quarta-feira, 11 de outubro, às 21h30 na Casa do Cinema de Coimbra (Galerias Avenida)

Um ensaio poético e pessoal. Uma reflexão de Laurie Anderson sobre as mortes do marido, Lou Reed, da mãe, do seu amado cão e sobre temas tão diversos como as memórias familiares, a vigilância e os ensinamentos do budismo. Um filme de Laurie Anderson. Ciclo «Cinema e a Morte», do Fila K em parceria com a Bonifrates.

Visita de Kobi Yamada

Sábado, 12 de outubro, às 14h na Faz de Conto Livraria

Kobi Yamada, autor bestseller do New York Times de títulos como «Tudo Possível»,  está em Portugal e vai à Faz de Conto dinamizar uma sessão de leitura e conversa sobre a sua obra. Entre às 17h00 e as 17h30 haverá sessão de autógrafos.

Ti Coragem & Filhos Lda.

Estreia quinta-feira, 12 de outubro, às 21h30 na Oficina Municipal do Teatro

A nova criação do Teatrão marca também o primeiro espetáculo original da companhia a estrear no âmbito da celebração dos seus 30 anos. Este espetáculo irá, assim, abrir as comemorações desta data que se comemora em março de 2024. É uma adaptação do clássico de Bertolt Brecht Mãe Coragem e Seus Filhos (1939), a partir da tradução de António Sousa Ribeiro e com dramaturgia de Jorge Louraço Figueira. Neste espetáculo, o Teatrão aprofunda os tempos atuais, enquadrando a guerra como o braço direito do capitalismo, neste período histórico pós-neoliberal. Procura também um paralelismo com as guerras de todos os dias, que travamos dentro de nós e contra os que nos rodeiam, na corrida em que todos participamos para singrarmos como indivíduos. Durante cerca de duas horas e meia, acompanhamos as peripécias e escolhas de uma família de comerciantes, durante uma viagem de longas décadas por entre as frentes de batalha de uma guerra que não cessa. Até que ponto estará Ana Freitas – mais conhecida como Ti Coragem – pronta para ir para garantir o sucesso do seu pequeno empreendimento? A encenação é de Marco Antonio Rodrigues e esta criação é acompanhada por um programa paralelo que faz a mediação com o público da discussão colocada pelo espetáculo, organizado em articulação com várias instituições de ensino superior de Coimbra.

Outubro na Biblioteca Infantil

Sábado, 13 de outubro, às 18h na Biblioteca Infantil/Ludoteca de Coimbra

A Hora do Conto faz parte da programação regular, dirige-se a crianças dos 3 aos 5 anos, e inicia as suas sessões no dia 2, com Contos com Música. Dia 13 há Contos com Ogres, dia 20 é a vez dos Contos com Medo, e dia 31 dos Contos de Halloween. Sempre às 18h00. As actividades necessitam de inscrição via 239 702 630.

Mário Costa

Sexta-feira, 13 de outubro, às 22h no Salão Brazil

Chromosome, numa referência directa à composição de Mário Costa, foi pensado especificamente para o ADN de cada um dos músicos que agora o acompanha. É esse sentimento, de temas preparados com o cuidado para permitir a cada elemento a exploração das suas qualidades, que engrandece o brilhantismo de um disco tão cativante quanto inesperado nos seus nove temas. Integrado no Festival Jazz ao Centro 2023.

Eles falam em arco-íris

Inauguração sábado, 14 de outubro, às 18h no Círculo Sereia

A canção She Talks to Rainbows dos Ramones — que narra a história de uma mulher que conversa com o mundo natural, mas não com o cantor — pode ser interpretada como uma alegoria para a nossa atual relação com a natureza. Numa época marcada por desafios ambientais e a necessidade premente de consciência ecológica, falar com a natureza, com entidades além do reino humano, torna-se não só relevante como imperativo. É um convite a refletir, fazer e pensar com a natureza, em vez de apenas pensar, escrever e criar sobre ela. Esta exposição reúne os trabalhos de três artistas, Gabriela Albergaria, Margarida Lagarto e Marcelo Moscheta, cada um dos quais emprega metodologias distintas para se relacionar com a natureza de uma forma que se alinha com esta abordagem transformadora. Partilham de um profundo compromisso com a reparação, com o sarar das falhas na nossa relação com o ambiente e o restabelecer o seu frágil equilíbrio. Através de interpretações poéticas ou de interações diretas, estes artistas estabelecem uma conversa profunda com o mundo natural, abordando as nuvens, as sombras e as árvores que muitas vezes passam despercebidas. A exposição estará em permanência até ao dia 30 de dezembro, de terça a sábado, das 14h às 18h. 

Matinée

Sexta-feira, 13 de outubro, das 18h às 21h na Casa das Artes Monumentais 

Carlos Matos é melómano, curador, radialista, DJ, produtor e organizador de festivais. Os festivais Entremuralhas, Extramuralhas e Monitor, a associação cultural Fade In, e o club Stereogun são alguns dos projetos a que está associado. Na mala de discos traz clássicos e novos nomes do post-punk, new-wave, dark-wave, EBM e industrial. 

Zeca Baleiro e Sérgio Godinho

Sábado, dia 12 de outubro, às 21h30 no Convento São Francisco

Zeca Baleiro vai subir ao palco do Grande Auditório para apresentar Na Ponta da Língua, um espetáculo que dá início à digressão em Portugal, que assinala os seus 26 anos de carreira e homenageia os autores portugueses interpretados no álbum Canções d’Além-Mar, de 2021, considerado o Melhor
Álbum de Música Popular Brasileira nos Grammy Latinos. O brasileiro tem um convidado
especial para o espetáculo: o cantor português Sérgio Godinho e o espectáculo integra a
programação de inauguração da Casa da Cidadania da Língua de Coimbra. A convite da Associação Portugal Brasil 200 Anos e da UAU, Zeca Baleiro escolheu Portugal e o tema da mobilidade e da cidadania para regressar às digressões internacionais, após pandemia.

Paixão Karl Marx – Os Hieróglifos da Modernidade

Sexta-feira, 13 de outubro, às 18h no Atelier A Fábrica

Apresentação do livro de Daniel Bensaid, Edições Combate, com a presença de Francisco Louçã e Hugo Monteiro e moderada pela jornalista Marta Melo. O evento, promovido Por Mão Própria.

Espectáculo final Coimbra Dança 2023

Sábado, dia 14 de outubro, às 21h30, no Atelier a Fábrica

O Coimbra dança realizou-se nos dias 5, 6 e 7 de outubro, com a realização de workshops e festas dançantes, em vários espaços da Baixa de Coimbra, e com a participação das Escolas de Dança de Coimbra, que divulgaram a diversidade do seu trabalho proporcionando momentos de festa e aprendizagem ao público em geral. Ao longo de três dias, a programação do Coimbra dança teve lugar no Atelier A Fábrica, no Bixos Zero Lodge, no CAV – Centro de Artes Visuais, na Praça do Mercado – Mercado D. Pedro V e no Rancho Folclórico Tricanas de Coimbra. Sábado, com entrada gratuita, somos convidados a assistir a uma mostra de várias modalidade, pelas Escolas de Dança: ACM Coimbra, Barrio de Tango, Bats on Pole, EDAC – Escola de Dança Arte e Corpo, Encontros Folk de Coimbra,Esmeralda Souto, Fame Dance Academy, Flowmotion Dance Academy, Forró Coimbra e The Season Flowers – Associação Cultural e Recreativa de Coimbra. Danças Afrolatinas, Danças Orientais, Pole Dance, Forró, Contemporânea, Hip-Hop, Tango e danças do Mundo, são alguns dos exemplos da diversidade que as Escolas de Dança partilham com a Baixa de Coimbra

Festival MATE – Música e Economia Criativa

Até 24 de outubro no Lufapo Hub, Museu Nacional Machado de Castro, Convento São Francisco e Salão Brazil

O MATE utiliza o poder da música para conectar pessoas, fortalecer identidades, melhorar o sentido de comunidade e trazer perspectivas inovadoras do mundo em constante mudança. Há várias oficinas a decorrer entre 10 e 20 de Outubro (Comunicação; Prática Musical Participativa; Acessibilidades; Produção de Eventos; Criação Artística; Music, Copyright e Technology; entre outras), speed meetings, lançamentos de livros e vários concertos (Lufapo Hub Criativo, dia 20; MNMC, dia 21; Salão Brazil, dias 20 e 21; e Convento São Francisco, dias 22, 23 e 24). Encontram mais informações aqui.

Contracapa

Inauguração no sábado, 14 de outubro, às 16h na Casa da Esquina 

Exposição de Júlio Dolbeth, com curadoria de André Gomes. Depois de André Carrilho, o projeto Marquise segue com mais um nome de referência da ilustração. Um trabalho com parceria de André Gomes, onde reinterpreta com o seu traço, discos icónicos da Música Popular Brasileira. São 20 álbuns que transportam para os tempos do vinil por oposição, segundo o autor, ao «mundo cada vez mais digitalizado que tende a desvanecer o disco como objeto físico, não descuida a sua ligação com a imagem, sempre de mãos dadas com o som». É assim um diálogo com as capas originais interpretadas à luz do seu imaginário. Júlio Dolbeth nasceu em Angola em 1973, vive e trabalha no Porto. Doutorado em Arte e Design, área de ilustração, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), onde é professor auxiliar. Foi também co-fundador e curador da galeria Dama Aflita, no Porto, entre 2008 e 2016.

O Jazz é fixe!

Sábado, 14 de outubro, às 10h30 no Salão Brazil 

Um espectáculo lúdico sobre o Jazz: a sua história, como se constrói, como se improvisa, como se pode cantar e sentir a música. Aqui, o público não se limita a assistir: um blues que se aprende a cantar e a improvisar, uma bateria feita de sacos de plástico, um saxofone que se toca com os pés, os dedos estalam e os corpos dançam até ao swing. Destinado a crianças dos 6 aos 12 anos.

Oficina de Trava-Línguas

Sábado, 14 de outubro, às 11h no TCSB – Teatro da Cerca de São Bernardo

Provenientes da tradição oral popular, os trava-línguas podem aparecer como versos, frases ou prosa, o desafio é dizer as palavras de forma rápida ou várias vezes repetidas sem errar… sem travar a língua. Para além da diversão garantida, com a aquisição da leitura e da escrita, tornam-se uma ferramenta pedagógica essencial para a consolidação do português nas crianças. Com Catarina Moura.

Juntos por São Tomé e Príncipe

Sábado, 14 de outubro, às 9h30 no Parque do Choupalinho

2ª caminhada solidária, promovida pela Associação para o Desenvolvimento e Investigação em Cardiologia de Coimbra (ADICC), que para além da promoção da importância do exercício físico e alimentação saudável na prevenção das doenças cardiovasculares, pretende angariar recursos financeiros para a Unidade de Cardiologia de São Tomé e Príncipe (STP). A inscrição tem um valor simbólico por pessoa, e inclui um kit composto por água, fruta e/ou barra de proteína. Inscrições em «Mais Informações».

XI Ciclo de Requiem: concerto de encerramento

Sábado, 14 de outubro, às 21h30 no Convento São Francisco

Em estreia em Portugal, a Orquestra Filharmonia Podkarpacka de Rzeszów (Polónia) toma o palco, encerrando o XI Ciclo de Requiem de Coimbra, com um concerto em que coloca Mozart no epicentro das atenções, unindo a excelência da orquestra com a maestria do piano e a harmonia das vozes dos solistas e do coro. Programa do espectáculo em «Mais Informações».

Fica-te mal

Sábado, 14 de outubro, às 21h30 no Loucomotiva – Grupo de Teatro de Taveiro

Afonso Paiva apresenta o seu terceiro espectáculo de humor a solo. Neste evento de stand-up comedy poderão conhecer as suas melhores piadas dos últimos tempos, incluindo imitações e outras surpresas. Num misto entre fanfarronice e «cromice», este comediante conimbricense traz uma narrativa de diversas coisas que lhe ficam mal (pensar, dizer e fazer). Sessão a 14 e 21 de Outubro.

Dia da Bengala Branca

Domingo, 15 de outubro, às 10h no largo Dr. José Rodrigues (em frente ao Museu Nacional Machado de Castro).

A Câmara Municipal de Coimbra, através do Serviço de Leitura para Deficientes Visuais da Biblioteca Municipal, vai assinalar o Dia Mundial da Bengala Branca, que se comemora a 15 de outubro, com uma visita guiada pelo património da cidade, num percurso entre a Alta e a Baixa de Coimbra. A visita, destinada a deficientes visuais, é gratuita, mas a inscrição é obrigatória e deve ser efetuada para o e-mail leitura.especial@cm-coimbra.pt ou através do contacto telefónico 239702630. O Dia Mundial da Bengala Branca é símbolo da autonomia e da independência das pessoas com deficiência visual. A proposta passa pela realização de uma visita guiada pelo património local, num trajeto que desvenda o contexto histórico, arquitetónico e sociocultural de Coimbra. O percurso reflete não só vivências e tradições populares, mas também académicas da Alta e da Baixa da cidade, com alusões às personalidades que, ao longo dos séculos, percorreram Coimbra.

Meu

Sábado, 14 de outubro, às 11h no Museu Nacional de Machado de Castro – MNMC

É a forma como cada criança interpreta, interage e constrói uma história com o actor Tiago Duarte, criando, em palco, o seu Momento Especial e Único. A sessão repete às 16h30.

Outubro no Observatório Astronómico

Sábado, 14 de outubro, às 11h no Observatório Geofísico e Astronómico da UC

Três actividades destinadas ao público geral: no dia 14, às 11h00, a actividade A Nossa Estrela: O Sol inclui sessão de planetário + observação + espectroheliográfico; dia 21, às 10h30, sessão de planetário e dia 28, a partir das 20h45, observação nocturna para do eclipse lunar parcial.



Gostaram do que leram?
E repararam que não temos publicidade?

Para fazermos este trabalho e o disponibilizarmos de forma gratuita as leituras e partilhas são importantes e motivantes, mas o vosso apoio financeiro é essencial. Da mesma forma que compram um lanche ou um bilhete para um espectáculo, contribuam regularmente. Só assim conseguimos alcançar a nossa sustentabilidade financeira. Vejam aqui como fazer e ajudem-nos a continuar a fazer as perguntas necessárias, descobrir as histórias que interessam e dar-vos a informação útil que afine o olhar sobre Coimbra e envolva nos assuntos da comunidade.

Contamos convosco.

Mais Histórias

Coisas para Fazer em Coimbra

O Natal tem muitos sons, mas alguém resiste ao Gospel? É uma das oportunidades dos próximos dias, acompanhada por uma importante conversa sobre Humanizar a Saúde em Coimbra, mas também há teatro, fado, blues, comemorações do 25 de Abril e outras propostas.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

João Reis e Nuno Aroso estreiam o espectáculo Radiografia aqui em Coimbra, mas também há feira de emprego, música, exposições, actividades para os miúdos e conversas importantes, como a nossa sobre o Mercado D. Pedro V.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

Até 18 de Novembro, ainda há muitos filmes para ver no festival Caminhos do Cinema Português e também não falta música, teatro e comédia para embalar as tardes e noites de Outono.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow