Contribuir small-arrow
Voltar à home
Conheçam mais

Prata da Casa

Sugiram

Outros convidados

Prata da Casa | À conversa com António Calheiros

A gestão pode ser a chave para vivermos vidas melhores e encontrarmos soluções para o nosso dia-a-dia? Até que ponto é importante sermos melhores trabalhadores ou empregadores? Professor da Coimbra Business School, coach e comunicador, António Calheiros tira todas as nossas dúvidas e mais algumas.

Partilha

Fotografia: Mário Canelas

Conheçam mais

Prata da Casa

Sugiram

Outros convidados

Também podem ouvir no Spotify

Pode ser difícil de acreditar, mas há quem adore gerir pessoas. Mas tem muito que se lhe diga aplicar uma ciência económica e de optimização na aplicação dos recursos como a gestão a seres humanos e às mais diversas vertentes da nossa vidas. A felicidade no trabalho, por exemplo, é um conceito muito ouvido actualmente e é precisamente uma das facetas da gestão que mais apaixona António Calheiros e ele explica porquê.

«Passamos se calhar mais de metade da nossa vida acordados e a trabalhar. Se estamos a trabalhar ou a fazer uma tarefa que não gostamos, passamos mais de metade da nossa vida em algo em que somos infelizes e por isso a nossa vida como um todo também vai ser infeliz» arranca, e a conversa segue para outros rumos com o professor de Gestão e Recursos Humanos na Coimbra Business School | ISCAC, especialista em Ciências Empresariais e Estratégia, responsável pela disciplina de liderança e motivação em diversos cursos, autor do livro «Recrutamento e Selecção: da Teoria à Prática», coach certificado e locutor da Rádio Universidade de Coimbra. António é o autor dos programas «Business as Usual» e «Busílis da Gestão».

Ao longo da conversa, também falámos do calcalhar de Aquiles da cidade que é a o mercado de trabalho. «Formamos muitas pessoas e depois não temos aqui tecido empresarial suficiente para os manter e a maior parte deles até gostava de ficar», conta o apaixonado pela cidade, que também nos conta como foi a experiência de liderar um painel sobre Empreendedorismo Digital e Gestão de Comunidades no APG – People Hub, organizado pela Associação Portuguesa de Gestão na Business School. Será que Coimbra precisa de uma rede social profissional local? Por que é que o Linkedin é uma ferramenta «incrível» para o recrutamento?

Mais Histórias

Prata da Casa | À conversa com Olga Filipova

Numa altura em que todos parecemos normalizar a guerra na Ucrânia, cujas consequências são globais, conversamos com quem a vive de perto mas à distância e sem baixar a guarda. Olga Filipova é engenheira informática e esteve na fundação da Feedzai, o unicórnio tecnológico português nascido em Coimbra.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Prata da Casa | À conversa com Hugo Monteiro

O que é que Coimbra pode ganhar com a visita de centenas de peregrinos da Jornada Mundial de Juventude em 2023? Hugo Monteiro, que coordena o Comité Organizador Diocesano explica e desafia toda a comunidade a envolver-se no processo.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Prata da Casa | À conversa com Marta Lopes

Como é abrir uma empresa com apenas 18 anos? E depois criar a própria loja pioneira na cidade e até uma linha de produtos ecológicos, enfrentando tabus e preconceitos, por um mundo mais amigo do ambiente? Marta Lopes conta a experiência.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow