Contribuir small-arrow
Voltar à home
Experimentem

Evento ou reunião

Voluntariem-se

UC Transforma

Conheçam

Universidade de Verão

O Student Hub é como uma Loja do Cidadão para os estudantes

A estrutura pioneira acaba de inaugurar na Rua Larga da Universidade de Coimbra e promete agilizar o atendimento e reforçar a informação quer a alunos quer às famílias.

Partilha

Fotografia: Mário Canelas

Experimentem

Evento ou reunião

Voluntariem-se

UC Transforma

Conheçam

Universidade de Verão

Citius, Altius, Fortius – Communis

A inscrição latina surge como mote para o novo residente do piso térreo da Faculdade de Medicina no Pólo I da Universidade de Coimbra (UC). Mais rápido, mais alto, mais forte – juntos, uma sugestiva apresentação para o Student Hub. Inaugurado a 13 de Outubro de 2021, é o encontro da inovação com a tradição, ao ser instalado num edifício que é Património Mundial, desenhado pelo arquitecto Lucínio da Cruz (com intervenção de Cristino da Silva) e inaugurado em 1956.

Acede-se ao espaço pela porta do edifício que mais próxima está da estátua de Dom Dinis. Um fresco de Portela Júnior, dedicado à história da Medicina, ocupa a parede em toda a sua altura, no lado esquerdo do átrio. Ao lado direito, uma recepção; em frente, o Student Hub. Somos gentilmente recebidos e conduzidos pela Vice-Reitora da UC para os Assuntos Académicos e Atractividade de Estudantes Pré-Graduados, Cristina Albuquerque. Um corredor extenso, que percorria diversos gabinetes de Medicina Legal, deu lugar a um serviço que transpira conforto e modernidade.

Uma sucessão de espaços de serviço à comunidade estudantil, culminam num amplo espaço de atendimento com vista sobre o pátio central do edifício. Nos tectos, nas paredes e no mobiliário vê-se madeira e cortiça, o que é indicador da sustentabilidade como uma das linhas de actuação em que a UC está no topo dos indicadores mundiais. O mote principal deste projecto não foi o de dar programa a espaços vagos da UC, dado que houve uma relocalização dos serviços da Faculdade de Medicina para o Pólo III.

Cristina Albuquerque explica: «O grande mote foi dar resposta àquele que é um dos grandes desígnios da Universidade, que é servir os estudantes e a comunidade em geral. Este espaço, até pela centralidade que tem, pela forma de comunicar a essência da UC – fica na Rua Larga – parecia-nos ideal para constituir esta unidade de atendimento, que funciona muito com um modelo ao estilo Loja do Cidadão, estando aqui representados vários serviços que se relacionam com os estudantes, com os candidatos e com as suas famílias».

«Fizemos cerca de 16 mil atendimentos à distância e 200 presenciais, isto para Dezembro de 2021.»

Cristina Albuquerque, Vice-Reitora da UC para os Assuntos Académicos e Atractividade de Estudantes Pré-Graduados


Resumidamente, os estudantes «contam aqui com um serviço de gestão académico organizado por grandes áreas, desde o apoio ao reconhecimento de graus estrangeiros, informações gerais a todos os ciclos de ensino, acção social e outros. Esta unidade, no fundo, funciona como um espaço global de resolução de problemas que o estudante possa ter». Ou seja, o Student Hub é uma agregação de serviços que oferece Serviços de Gestão Académica, Serviços de Acção Social, Divisão de Relações Internacionais, um posto de atendimento do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), deslocado para aqui desde a Casa da Lusofonia, um Núcleo de Promoção da Empregabilidade,
uma Academia de Criadores e um Laboratório de Design Thinking.

«Este foi talvez um dos primeiros projectos desta equipa reitoral quando tomou posse. Pareceu-nos que seria interessante, desde logo para neutralizar algumas questões que se colocavam aos estudantes, que tinham de andar de um lugar para o outro para resolver problemas complexos». Aqui podem resolver questões que envolvem diversos serviços. «Torna tudo muito mais fluído. Existe a possibilidade de marcação antecipada, o que permite melhorar o atendimento. Torna-se muito mais eficaz, mais rápido».

A aplicação do Student Hub permite as marcações, faz a triagem e permite o atendimento e, «apesar de remoto, não é desprovido da relação pessoal. É uma lógica de centralização de serviços para facilitar o acesso e evitar a dispersão, mas o interesse aqui não é centralizar no sentido de afastar, é de agregar em torno de uma ideia de universidade, de comunidade. A recuperação do espaço teve em consideração o património, «houve aqui a tentativa de conjugar inovação e a preservação. Até porque há limites para as intervenções que podem ser feitas, mas penso que conseguimos equilibrar bastante bem». E o património só faz sentido se for utilizado e vivido.

Quanto ao uso e vivência do espaço, dado que é bastante recente, Cristina Albuquerque refere: «tem havido muita adesão e também não vão encontrar aqui muitas filas. Até porque temos uma base de atendimento muito robusta. Fazemos atendimento à distância, por Skype, por WhatsApp, por chat. Fizemos cerca de 16 mil atendimentos à distância e 200 presenciais, isto para Dezembro de 2021. Iremos lançar em breve um inquérito para ver aquilo que podemos melhorar, para responder às necessidades». Para já os estudantes revelam opinião positiva. Ana Teresa, com quem falámos, achou o espaço útil, prático e rápido, uma melhoria substancial em relação ao anterior serviço.


Projectos e outros serviços


Há uma série de conceitos que complementam a oferta dos serviços mais práticos do Student Hub. Cristina Albuquerque explica: «Nós quisemos servir a comunidade académica nas suas diversas dimensões. Isso significa que a nossa missão em termos de ensino e de inovação tem que ser articulada com este espaço. Há um conjunto de projectos, de iniciativas e de espaços que simulam a participação dos estudantes, a forma como podem potenciar as competências que têm a diversos níveis. Por exemplo, temos uma sala onde estão as associações de estudantes, que podem usá-la para as actividades que entenderem. Temos a Academia de Criadores, que visa potenciar dinâmicas de empreendedorismo e prestação de serviços também à comunidade envolvente. Vamos lançar um open consultation, um espaço virtual onde vamos receber desafios, de empresas, de organizações e da comunidade e, a partir daí, as várias áreas científicas da UC podem contribuir para dar resposta a esses desafios».

«O Student Hub de Coimbra é inovador no contexto nacional, dado que reúne valências de espaço físico e online.»

Cristina Albuquerque, Vice-Reitora da UC para os Assuntos Académicos e Atractividade de Estudantes Pré-Graduados


No Núcleo de Promoção da Empregabilidade, «pretende-se estimular um conjunto de projectos de ligação com o mundo do trabalho, com as empresas e com as organizações. Temos o Laboratório de Design Thinking. Enquanto que a Academia se orienta para o exterior, o Laboratório visa promover a articulação entre as áreas científicas da UC, relacionando estudantes, docentes e investigadores. Se um estudante trouxer uma ideia, ela é trabalhada e orientada, e também «há toda uma componente de formação, temos uma academia de soft skills. Vamos também lançar um curso de empreendedorismo para estudantes, que poderá ser aberto no futuro à comunidade».


Existem diversos outros projectos, como o UC Business, o Prémio UC à Frente e outros, que gravitam em torno desta dinâmica estrutura. Ensaia-se o UC Transforma, um programa piloto de voluntariado que é o programa gémeo do Transforma Brasil e que é articulado com a Fórum Estudante. Vai lançar-se um laboratório de inovação pedagógica, envolvendo várias entidades e também escolas classificadas como inovadores, como Cristelo e outras. «O projecto é para aprender com essas práticas de inovação pedagógica e depois disseminar esses modelos. A UC tem essa preocupação, encontrar forma de disseminação de conhecimento».

Agrada ver esta abertura da UC ao território. «É uma mudança de paradigma, não só pela Academia de
Criadores, mas também por todos os projectos que estamos a iniciar no Centro de Estudos Superiores da UC em Alcobaça ou no Centro de Estudos Ibéricos na Guarda, uma colaboração da UC com a Universidade da Salamanca e outras entidades. Esta abertura ao território, não é impor a filosofia da UC ao território, é entender esse território, aprender com ele e respeitá-lo na sua especificidade. Não é criar modelos generalizáveis, é respeitar essa diversidade. Tudo isto está subjacente à filosofia deste espaço, que é a objectivação disto».

O Student Hub também pretende alcançar outros públicos, como com a procura dos embaixadores digitais da UC, cuja ronda terminou agora em Fevereiro. Ana Patrícia Pereira, da Comunicação e Marketing Digital do Student Hub, assim como José Dias, coordenador do espaço, comentam que esta procura envolve formação em conteúdos, em soft skills, de competências em redes sociais. E o programa, que é inédito, tem como critérios a diversidade na selecção.


Casos exemplares e referências

O Student Hub de Coimbra é inovador no contexto nacional, dado que reúne valências de espaço físico e online. Há um Student Hub na Universidade Nova de Lisboa, apenas virtual. A UC foi beber o exemplo do Student Hub a outras experiências internacionais. Cristina Albuquerque acrescenta: «Visitei o Arizona State University, uma universidade pública nos Estados Unidos que está em primeiro lugar na inovação e que tem um student hub. Aliás, é algo muito comum nas universidades anglo-
saxónicas. Encontram-se [estas estruturas] na Austrália, no Reino Unido e nos Estados Unidos. Pareceu-nos que aqui em Coimbra fazia todo o sentido também. As boas práticas devem servir-nos de inspiração».

Mais Histórias

A revolução também morou na Casa dos Estudantes do Império de Coimbra

O número 54 da Avenida Sá da Bandeira recebeu jovens das então colónias portuguesas sob o espírito colonial. Mas o tiro saiu pela culatra e quem acabou por ocupá-la foi a liberdade, o espírito democrático e a luta anticolonialista.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Associação de moradores precisa do contributo de todos para plantar um mural do 25 de Abril no Monte Formoso

Painel de azulejos será «uma obra de arte que destaque e celebre, no espaço público, os valores de Abril». Mais de uma dezena de pessoas já apoiaram a causa. O valor total necessário é de 511€.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

Celebramos os 50 anos do 25 de abril com a estreia do nosso primeiro documentário original. Estreia dia 24 de abril, no TUMO, e é um entre tantos contributos que tornam a data ainda mais bonita e importante do que já era. Celebremos a liberdade.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow

Discover more from Coimbra Coolectiva

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading