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MediaCon: vamos falar sobre jornalismo e democracia em Lisboa

Juntámo-nos a redações como a Bantumen, Comunidade Cultura e Arte, Fumaça, Gerador, Mensagem de Lisboa e Lisboa para Pessoas e organizámos um encontro aberto e pertinente para todos. É nos dias 28 e 29 de junho, no Goethe Institute.

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Somos mais de uma dezena de redações a publicar jornalismo de acesso livre e a juntarmo-nos pela primeira vez para organizar dois dias de diálogo sobre jornalismo, com debates, conversas e workshops.

A Coimbra Coolectiva junta-se às redacções do Azul, AfroLink, Bantumen, Bola Na Rede, Comunidade Cultura e Arte, Divergente, Fumaça, Gerador, LPP, Mensagem de Lisboa, Projecto Inocência, Rimas e Batidas, Shifter, ZeroZero e equipa do recentemente extinto Setenta e Quatro para debater, com a comunidade, o presente e futuro do jornalismo e da democracia.

São muitas histórias que ficam por contar e pontos de vista por considerar, num mundo dominado pela informação rápida e quotidiana. O primeiro MediaCon – Informação sem Muros vai acontecer nos dias 28 e 29 de junho, no Goethe-Institut, em Lisboa. A entrada é livre e não é só para jornalistas. Quem consome, estuda e se interessa pelo que se passa na nossa sociedade e a forma como é comunicada é mais do que bem-vindo/a. Quantos mais formos melhor.

A programação foi construída pelas redações. Nós organizamos a conversa sobre Jornalismo de Proximidade com a Mensagem de Lisboa, que conta com a participação de Olaya Argüeso Pérez, do jornal alemão CORRECTIV. Outra das conversas magnas é sobre a sustentabilidade do jornalismo, com a participação de Brigitte Alfter (Arena for Journalism in Europe) e Peter Matjašič (do site de jornalismo pan-europeu Investigate Europe). A acessibilidade, a diversidade e o cruzamento entre jornalismo e arte são outros dos temas que vão ser debatidos neste encontro feito por quem acredita que é importante alargar visões e perspetivas com um jornalismo que se aproxima das comunidades e é acessível a todas as pessoas.

Além dos debates e conversas, os workshops serão oportunidades de aprendizagem sobre jornalismo de soluções, literacia mediática e inteligência artificial e há tempo e espaço para conversar nos intervalos.

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