Contribuir small-arrow
Voltar à home
Vejam mais

Prata da Casa

Sugiram

Outros convidados

🎥 Prata da Casa | À conversa com Olga Filipova

Numa altura em que todos parecemos normalizar a guerra na Ucrânia, cujas consequências são globais, conversamos com quem a vive de perto mas à distância e sem baixar a guarda. Olga Filipova é engenheira informática e esteve na fundação da Feedzai, o unicórnio tecnológico português nascido em Coimbra.

Partilha

Fotografia: Mário Canelas

Vejam mais

Prata da Casa

Sugiram

Outros convidados

Também podem ouvir no Spotify

Engenheira informática, está em Coimbra mas é co-fundadora e CEO da Workademy, empresa de EdTech sediada em Berlim, e co-fundadora de uma organização sem fins lucrativos de educação online com base na Ucrânia de onde é natural, mais precisamente Kiev.

Entre outras coisas, Olga Filipova é também uma incansável activista anti-guerra. Não gosta de usar o termo «activismo pela paz» porque diz que a luta pela paz implica muita vezes guerra e é isso que não está bem. Ligada a Coimbra há décadas, devido aos estudos e depois por motivos familiares, aquela que foi a número quatro na fundação da (hoje) gigante tecnológica Feedzai conta-nos como via Coimbra nessa altura e como a vê hoje, no rescaldo da pandemia e depois de a ter escolhido para viver em vez da capital alemã.

Filipova também conta que iniciativas tem desenvolvido localmente de apelo à consciencialização da comunidade para a importância de não normalizar a guerra que ainda se vive na Ucrânia, com consequências em todo o mundo, e ao apoio ao povo ucraniano. Ela é uma das responsáveis pelo evento Merch Ukraine que acontece Sábado, 17 de Dezembro, no Coolaboola Colab, onde vão ser partilhadas as histórias do galo de Borodianka (quase galo de Barcelos), da ponte Klytchko (quase ponte do Pedro e Inês) e do outdoor de Schevchenko (não tem nada a ver com futebol). As receitas da venda de merchandising de design exclusivo relacionado com as histórias reverte para a iniciativa Power Life in Ukraine, que vai comprar 100 geradores para os hospitais ucranianos.

Os nossos agradecimentos ao Hotel Oslo, em Coimbra.

Mais Histórias

🎥 Prata da Casa | À conversa com Luís Rodrigues

Dias depois de assumir o cargo de programador do Convento São Francisco, conversamos com o também ilusionista, advogado, professor, actor e sobretudo apaixonado por Coimbra, Luís Rodrigues.

quote-icon
Ler mais small-arrow

🎥 Prata da Casa | À conversa com António Ferreira

Quase a estrear o novo filme totalmente rodado em Coimbra, António Ferreira revela-nos o seu percurso desde que começou a trabalhar como programador informático, até montar a própria produtora de cinema em Coimbra onde fez um dos filmes portugueses com maior sucesso de sempre.

quote-icon
Ler mais small-arrow

🎥 Prata da Casa | À conversa com Victor Torpedo

No rescaldo de uma participação inesperada no concerto dos Coldplay com a banda 5.ª Punkada, e a meio do ano mais profícuo de sempre, Victor Torpedo fala sobre a cidade onde está prestes a estrear um festival de rock.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow

Discover more from Coimbra Coolectiva

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading