Contribuir small-arrow
Voltar à home

A Porta Férrea volta a ser palco do arranque do Rally de Portugal

Coimbra é de novo o local escolhido para a partida oficial de uma das competições automobilísticas mais importantes do país: o Rally de Portugal. Em 2019, depois de 18 anos da última passagem do rali pela cidade, Coimbra voltou a receber a competição e com muito sucesso, com a Câmara Municipal de Coimbra a fazer […]

Partilha

Coimbra é de novo o local escolhido para a partida oficial de uma das competições automobilísticas mais importantes do país: o Rally de Portugal.

Em 2019, depois de 18 anos da última passagem do rali pela cidade, Coimbra voltou a receber a competição e com muito sucesso, com a Câmara Municipal de Coimbra a fazer um balanço de retorno de mais de três dezenas de milhões, porque o evento trouxe milhares de pessoas e aumentou a estadia média na cidade.

Em 2020, a prova foi adiada devido à pandemia, ficando para a história como o primeiro ano em que o Rally de Portugal não se realizou desde o seu início, em 1967.

Este ano, o regresso é ansiado com saudade acrescida. A 54.ª edição do Rally de Portugal, organizada pelo Automóvel Clube de Portugal, decorre entre 21 e 23 de Maio e é uma etapa do Campeonato do Mundo (WRC –  World Rally Championship).

Programa

A prova começa no dia 21 de Maio de 2020 nos troços do Centro do país: Lousã, Góis, Arganil e Mortágua recebem os melhores pilotos do mundo de rali.

A cerimónia oficial de partida é na véspera, na Porta Férrea da Universidade de Coimbra, pelas 20h30. O evento conta com a interpretação especial  do hino nacional na voz de João Farinha, do grupo Fado Ao Centro. 

À semelhança de várias etapas da competição, podem acompanhar tudo na transmissão em directo na plataforma da organização e, para quem é de Coimbra, avisa-se que durante os dias do evento, toda a zona da Alta da cidade sofre condicionamentos no trânsito e estacionamento que se prolongam até 21 de Maio, de madrugada.

[post-ad]

O Rally e a Pandemia

Com o país a atravessar a fase de recuperação pandémica, ainda com várias medidas activas de contenção do vírus, a segurança sanitária é um ponto de ordem na organização.

Na apresentação da cerimónia oficial a 13 de Maio, o presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, apelou ao cumprimento das regras de segurança, lembrando que é importante demonstrar a capacidade de realizar este tipo de eventos que tanto trazem à cidade.

O Rally de Portugal conta com um destacamento de 2 900 militares da GNR para fazer cumprir as normas de lotação dos espaços públicos. A organização tem mostrado satisfação na possibilidade de se poder permitir a presença de público nas provas, numa altura em que a maioria dos eventos públicos ainda decorrem a porta fechada, reforçando simultaneamente a necessidade de cautela. O uso de máscara é obrigatório e o cumprimento da distância de segurança essencial.

A organização lembra o que está em causa: se as regras não forem cumpridas os troços podem ser cancelados.

As redes sociais do evento assumem-se como um forte aliado, no Twitter e Facebook vão sendo publicadas actualizações frequentes da lotação dos espaços, bem como avisos assim que for atingida para que os adeptos não se desloquem em vão. A cobertura televisiva também foi reforçada para tentar ajudar a diminuir a afluência de pessoas aos locais.

Ainda mesmo antes da partida, os condicionalismos da pandemia são evidentes. O piloto norueguês Mikkelsen testou positivo à Covid-19 antes de deixar o país de origem para vir para Portugal participar na prova e por isso vai falhar esta etapa do Campeonato do Mundo.

Este ano, além dos processos de acreditação do pessoal envolvido na organização, são realizados testes Covid a todos os envolvidos no Centro de Testagem do Rally de Portugal, numa demonstração do esforço da equipa no sucesso do evento.

Texto: Ana Sousa Amorim
Fotos: Rally de Portugal e Câmara Municipal de Coimbra

Mais Histórias

Os mais lidos do ano e uma piscadela de olho para 2022

Mesmo que meio às cambalhotas, com esta pandemia que parece não dar tréguas, chegamos ao fim de mais um ano de coração cheio e com a sensação de missão cumprida. Teimámos em manter as mangas arregaçadas e isso, juntamente com os encontros que foram acontecendo e as boas energias que nos foram chegando desse lado, […]

quote-icon
Ler mais small-arrow

Já viram os Concertos para Bebés programados para 2022?

Na recta final de um 2021 ainda bem desafiante, os Concerto para Bebés renovam as energias com um calendário cheio de coisas boas para descobrir em 2022. Além da programação regular no Convento São Francisco, em Coimbra, a companhia que faz espectáculos para crianças dos 0 aos 3 anos apresenta 11 programas distintos nas salas nacionais. A residência […]

quote-icon
Ler mais small-arrow

ACADEMIA STORIES | Estudo permite descontaminar máscaras de forma simples e barata

Uma equipa multidisciplinar da Universidade de Coimbra (UC) estudou e testou três formas simples e baratas de descontaminação de vários tipos de máscaras de proteção contra a Covid-19, que revelaram uma eficácia de praticamente 100%, permitindo vários ciclos de reutilização. O estudo, coordenado por Marco Reis, docente e investigador do Departamento de Engenharia Química da […]

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow