Tem a música como foco principal, mas aposta na transversalidade, inclusão, diversidade, preservação do ambiente e sensibilização para as alterações climáticas. Este fim-de-semana há Festival MATE em Coimbra e nós vamos lá estar.
Já tínhamos falado deste Festival de Música, Arte, Tecnologia e Inovação que acontece pela primeira vez na nossa cidade, de 20 a 24 de Outubro. Além dos espectáculos de nomes como Mateus Aleluia, Selma Uamusse, Mad Professor, Crua, Yamandu Costa com António Zambujo e Vludo, a programação inclui vários debates, entre outras propostas, e tudo acontece numa lógica de percurso pela cidade desde o Lufapo Hub ao Salão Brazil, Museu Nacional de Machado de Castro e Convento São Francisco.
Na sexta-feira, 20 de Outubro, o Ponto de Encontro é às 18h, na Lufapo, com a actuação das bandas Bandua e Lika, um palco cidadão, onde vamos apresentar três movimentos que andam a ter impacto em Coimbra, bar e food trucks. Dá para levar amigos, família, mais velhos, mais novos, e a entrada tem o valor simbólico de 2€.
No sábado, 21 de Outubro, desafiamos todos para algo especial. Sabem quando um bom livro tem o poder de nos inquietar, fazer reflectir ou até mudar de ideias sobre um assunto? Pois vamos criar uma biblioteca coolectiva onde em vez de livros se lêem pessoas. É às 16h no Museu Nacional de Machado de Castro. Pessoas reais podem ser requisitadas para contarem as suas histórias, com espaço para perguntas. Alguns dos livros humanos confirmados são Carlos Antunes, Filipe Albuquerque, Francesco Navarrini, Joana Videira, Laurisa Farias, Miguel Antunes e Tatiana Sá Marques. Os lugares são limitados e precisam de inscrição gratuita através deste formulário.
Por estes dias, também podem :
- Conhecer a instalação artística Ciranda, 2023 no Mercado Municipal
- Ir à apresentação dos livros O Herói e doze coisas mais, de José Calçada e Da incerteza como princípio: Jornalismo, Democracia, Decadência da verdade, de João Figueira
- Ver o espectáculo de stand up de Afonso Paiva Fica-te Mal, no Grémio Operário
- O filme Orfeu, de Jean Marais, ou outros no Programa!Ação da Casa do Cinema de Coimbra
- Assistir ao La Sylphide, da Companhia Nacional de Bailado, no Grande Auditório do Convento São Francisco
- À peça Ti Coragem & Filhos Lda., na OMT
- Levar os miúdos à apresentação do livro Margarida e o Avião de Papel, na Casa Municipal da Cultura
- A uma Viagem ao Espaço, no Teatro da Cerca de São Bernardo
- Ou conhecer Uma Coisa Cheia de Histórias, na Casa da Esquina
- Ir ao concerto da saxofonista Lotte Anker com o baterista Gabriel Ferrandini, no CAV
- Participar numa Acção de Voluntariado Ambiental na Ponte Pedonal e de Ciclovia Pedro e Inês
- Descobrir o espectáculo que aborda as questões da Igualdade de Género Os brincos à Ronaldo e outras histórias, no auditório do Conservatório de Música de Coimbra
- E a nova peça da Marionet iMaculada sobre a pílula anticoncepcional, no Teatro Académico de Gil Vicente
- Participar no Arraial das Culturas Académicas, no Jardim da Sereia
- Assistir ao Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia
- E participar na iniciativa Portugal Imaterial – A Festa, em vários locais
Ou então, escolher outra proposta na Agenda.
Gostaram do que leram?
E repararam que não temos publicidade?
Para fazermos este trabalho e o disponibilizarmos de forma gratuita as leituras e partilhas são importantes e motivantes, mas o vosso apoio financeiro é essencial. Da mesma forma que compram um lanche ou um bilhete para um espectáculo, contribuam regularmente. Só assim conseguimos alcançar a nossa sustentabilidade financeira. Vejam aqui como fazer e ajudem-nos a continuar a fazer as perguntas necessárias, descobrir as histórias que interessam e dar-vos a informação útil que afine o olhar sobre Coimbra e envolva nos assuntos da comunidade.
Contamos convosco.