Contribuir small-arrow
Voltar à home
Conheçam

Trabalho de Tiago Cerveira

Vejam

Rostos da Aldeia

Vamos pôr a «Máscara de Cortiça» e conhecer o nosso Entrudo?

O filme do realizador Tiago Cerveira está disponível online e são 15 minutos que podem mudar tudo o que achavam que sabiam sobre o nosso Carnaval.

Partilha

Fotografia: Tiago Cerveira

Conheçam

Trabalho de Tiago Cerveira

Vejam

Rostos da Aldeia

Todas as aldeias da Serra da Lousã tinham sobreiros e no entrudo os velhos cortiços eram utilizados como máscaras. No dia em que vale tudo, o domingo gordo antecede a terça-feira de Carnaval, começa cedo na aldeia da Aigra Nova, uma das quatro Aldeias do Xisto de Góis, a corrida anual do Entrudo. Os foliões seguem em carrinhas até às outras aldeias da Pena, Cerdeira, Esporão, Ponte de Sótão e o objetivo é fazer bagunça.

Quem não participou na folia portuguesa este ano ou não conhece a tradição que tem como ponto alto a declamação de «quadras jocosas» sobre os habitantes das aldeias, criadas a partir de pequenas estórias que ocorriam durante o ano, pode descobrir através do multipremiado filme A Máscara de Cortiça (2020), documentado por Tiago Cerveira na Serra da Lousã.

Apaixonado pelo registo do património imaterial e material do Portugal rural, Tiago é natural da aldeia Travanca de Lagos, concelho de Oliveira do Hospital, e vive em Coimbra. Foi jornalista, repórter de imagem e é actualmente freelancer na área de vídeo e fotografia. Assina vários documentários de natureza e cultura rural exibidos e premiados em festivais de cinema nacionais e internacionais, da Claquete de Bronze – Viva Film Festival Bósnia e Herzegovina 2020 ao Prémio Melhor Filme Questões de Turismo Sustentável e Melhor Filme Sítios UNESCO ART&TUR 2022.

Depois da produção feita para a Freguesia de Góis, com banda sonora de João Francisco, Tiago já captou os Caretos da Lagoa para a Câmara Municipal de Mira e é um dos autores do projecto Rostos da Aldeia, plataforma onde se publicam histórias positivas de todos aqueles que contribuem para que o despovoamento não seja uma tendência inexorável, relatando os casos inspiradores de pessoas – novas e velhas – que lutam para o inverter.

Mais Histórias

Qual é a vossa arte urbana?

Digam-nos de qual gostam, dir-vos-emos quem são. Fizemos um roteiro das manifestações de arte urbana nas paredes desta cidade que há 900 anos expõem intervenção e liberdade.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

Além das comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos, a Coimbra BD está de regresso e Abril Dança, canta, ouve e lê por estes dias.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Jovens do TUMO pedem de novo a palavra para «escrever o futuro»

55 anos depois, o corajoso ato de um estudante de Coimbra que pediu a palavra quando falar era proibido continua a inspirar jovens alunos a manifestarem-se. O resultado é uma exposição em parceria com a Anozero, onde arte e tecnologia se fundem para manter a chama da liberdade acesa.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow

Discover more from Coimbra Coolectiva

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading