Contribuir small-arrow
Voltar à home

Estão abertas as inscrições para o Programa Bairro Feliz

Até 20 de Junho, podem candidatar ideias e projectos que promovam bem-estar na vizinhança e melhoria do vosso bairro. O Pingo Doce financia os vencedores com, no máximo, 1000€.

Partilha

Na última edição, o Eu Também foi um dos vencedores do Programa Bairro Feliz em Coimbra, com o projecto Eu Também Quero Brincar na Rua. A ideia era melhorar os espaços públicos enquanto «salas de estar ao ar livre» e materializou-se em Fevereiro desde ano, no Jardim da Sereia, com um «kit de brincar» móvel e centenas de participantes.

O programa do Pingo Doce está de novo com inscrições abertas até 20 de Junho. Podem concorrer grupos de até cinco vizinhos ou entidades como associações, instituições particulares de solidariedade social, fundações, cooperativas, entidades públicas ou privadas, etc. Basta submeter as ideias e projetos até 20 de Junho em áreas como a saúde, o bem-estar e desporto; apoio social e cidadania; cultura e lazer; educação; ambiente e apoio Animal, e aguardar os votos dos vizinhos. O objectivo tem de ser o bem-estar da vizinhança e a melhoria do bairro.

«Eu Também Quero Brincar na Rua», financiada pelo Programa Bairro Feliz do Pingo Doce, Fevereiro 2023

Em três edições, o programa Bairro Feliz apoiou 1.491 causas, que representam um investimento de perto de um milhão e meio de euros por parte da cadeia de supermercados neste «reforço do envolvimento com as comunidades envolventes das suas lojas, dando resposta a situações e necessidades especificas de cada bairro, reforçando o seu papel ativo na sociedade».

Segundo Filipa Pimentel, diretora de desenvolvimento sustentável e impacto local do Pingo Doce, tem havido «crescente participação das comunidades» e tem sido «com orgulho» que tem «assistido à realização de iniciativas que fazem realmente a diferença». Algumas das causas implementadas nas edições anteriores contemplavam, por exemplo, novas infraestruturas para parques infantis, materiais desportivos para agrupamentos de escolas, verbas para esterilização de animais abandonados, livros para espaços culturais do bairro, equipamentos para bombeiros e criação de hortas comunitárias.

Após o fecho das inscrições, todas as ideias são avaliadas por um grupo de 100 jurados, composto por especialistas em diversas áreas de conhecimento, que posteriormente selecionam duas ideias finalistas que vão a votos entre 26 de Setembro a 26 de Outubro. A mais votada pela vizinhança recebe o montante necessário para a sua concretização, até ao valor máximo de 1.000€.


Mais Histórias

Nova casaca cervejeira tem Praxis e Trouxa-Mocha na etiqueta

A duas marcas 100% conimbricenses acreditam que a união faz a força e juntaram-se para reinventar património da cidade.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

Da Anozero – Bienal de Coimbra e respectiva programação convergente à romaria do Espírito Santo, passando pelo Dia e Noite Internacional dos Museus, a agenda está cheia de propostas para todos os gostos e idades.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Santos da Casa fazem milagres pela música nacional numa rádio local

Não são divinos nem se consideram, mas é religiosa a dedicação de Fausto Silva e Nuno Ávila ao programa da Rádio Universidade de Coimbra. Há 32 anos que dão visibilidade a jovens músicos e conversam com as vozes mais conhecidas do panorama nacional.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow

Discover more from Coimbra Coolectiva

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading