Não faltam propostas para o fim-de-semana que se prevê solarengo. Assinalam-se o Dia do Trabalhador e o Dia Internacional do Jazz, mas também continuam os Festivais Epicentro e Santos da Casa, Abril Dança em Coimbra e várias iniciativas das Jornadas de Cultura Popular do GEFAC. Para não perderem nada é melhor consultarem a Agenda mas deixamos alguns destaques.

Paulinho Moska
Sexta-feira, 29 de Abril, às 22h no Salão Brazil
O músico regressa a Portugal para apresentar o seu espectáculo só com voz e violão. O repertório é composto por êxitos como «Pensando em Você», «A Seta e o Alvo» ou «A Idade do Céu», entre outros, e novas canções lançadas pelo artista no seu mais recente álbum de originais, «Beleza e Medo», de 2018.
Action Packed
Sexta e Sábado, 29 e 30 de Abril, a partir das 20h no Grémio Operário de Coimbra
Fim-de-semana com DJ, concertos e mercado. Na Sexta a festa começa às 20h com DJ e concerto de Marc Valentine (Alemanha). No Sábado, a festa começa às 16h com «flea market» e «Record Hop» o dia todo. À noite há concerto de Marcel Bontempi (Alemanha). «After Party» no RS Café Concerto em ambos os dias.

Infiniment
Sexta-feira, 29 de Abril, às 21h30 no Convento São Francisco
Em «Infiniment», redescobrimos as origens da dança clássica e neoclássica, com coreógrafos e dançarinos da nova geração bem ancorados no século XXI, combinando a surpresa e comoção do público à performance dos talentos emergentes. «Maiden and Death», com música de Shubert, «Lust For Life», com música de Ezio Booso e Tom Waits, «The Swann Waltz», com música de Tchaikovsky e uma adaptação própria de Beethoven, são apresentadas numa conjugação de ambientes distintos com o objectivo de percorrer as emoções. Uma produção de Europa Danse Company (BE).
«Nada pode ficar»
Sexta-feira, 29 de Abril, às 18h no TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente
Numa cidade consumida pela gentrificação, o artista João Fiadeiro e a sua companhia adiam e abraçam o fim na casa que habitaram nas últimas décadas. Desocupando ocupam, debandando juntam-se, celebrando resgatam um projecto com 30 anos do desafecto das políticas de Estado. Um filme de Maria João Guardão. Conversa a seguir a exibição com Maria João Guardão e João Fiadeiro.
EPICENTRO
Sexta e Sábado, 29 e 30 de Abril, na Casa da Esquina
A primeira actividade é um concerto de Branta, em que o público é composto exclusivamente por membros do colectivo Salão 40 – Oficina de Desenho, prontos a ilustrar a música em tempo real, daí resultando uma exposição de desenhos a inaugurar no dia seguinte. Na manhã de dia 30, há oficina «Zeca Afonso: Sabes Quem É?» conduzida por Vânia Couto e a partir das 15h DJ Set de Pêra Roxa a animar o mercado de venda e troca de discos e artigos ligados à música.
«Entre Margens»
Sexta-feira, 29 de Abril, às 22h no Adro da Igreja de São Martinho do Bispo e Auditório Marques de Almeida
O II Festival de Tunas Mistas tem cariz solidário com parte do valor cobrado pelo bilhete de entrada a reverter a favor do Fundo Solidário – Projecto do Instituto Universitário Justiça e Paz. Haverá também uma recolha de bens alimentares à entrada, assim como ao longo do Festival para o mesmo fundo. Participam no evento, as tunas mistas de Viseu, Bragança, Tuna Académica da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa e d’Anto – Grupo de Fado.
«Himalion»
29 de Abril às 18h no Centro Cultural Penedo da Saudade
Diogo Sarabando apresenta a sua mais recente entidade artística: «Himalion», dedicada às explorações pelo «indie-folk». Trata-se de um evento integrado na programação do Festival Santos da Casa.
«Os Hábitos Alimentares na Academia de Coimbra entre os séculos XVI e XIX»
Sexta-feira, 29 de Abril, às 20h na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra
O ciclo de conferências/ jantares «Sabores da Escrita» retorna a sua actividade com uma conferência orientada por Ana Maria Leitão Bandeira, do Arquivo da Universidade de Coimbra, com o tema «Os Hábitos Alimentares na Academia de Coimbra (séc. XVI – XIX) – Entre a Mesa Farta e o Pão para os Pobres». Já os interessados em participar no jantar, a que estão associados custos (22,50€/pessoa) e com lotação limitada, devem proceder a uma inscrição.

«A Maior Flor do Mundo»
Sábado, 30 de Abril, às 16h no Convento São Francisco
«A Maior Flor do Mundo» é um espectáculo imersivo para crianças e graúdos baseado no livro de José Saramago, com cenários criados com a ajuda de crianças e do seu imaginário, e que nos ensina a importância de preservar e cuidar da Natureza. Direcção artística de Hugo Cabral Mendes e Inês Gomes. M/3.
«Até cantar dá trabalho»
Sábado, 30 de Abril, às 10h30 no Pátio do Centro de Artes Visuais
Um panal sonoro em forma de concerto, construído com imagens, sons, cantigas e histórias dos ofícios, por Taleguinho. M/3.
Festival das Sopas
29 de Abril a 1 de Maio no Terreiro da Erva
Sopa de grão, sopa de tomate e ovo, caldo verde, sopa de feiião, sopa de hortaliça, sopa da pedra, sopa de feijoca, sopa de peixe, sopa de cenoura, sopa de cebola, sopa de feijão verde e sopa primavera. Por 6€, os participantes podem comer as sopas todas que quiserem e ainda levam uma recordação para casa.
«Accattone»
Sábado, 30 de Abril, às 15h na Casa do Cinema de Coimbra (Galerias Avenida)
Começou o ciclo dedicado ao realizador Pier Paolo Pasolini. Neste filme Vittorio (Franco Citti), conhecido como «Accattone» (calão para “pequeno meliante”), habita os subúrbios de Roma e leva uma vida marcada pelo ócio, como chulo, enquanto explora a namorada Maddalena (Silvana Corsini) e passa o tempo com os seus companheiros. Mas quando Maddalena é maltratada por elementos de um bando rival, por ter denunciado um dos seus, acaba na prisão e Accattone fica sem meio de subsistência. Logo encontra uma substituta na inocente Stella (Franca Pasut), que tenta arrastar para a vida da prostituição. Mas nem tudo vai correr como «Accattone» planeia.

«Política a 45 graus»
Sábado, 30 de Abril, às 16h na Livraria Almedina – Estádio Cidade de Coimbra
Apresentação do livro de José Maria Pimentel, por Carlos Fiolhais, que nasceu da reunião de algumas das conversas mais interessantes do podcast «45 Graus» sobre um leque de temas que vai da política à economia, à filosofia e até ao humor.
«Bzzzoira Moira»
Sábado, 30 de Abril às 11h no Teatro de Bolso/AAC
A história de um poço negro que dizem esconder um tesouro guardado por uma moura encantada por um feitiço. Durante a noite a jovem chora, enquanto se penteia, mas durante o dia é transformada num animal que afugenta o aguadeiro a caminho do poço, onde vai buscar água. Um espectáculo infantil, de marionetas, inspirado num conto tradicional do norte de Portugal, integrado nas XVIII Jornadas de Cultura Popular do GEFAC.
Mercado Medieval
Sábado, 30 de Abril, às 10h no Largo de Eiras
Um mercado podem contar com uma viagem no tempo onde não vai faltar o acampamento medieval, tabernas, animação de rua, espectáculo de fogo e danças e bailias.

Percurso Pedonal «Pela Água»
Sábado, 30 de Abril às 16h – ponto de encontro no Portão dos Arcos do Jardim Botânico da UC
Visita guiada ao percurso pedonal que irá permitir a descoberta e interpretação de diversos espaços da cidade, desde o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra e Parque Dr. Manuel Braga até ao Museu da Água e rio Mondego, passando pelo Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e Jardins da Quinta das Lágrimas, tendo como mote a água. Inscrições obrigatórias.
19.º Aniversário JACC e Dia Internacional do Jazz
Sábado, 30 de Abril, às 21h30 no Salão Brazil
Celebração do 19º Aniversário do Jazz ao Centro Clube & Dia Internacional do Jazz, com a participação do Curso Profissional de Instrumentista de Jazz do Conservatório de Música de Coimbra. E há mais eventos relacionados com a efeméride na Agenda. No Domingo, também no Salão Brazil, o Grupo do Beco, criado pela comunidade brasileira do concelho de Coimbra, assinala o Dia do Trabalhador com o espectáculo «Samba do Trabalhador», às 16h.