Contribuir small-arrow
Voltar à home
Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

Coisas para Fazer em Coimbra

Ah e tal, foi tudo a banhos e não se passa nada em Coimbra? Nada disso. O Ponto de Encontro é no CAV, mas também há como comemorar o Dia dos Avós, cinema, muita música e festa fora de portas.

Partilha

Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

Mondego Marginal, For God Shake Festival, não pensem que as novidades se ficaram pelo Refresca e o regresso da feira Medieval. Nós temos encontro marcado no CAV, mas não faltam propostas para desfrutar do bom tempo em Coimbra. Ficam com alguns destaques, mas encontram o resto na Agenda.

Avós, vamos ao mosteiro?

Quarta-feira, 26 de Julho, das 10h às 16h30 no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

Esta actividade inclui a visita à exposição permanente, um momento de expressão plástica para pequenos e grandes artistas e uma divertida sessão de bingo, temática, em torno do passado e das vivências da comunidade monástica residente no Mosteiro até ao século XVII.

Dia dos Avós

Quarta-feira, 26 de Julho as 10h, 17h e 21h no Teatro Académico de Gil Vicente e Jardi Botânico da Universidade de Coimbra

O Teatro Académico de Gil Vicente e o Jardim Botânico, estruturas da Universidade de Coimbra, celebram o Dia dos Avós com um programa especial para netos/as, avós, amigos/as ou vizinhos/as. O convite é para que assista a uma seleção de filmes premiados, especialmente dedicados à infância, aos jovens, e ao público adulto. No final da sessão da manhã (10h) e da matiné (17h), caminhamos, em modo de percurso, até ao Jardim Botânico para uma visita acompanhada ao Jardim Sensorial. O bilhete especial Dia dos Avós* possibilita assistir até 3 sessões desta maratona de cinema do Festival Internacional Curtas Vila do Conde e a uma visita acompanhada ao Jardim Sensorial.

Ler ao Cubo

Aos fins-de-semana, das 14h às 19h, no Parque Verde Mondego (margem direita)

A Biblioteca Jardim está em funcionamento entre as 14h e as 19h. Em Agosto, entre as 15h e as 20h.

Regresso ao Pó

Quarta-feira, 26 de Julho, às 21h30 na Casa do Cinema de Coimbra (Galerias Avenida)

«Ma e Cao levam vidas que são igualmente difíceis. Ele é um agricultor reticente, o último da sua família a permanecer solteiro; ela é deficiente, infértil e já ultrapassou há muito o que se considera ser a idade de casar na China rural. O seu casamento arranjado parece forçá-los a uma relação que irá piorar a vida de ambos. Em vez disso, agarram a oportunidade de se erguerem acima de si próprios e descobrirem o seu destino comum. Aprendem a ser companheiros próximos, a falar, a cuidar um do outro e até a sorrir…» Um filme de Li Ruijun. Mostra de Cinema Asiático (curadoria Fila K Cineclube e Instituto Confúcio). Podem ver aqui todos os filmes em exibição esta semana, inclusive o novo Barbie, de Greta Gerwig.

Curtas Vila do Conde – Best of

Quarta-feira, 26 de Julho, às 21h no TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente 

A convite do Teatro Académico de Gil Vicente, o Festival Internacional apresenta em extensão o «Best Of Curtas Vila do Conde», sessão que exibe alguns dos filmes premiados das competições nacional e internacional.

Amigo Zeca

Quarta-feira, 26 de Julho, às 21h45 no Jardins da Quinta das Lágrimas

Este espectáculo pretende fazer uma viagem pela influência que Zeca Afonso trouxe para a identidade musical de Coimbra, do fado à música tradicional, das baladas às canções de intervenção. Cristina Branco e Salvador Sobral são os cantores convidados para dar a voz aos temas, musicados por Ricardo Dias (piano), Carlos Barretto (contrabaixo), Ni Ferreirinha (viola), Mário Delgado (guitarra eléctrica), André Sousa Machado (bateria) e Bruno Costa (guitarra portuguesa).

Guarda Chaves desvenda o Pátio da Inquisição

Quinta-feira, 27 de Julho, às 18h no Pátio da Inquisição

A personagem do Guarda Chaves transporta o público pelo Pátio da Inquisição desvendando as muitas vidas e instituições passaram por este espaço: o Tribunal da Inquisição, o Real Colégio das Artes, a GNR, o Canil Municipal ou a Casa dos Pobres. Visitas nos dias 8 e 29 de Julho. Inscrições via: 239 718 238 / 966 302 488.

Ponto de Encontro Cool

28 de Julho, às 18h30 no CAV/ Encontros de Fotografia

O nosso próximo Ponto de Encontro é no Centro de Artes Visuais, com visitas guiadas à exposição Interstício, pela artista e autora Inês Moura e Auto & Retrato — Obras da Colecção dos Encontros de Fotografia, orientada por Teresa Ponte. Mas há mais. Contamos também com a presença do DJ João André Oliveira, da Antena 3, para animar este final de tarde. Esperamos por vocês!

Concerto n.º 1 para Laura

Sexta-feira, 28 de Julho, às 21h30 no TCSB – Teatro da Cerca de São Bernardo

Num tempo nocturno de (im)possibilidades, Sílvia Real decidiu mergulhar na sua memória de três décadas de repertório artístico, um universo saturado de referências musicais ecléticas, personagens femininas marcantes e figurinos fantasma. Um mergulho íntimo do qual emergiram com renovado fulgor palavras e canções que, outrora familiares, são agora apropriadas por uma banda em (des)construção, para dar voz ao que mais importa pôr em movimento: a empatia, a cooperação, uma ideia viva de revolução.

Maria Luiza Jobim

Sexta-feira, 28 de Julho, às 22h no Salão Brazil

Maria Luiza transita entre cores, sons e sentimentos. Sua intuição é o fio condutor no processo. «Muitas vezes começo pelo fim. Parto de um sentimento e vejo o trabalho como um todo. Como boa pisciana não gosto de bordas, prefiro brincar com esses limites.» Cria assim, nuances de natureza onírica. Sua sonoridade reflecte uma diversa influência cosmopolita, inerente à sua história. Filha do maestro Tom Jobim, gravou a sua primeira participação aos 6 anos na canção «Samba de Maria Luiza».

Walkadelics

Sexta-feira, 28 de Julho, às 22h na OMT – Tabacaria do Teatrão

Wakadelics é a banda de João Bargão (guitarra e voz), Guilherme Lopes (guitarra), Ricardo Brito (bateria e voz) e Alexandre Aparício (baixo), quatro músicos oriundos de Castelo Branco. Têm estado a preparar o lançamento do seu álbum de estreia – «A 13 Palmos da Sorte» –, que pinta um universo musical com cores entre o psicadelismo e o rock progressivo. Em concerto, incluem diversos momentos de improvisação ao longo da performance.

CBF Trio

Sexta-feira e Sábado, 28 e 29 de Julho, às 22h30 nas Escadas do Quebra Costas

O repertório de CBF Trio, com Pedro Calero (Hammond), André Fernandes (guitarra) e Paulo Bandeira (bateria) é uma combinação de composições próprias e standards de jazz clássicos com o sabor a blues próprio deste tipo de instrumentação, fruto da combinação da guitarra, do orgão e da bateria. A improvisação é o pilar fundamental da sua música.

Borboletas na Noite

Sexta-feira, 28 de Julho, às 2ah no Prado do Monte Formoso 

A reputação das Borboletas Nocturnas não é a melhor… Mas estas são criaturas incríveis, de uma diversidade e beleza talvez até mais impressionantes do que a das suas primas diurnas. Esta sessão de observação é dinamizada pelo expertise Pedro Pires. 

Carruagem 64

Sexta-feira, 28 de Julho, às 18h no Centro Cultural Penedo da Saudade

Uma instalação jardim vertical, aberta à colaboração da comunidade apresentada no Dia Nacional da Conservação da Natureza. Trata-se de um projecto da autoria do artista António Azenha. Neste dia de inauguração, conta com a intervenção de Miguel Dias, de movimento ClimAção Centro, e com uma performance também da autoria de António Azenha.  Se desejar contribuir para a construção do jardim, leve uma planta.

Mondego Marginal

Sábado, 29 de Julho, das 15h às 2h na Sede do Rancho Folclórico das Tricanas de Coimbra (Rua do Moreno)

Do folk ao hip-hop até ao punk rock, prometem uma tarde (em formato mais ligeiro) e noite (mais «pesada») com muita música alternativa, de várias bandas e artistas.

Festa dos Anos 80

Sábado, 29 de Julho, das 18h às 20h na Baixa de Coimbra (Rua Direita)

Mais um final de tarde com comes e bebes, música e animação, na Rua Direita. A festa e banda sonora é dos «Anos 80» e há prémios para quem for vestido a rigor.

Chocos

Sexta-feira, 28 de Julho, às 21h30 no Liquidâmbar

Chocos nasce da criatividade de Pedro Nobre na bateria, Matteo Mazzù no baixo elétrico e Miguel Valente no saxofone alto. Juntos criam sonoridades que cruzam harmonias do jazz contemporâneo e os hooks descomprometidos do Indie Rock.

Chapim

Sábado, 29 de Julho, às 21h30 no Liquidâmbar

Os Chapim regressam com o seu repertório de música brasileira, sempre com novos temas e/ou convidados surpresa. Neste serão, quem quiser pode juntar-se a João Madeira, Paulo Ioshida, José Soares, Miguel Cardina e Ricardo Grácio.

O Estranho Apetite de Belemundo

Sábado, 29 de Julho, às 10h na Sala Brincante da Cena Lusófona 

Partindo das linhas orientadoras do Teatro e da Expressão Dramática, as crianças são convidadas não só a escutar a história, mas também a participar e actuar na narrativa: integrando um espaço de exploração da criatividade e imaginação. Propõe-se palavras e gestos, improvisam-se situações e personagens, abre-se espaço para novas ideias, pensamentos e invenções. Duas sessões (10h00 – 5 a 7 anos e 11h30 – 8 a 12 anos), com Ana Lázaro.

mini-Explorastórias a 360º

Sábado, 29 de Julho, as 10h15 no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra

Destinadas a famílias com crianças entre os 3 e os 7 anos, as sessões mini-Explorastórias a 360º decorrem todos os Sábados, entre as 10h15 e as 11h15. Em Julho, exploram-se histórias geométricas, a partir dos livros O Maluquinho da Bola, de Luísa Ducla Soares e Pedro Leitão; e Triângulo, de Mac Barnett e Jon Klassen.

Open Day Projecto Riza

Sábado, 29 de Julho, às 11h na Quinta das Rizas – Eiras

Dia aberto para ficar a conhecer o espaço e o Projecto Riza, uma quinta pedagógica e um santuário animal, cujas actividades e brincadeiras têm como objectivo promover a comunhão com a natureza e com os animais.

For God Shake Festival

Sábado, Domingo e segunda-feira, 29, 30 e 31 de Julho, a partir das 14h na Praça da Canção e Mosteiro de Santa Clara- A-Velha

Encontro antecipatório, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que pressupõe uma série de iniciativas de carácter religioso e de convívio social, bem como música e animação. O evento é aberto à participação da comunidade civil e no dia 29 vai contar com as actuações de Anaquim, Banda da Paróquia, Coimbra Gospel Choir e Padre João Paulo Vaz e a Banda JM (a partir das 14h00, na Praça da Canção).

Bernardo Santos

Sábado, 29 de Julho, às 18h no Convento São Francisco 

Concerto de lançamento do CD Promenades, com obras para piano solo do compositor português Ruy Coelho (1889-1986), gravado no mês de Agosto de 2022 no Grande Auditório do Convento São Francisco. Este projecto do pianista Bernardo Santos, sob alçada do MPMP Património Musical Vivo, revela ao público obras praticamente desconhecidas, algumas delas agora gravadas pela primeira vez.

Mirror People

Sábado, 29 de Julho, às 22h na Casa das Artes Bissaya Barreto

Mirror People, com Rui Maia nos sintetizadores e caixas de ritmo e Rö na voz e efeitos, apresentam Heartbeats etc., o seu álbum mais recente, nos Concertos no Jardim.

Julho no Observatório Astronómico

Sábado, 29 de Julho, às 21h no Observatório Geofísico e Astronómico da UC

No dia 23, pelas 21h00, há Observação Nocturna e, no dia 29, às 10h00, há sessão de planetário + visita «À Descoberta do Observatório». Detalhes aqui. 

Portátil

Domingo, 30 de Julho, às 21h30 no Convento São Francisco 

Espectáculo de comédia de improvisação dos Porta dos Fundos que regressa a Portugal, desta vez com Inês Aires Pereira no elenco de toda a digressão. No elenco, conta com os actores Gregorio Duvivier, João Vicente de Castro e Gustavo Miranda e com o músico e sonoplasta Andrés Giraldo. Encenação de Bárbara Duvivier.

Gostaram do que leram?
E repararam que não temos publicidade?

Para fazermos este trabalho e o disponibilizarmos de forma gratuita as leituras e partilhas são importantes e motivantes, mas o vosso apoio financeiro é essencial. Da mesma forma que compram um lanche ou um bilhete para um espectáculo, contribuam regularmente. Só assim conseguimos alcançar a nossa sustentabilidade financeira. Vejam aqui como fazer e ajudem-nos a continuar a fazer as perguntas necessárias, descobrir as histórias que interessam e dar-vos a informação útil que afine o olhar sobre Coimbra e envolva nos assuntos da comunidade.

Contamos convosco.

Mais Histórias

Coisas para Fazer em Coimbra

O Natal tem muitos sons, mas alguém resiste ao Gospel? É uma das oportunidades dos próximos dias, acompanhada por uma importante conversa sobre Humanizar a Saúde em Coimbra, mas também há teatro, fado, blues, comemorações do 25 de Abril e outras propostas.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

João Reis e Nuno Aroso estreiam o espectáculo Radiografia aqui em Coimbra, mas também há feira de emprego, música, exposições, actividades para os miúdos e conversas importantes, como a nossa sobre o Mercado D. Pedro V.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

Até 18 de Novembro, ainda há muitos filmes para ver no festival Caminhos do Cinema Português e também não falta música, teatro e comédia para embalar as tardes e noites de Outono.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow