Site icon Coimbra Coolectiva

Mesmo que chova, 6ª feira vai saber a mar

Quem adora um bom arroz de marisco? E um peixe grelhado, uma petinga com arroz de tomate, um arroz de polvo ou até uma simples massa com atum? Vários recursos marinhos como peixes, moluscos e alguns crustáceos, como a lagosta e o camarão, fazem parte da nossa dieta desde que começámos a pescar, até porque são bem nutritivos devido ao alto teor em proteína e baixo teor em gordura, e portanto têm vários benefícios para a saúde como o bom desenvolvimento do sistema nervoso e a redução da incidência de doenças cardiovasculares.

Podem gostar de comer, e até estão dispostos a pagar um preço mais alto do que o costume, mas talvez não saibam quanto é que realmente custa fazer chegar à vossa mesa estes recursos marinhos, que também representam um importante valor económico, havendo uma crescente procura face ao crescimento exponencial da população humana mundial. Sexta-feira, dia 16 de Novembro, é Dia Nacional do Mar. É dia de celebrar mas também de falar sobre o que já vos falámos recentemente aqui, que é a importância da exploração sustentável e equilibrada, baseada no conhecimento da composição nutricional das espécies aquáticas, para se poder compreender o potencial e valor que têm para a qualidade alimentar e saúde humana.

A investigadora Ana Marta Gonçalves do MARE/Universidade de Coimbra vai debater as Mudanças globais e impactos nos ecossistemas, numa sessão  no Museu da Água de Coimbra pelas 16h. A sessão é de participação livre e inclui não só o seminário como uma degustação de patês de atum e sardinha!

 

16 NOVEMBRO | 16H | DEBATE – DIA NACIONAL DO MAR
Museu da Água de Coimbra – Parque Dr. Manuel Braga, Coimbra
Site oficial | Facebook
Contactos: 239 102 115 | ma@aguasdecoimbra.pt

 

 

Exit mobile version