Contribuir small-arrow
Voltar à home

Os passadiços das Fragas de São Simão ficam a meia hora de Coimbra

O passeio até Figueiró dos Vinhos é sempre agradável porque, uma vez fora da A13, as curvas e contracurvas vão-nos cumprimentando com paisagens cénicas do interior português, abundante em natureza, que nos faz aproveitar cada oportunidade para encostar o carro na berma e registar o que nos rodeia. Serpenteámos pela estrada nacional M525 que nos […]

Partilha

O passeio até Figueiró dos Vinhos é sempre agradável porque, uma vez fora da A13, as curvas e contracurvas vão-nos cumprimentando com paisagens cénicas do interior português, abundante em natureza, que nos faz aproveitar cada oportunidade para encostar o carro na berma e registar o que nos rodeia.

Serpenteámos pela estrada nacional M525 que nos levou até ao miradouro das Fragas de São Simão, inaugurado no início de Julho deste ano (2020), juntamente com os passadiços que se tornaram já um local que atrai muitos visitantes. Existem ainda duas boas razões gastronómicas para rumarem a este local: o restaurante Varandas do Casal e o Bar das Fragas.

Passadiços e Miradouro

O percurso pedonal das Fragas de São Simão tem uma extensão de 1,7 quilómetros e faz a ligação entre o Miradouro das Fragas de São Simão e a Aldeia de Casal de São Simão. Podem optar por iniciar a caminhada a partir de um destes extremos.

O caminho atravessa o fundo do vale da Ribeira de Alge e, a partir da aldeia, podem ainda seguir até à Ermida e percorrer o caminho até ao topo do monte. Durante a caminhada, pela garganta das cristas quartzíticas que marcam a paisagem, aproveitem para um mergulho refrescante na Praia fluvial das Fragas de São Simão. Escolham uma pedra mais pequena para servir de solário ou de prancha de mergulho.

[post-ad]

Varanda do Casal

 A sala envidraçada do restaurante Varanda do Casal emoldura o verde da serra e dos montes que guardam o Casal de São Simão, uma aldeia composta por cerca de 20 casas construídas em quartzito, quase todas recuperadas. O cenário é deslumbrante mas não se reduz a momentos românticos, antes é ideal para reuniões de família, encontros de amigos ou até mesmo para uma mesa posta para um.

Peçam um conjunto de entradas (pataniscas de bacalhaucachola da matançaenchidos da região e cogumelos silvestres) e um caril de gambas, um favorito dos clientes habituais. Guardem espaço para o leite creme queimado na hora. As porções são generosas, acreditem que toda a gente vai regressar ao lar com os estômagos bem forrados de comida caseira saborosa.

Bar das Fragas

Uma novidade deste Verão, este café-bar abriu portas na praia fluvial das Fragas de São Simão. Para além de bebidas e gelados, a carta reserva agradáveis surpresas como o Hamburguer das Fragas com queijo do Rabaçal, o Hamburguer Vegetariano feito com falafel de chícharo, tostas, entre outras deliciosas razões para fazermos uma pausa no meio da natureza.

PUB

Já vos falámos do apoio da DS Portugal ao trabalho desenvolvido pela Coolectiva através da cedência de uma viatura para deslocações da redacção. Temos tido a sorte de fazer as nossas explorações pela região Centro e viagens citadinas sempre a bordo do modelo DS3 Crossback. Com uma silhueta requintada, o DS3 Crossback é um SUV citadino com uma dimensão simpática, robusto e que nos transmite segurança e conforto também em viagens mais longas.

Na região Centro, o único ponto de venda existente é a DS Store Coimbra, localizada no n.º 12 da Rua da Casa Meada, em Antanhol, mais propriamente nas instalações do grupo Automóveis do Mondego. Estão convidados a conhecer melhor este e outros modelos na DS Store Coimbra.

Texto: Joana Pires Araújo
Fotos: Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, Joana Pires Araújo e Cláudia Acabado/Bar das Fragas

Mais Histórias

Podem descobrir o 25 de Abril em Coimbra nestas 5 visitas guiadas

Pierre Marie e Eduardo Albuquerque convidam à descoberta da história pública da cidade, a começar por aquela que teve início no Dia da Liberdade. Os passeios são interactivos e gratuitos, entre os dias 24 de Abril e 1 de Maio.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Gostavam de conhecer melhor Coimbra? Têm mais de 40 oportunidades até ao fim do ano

A Câmara Municipal retomou as visitas guiadas gratuitas ao património cultural e histórico da cidade com passeios todos os meses e para todos os gostos, até Dezembro.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Vamos teletransportar os miúdos uns séculos e visitar os romanos

Foi-se o verão, dissemos adeus às férias grandes, mas nem por isso deixaremos de aproveitar os tempos livres para passeios em família. O que não faltam são opções na região. Hoje a sugestão é uma nova visita ao Museu Monográfico de Conímbriga, em Condeixa, a escassos minutos do centro de Coimbra. Criado em 1962, o […]

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow