Contribuir small-arrow
Voltar à home
Vejam

Teaser Geração Coolectiva

Participem

Inscrições abertas

Descubram

Geração Coolectiva

Vê também

Coimbra Editora

Vem aí a Geração Coolectiva. Quem se junta?

Começamos o ano em grande, com um desafio para todos: agitar as águas e transformar ideias em soluções que podem ser projectos, iniciativas ou mesmo negócios para Coimbra.

Partilha

Vejam

Teaser Geração Coolectiva

Participem

Inscrições abertas

Descubram

Geração Coolectiva

Vê também

Coimbra Editora

Se nos conhecem, sabem que adoramos arregaçar as mangas e pôr a mão na massa pela cidade. Por isso, aqui estamos nós a lançar uma iniciativa 100% gratuita de geração de ideias e capacitação cívica. Inauguramos 2023 com a Geração Coolectiva, que se concretiza em dois momentos:

1 – Um grande evento colaborativo de um dia, aberto à cidade;
2 – Um programa de capacitação de cinco semanas para os que quiserem passar as ideias à prática. 

Ideias sobre o quê?
Sobre o sítio onde vivemos e como melhorá-lo para virar a página e sair do modo «Coimbra é uma cidade com muito potencial mas parou no tempo». Podem ser coisas que viram em algum lado a transformar outra cidade, e que acham que faz sentido testar em Coimbra. Ideias que mobilizem a cidade, que tragam uma solução para um problema, que melhorem algo que exista. Podemos chamar-lhe uma ideia, mas também um projeto, uma iniciativa ou até um negócio. Podem ter impacto em toda a cidade ou apenas num bairro, todos os habitantes de Coimbra ou um grupo de pessoas, os teus clientes ou colegas.

A Geração Coolectiva é o passo seguinte de um processo de partilha e visibilidade para as boas ideias que sabemos que andam por aí, agregando pessoas, inspirando-as a agir e dando ferramentas para que possam realmente ser implementadas e criar um impacto transformador na cidade.

Evento

A 14 de Janeiro, das 14h às 19h, recebemos no edifício da antiga Coimbra Editora (Rua do Arnado, Coimbra) todos os que quiserem participar neste momento de inspiração, discussão, criação e partilha. Todos os que acreditam que em Coimbra há potencial para mais. Quem tiver uma ideia, um projecto, uma solução com potencial de activar e mudar a cidade para melhor só tem de se inscrever e fazer parte da Geração.

Se não tiverem ideias mas tiverem vontade de participar, podem ir na mesma e juntar-se a outros para desenhá-las em conjunto e fazer a diferença. Podem candidatar-se sozinhos ou com uma equipa e neste caminho conhecem o nosso painel convidado de geradores de impacto, que vão partilhar as suas histórias de transformação. No final, queremos ouvir as soluções construidas coolectivamente, numa lufada de ar fresco para a cidade.

Programa de capacitação


Um evento pode lançar muitas sementes mas não ficamos por aí. Por isso, criámos um programa de capacitação de cidadania e empreendedorismo para que as soluções sejam testadas e implementadas. Vão ser cinco semanas, de 18 a 25 de Janeiro, e 1, 15 e 22 de Fevereiro (quartas-feiras), entre as 18h e as 22h, em vários locais de Coimbra. As vagas são limitadas, pelo que pode haver um processo de seleção das ideias submetidas, mas podem consultar o regulamento com toda a informação.

Prémio

Acreditamos que a principal motivação da Geração Coolectiva não é um prémio monetário final, por isso focámo-nos em organizar um evento 100% gratuito que capacite tantas pessoas quanto possível.

Quem participa, ganha a oportunidade de se juntar a uma comunidade local que pode ajudar a transformar a cidade e que se juntará em muitas outras ocasiões daqui para a frente. Ganha acesso a sessões de capacitação que ajudarão a identificar um problema, a estruturar uma solução e passá-la à prática. Ganha também acesso a materiais diversos que permitem apoiar o seu percurso e, para os que fizerem parte do Programa de Capacitação, acesso a mentorias gratuitas para desenvolvimento das ideias ao longo de cinco semanas.

As ideias que encherem mais o olho do júri no dia do pitch são depois divulgadas nos canais da Coimbra Coolectiva além de que, quando chegarem ao fim, a rede de contactos já ninguém vos tira.

Inscrevam-se e vemo-nos por lá.

Mais Histórias

Lindo Serviço | 8

Por O Tatonas

quote-icon
Ler mais small-arrow

A rádio que levou mais pessoas ao Salão que já tinha o Brasil no nome

Dedicada exclusivamente à música lusófona, a Rádio Pessoas tem esgotado a bilheteira e aproximado a comunidade naquela que é uma das principais casas de espectáculos da cidade.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

Preferem aquecer a dançar com um copo na mão ao fim da tarde ou um quiz sobre acção climática com stand up?

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow