Contribuir small-arrow
Voltar à home

Os passadiços das Fragas de São Simão ficam a meia hora de Coimbra

O passeio até Figueiró dos Vinhos é sempre agradável porque, uma vez fora da A13, as curvas e contracurvas vão-nos cumprimentando com paisagens cénicas do interior português, abundante em natureza, que nos faz aproveitar cada oportunidade para encostar o carro na berma e registar o que nos rodeia. Serpenteámos pela estrada nacional M525 que nos […]

Partilha

O passeio até Figueiró dos Vinhos é sempre agradável porque, uma vez fora da A13, as curvas e contracurvas vão-nos cumprimentando com paisagens cénicas do interior português, abundante em natureza, que nos faz aproveitar cada oportunidade para encostar o carro na berma e registar o que nos rodeia.

Serpenteámos pela estrada nacional M525 que nos levou até ao miradouro das Fragas de São Simão, inaugurado no início de Julho deste ano (2020), juntamente com os passadiços que se tornaram já um local que atrai muitos visitantes. Existem ainda duas boas razões gastronómicas para rumarem a este local: o restaurante Varandas do Casal e o Bar das Fragas.

Passadiços e Miradouro

O percurso pedonal das Fragas de São Simão tem uma extensão de 1,7 quilómetros e faz a ligação entre o Miradouro das Fragas de São Simão e a Aldeia de Casal de São Simão. Podem optar por iniciar a caminhada a partir de um destes extremos.

O caminho atravessa o fundo do vale da Ribeira de Alge e, a partir da aldeia, podem ainda seguir até à Ermida e percorrer o caminho até ao topo do monte. Durante a caminhada, pela garganta das cristas quartzíticas que marcam a paisagem, aproveitem para um mergulho refrescante na Praia fluvial das Fragas de São Simão. Escolham uma pedra mais pequena para servir de solário ou de prancha de mergulho.

[post-ad]

Varanda do Casal

 A sala envidraçada do restaurante Varanda do Casal emoldura o verde da serra e dos montes que guardam o Casal de São Simão, uma aldeia composta por cerca de 20 casas construídas em quartzito, quase todas recuperadas. O cenário é deslumbrante mas não se reduz a momentos românticos, antes é ideal para reuniões de família, encontros de amigos ou até mesmo para uma mesa posta para um.

Peçam um conjunto de entradas (pataniscas de bacalhaucachola da matançaenchidos da região e cogumelos silvestres) e um caril de gambas, um favorito dos clientes habituais. Guardem espaço para o leite creme queimado na hora. As porções são generosas, acreditem que toda a gente vai regressar ao lar com os estômagos bem forrados de comida caseira saborosa.

Bar das Fragas

Uma novidade deste Verão, este café-bar abriu portas na praia fluvial das Fragas de São Simão. Para além de bebidas e gelados, a carta reserva agradáveis surpresas como o Hamburguer das Fragas com queijo do Rabaçal, o Hamburguer Vegetariano feito com falafel de chícharo, tostas, entre outras deliciosas razões para fazermos uma pausa no meio da natureza.

PUB

Já vos falámos do apoio da DS Portugal ao trabalho desenvolvido pela Coolectiva através da cedência de uma viatura para deslocações da redacção. Temos tido a sorte de fazer as nossas explorações pela região Centro e viagens citadinas sempre a bordo do modelo DS3 Crossback. Com uma silhueta requintada, o DS3 Crossback é um SUV citadino com uma dimensão simpática, robusto e que nos transmite segurança e conforto também em viagens mais longas.

Na região Centro, o único ponto de venda existente é a DS Store Coimbra, localizada no n.º 12 da Rua da Casa Meada, em Antanhol, mais propriamente nas instalações do grupo Automóveis do Mondego. Estão convidados a conhecer melhor este e outros modelos na DS Store Coimbra.

Texto: Joana Pires Araújo
Fotos: Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, Joana Pires Araújo e Cláudia Acabado/Bar das Fragas

Mais Histórias

Mosteiro de Celas: uma história escondida no coração de Santo António

Mais de meio ano após a reabertura ao público, há obras de restauro por concluir, mas sobretudo muito património histórico e religioso por descobrir no convento fundado por D. Sancha, a filha do segundo rei de Portugal que trocou a corte pelo
claustro.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Podem celebrar o Dia da Cidade conhecendo-a através de visitas guiadas gratuitas

O município convida a explorar in loco a fundação de Coimbra, o legado da padroeira Rainha Santa Isabel, as obras de Miguel e Eça de Queirós, a doçaria conventual e as visitas ao património passam por outras zonas do concelho.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Já podemos redescobrir a cidade pelos Caminhos de Santo António

A passagem daquele que é considerado o «português mais conhecido (e desconhecido) do mundo» é o gancho para o projecto, distinguido na Geração Coolectiva, que permite abraçar 800 anos de história ao mesmo tempo, com interações com a contemporaneidade da cidade.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow

Discover more from Coimbra Coolectiva

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading