Coimbra está em festa até domingo! Há concertos, Feira do Livro e também Feira Popular. Mas também há cinema, teatro, caminhadas e actividades para os pequenitos. Está tudo na Agenda, mas ficam aqui alguns destaques.

Festas da Cidade
Até Domingo, 10 de Julho, vários locais
As Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel 2022 estendem-se até ao dia 10. Concertos e muitos outros eventos culturais e desportivos compõem o cartaz completo que podem consultar aqui. Sexta e Sábado, actuam no Jardim da Sereia Miguel Araújo e Carolina Deslandes, às 21h30. Quinta-feira, dia 7 de Julho, acontece a habitual Procissão de Penitência e no dia 10 a Procissão Solene.

«Distâncias»
Até 31 de Julho, das 11h às 0h, na Galeria d’A Camponeza
Exposição de pintura de Teresa Tellechea. DISTÂNCIAS dis·tân·ci·a (latim distantia, -ae) nome feminino 1. Intervalo entre dois pontos, dois lugares, dois objectos. 2. Grande diferença. = Desproporção 3. Afastamento. 4. Posição de pouco ou menor envolvimento emocional ou afectivo. 5. Período de tempo que medeia entre dois factos, duas ocasiões ou épocas.
«Histórias de amor e desamor»
Sexta-feira a Domingo, 8 a 10 de Julho, das 21h30 na Loucomotiva- Grupo de Teatro de Taveiro
«Como começa uma história de amor? Como se desenvolve? E como acaba? E se for a mais bela história de amor? Como se pode apresentar?» Foi a partir destas questões que Jorge Geraldo desenvolveu o espectáculo para a Turma de Expressão Dramática do Teatro Loucomotiva que agora se apresenta.
«Tocando Viola»
Sexta-feira, 8 de Julho, às 18h no Centro Cultural Penedo da Saudade
Trabalho musical desenvolvido pelo Atelier de Música da Associação Artística e Cultural Salatina, constituído por onze instrumentistas, que juntos vão apurando e desenvolvendo o gosto pela aprendizagem da guitarra clássica.

«Na penumbra»
Sexta-feira, 8 de Julho, às 18h na Casa do Cinema de Coimbra
«Lituânia, 1948. A guerra acabou, mas o país ficou em ruínas. Untė, de 19 anos, é membro do movimento que resiste à ocupação soviética. Uma luta desigual, mas determinante para o futuro de toda a população. Num ponto de viragem e crescimento da sua vida, Untė descobre a violência e a traição.» Um filme de Šarūnas Bartas. Esta é apenas uma das sessões da Casa do Cinema, cuja programação podem consultar aqui.
«Ergue-te. Andar a pé»
Sábado, 9 de Julho, às 18h, ponto de encontro: Choupal
Inspirado no texto «Andar a Pé», de Thoreau, este é o mais recente projecto dos Filhos de Nenhures, iniciativa bianual da Companhia João Garcia Miguel. Um espectáculo itinerante, em que o público segue o actor por um percurso definido previamente.
«Palavra às tintas»
Sábado, 9 de Julho, às 11h no TCSB – Teatro da Cerca de São Bernardo
Oficina sobre o batucar e o parecer das palavras. Serão trabalhadas ideias básicas de rima e ritmo poético, acompanhadas de analogias com a pintura e a música. Os formadores são Élia Ramalho, artista plástica fundadora dos espaços criativos Salão da Frida Kahlo e, mais recentemente, A Fábrica, a quem se junta Pedro Sáfara, músico e letrista brasileiro, radicado em Coimbra há 10 anos.

«As aventuras de Gulliver»
Sábado, 9 de Julho, às 11h30 no TAGV- Teatro Académico Gil Vicente
Um filme de animação que se inspira nas personagens «d’As Viagens de Gulliver», o romance satírico do escritor irlandês Jonathan Swift (1667-1745).
«The Wasps»
Sábado, 9 de Julho, das 16h às 00h no Atelier A Fábrica
Foram uma das primeiras bandas do movimento punk de Londres. Terminaram em 1979 e regressaram agora em 2022 com o vocalista original Jesse Lynn-Dean e um novo line up e «roupagem». Bandas a abrir: Paulo Eno – Spoken Word 77 (Coimbra), Sobral Cid (Coimbra), Drastiks (Coimbra) e Mata-Ratos (Tour dos 40 Anos).
«Feira de Artesanato»
Sábado, 9 de Julho, das 9h às 19h, no Parque Verde do Mondego (margem esquerda)
Cerca de duas dezenas de expositores apresentam produtos artesanais de cariz contemporâneo, utilitários ou decorativos, que conjugam diferentes técnicas e originalidade na sua concepção.

«Práticas e filosofias do caminhar. Andar a pé»
Sábado, 9 de Julho, das 15h30 às 17h, no TAGV – Teatro Académico Gil Vicente
Debate sobre práticas e filosofias do caminhar, com a participação comum de Duarte Belo (fotógrafo) e de João Luís Fernandes (geógrafo), aos quais se junta o viajante de longo curso André Rocha, gestor que percorreu toda a costa continental portuguesa.
Concertos para bebés
Domingo, 10 de Julho, às 10h, no Convento São Francisco
O público alvo deste concerto são bebés até aos 36 meses, mas todas as pessoas podem assistir a este espectáculo repleto de voz e movimento, na companhia de Mozart, baldes, bolas, saxofones e acordeão. A sessão repete às 11h30.
William Parker, Hamid Drake, Luís Vicente, John Dikeman
Domingo, 10 de Julho, às 19h, na Casa das Artes Bissaya Barreto
O quarteto de jazz apresenta o seu disco «Goes Without Saying, But It’s Got to Be Said», editado pela JACC Records.